Reparos hidráulicos: fazer sozinho ou contratar um profissional

Encanador: Os reparos hidráulicos são bem frequentes no dia a dia de uma residência. Sempre é preciso realizar a troca de um sifão, emendar um cano, consertar alguma torneira, entre outras coisas.

São muitos probleminhas que podem aparecer durante o dia-a-dia. Esses problemas são bem básicos, mas é comum ficarmos perdidos ao tentar trocar um sifão ou um então na hora de escolher as peças para montar parte do encanamento.

Procurando por Hidráulica em Sorocaba? Confira:

Apesar de ser considerado algo “normal” de se fazer e “coisa de marido”, não é todo mundo que consegue realizar reparos hidráulicos sozinho.

Existem uma série de coisas que é preciso saber, além de alguns procedimentos e manuseio de ferramentas. Não se preocupe se você não entende muito bem disso, algumas coisas podem ser bem complicadas.

Para descobrir se é melhor chamar ajuda profissional ou tentar realizar o reparo profissional sozinho, é preciso entender as vantagens e as desvantagens de tentar fazer o serviço por conta própria.

Confira:

Vantagens de fazer serviços hidráulicos por conta própria

A principal vantagem em tentar realizar o trabalho hidráulico sozinho é o preço. Sem contratar um profissional você não paga a mão de obra e por isso o reparo sai mais barato.

Outra vantagem é que, caso não conheça uma empresa de reparo 24 horas, você pode fazer o reparo rapidamente e a qualquer hora do dia, sem ter transtornos ou prejuízo por que o problema demorou muito para ser resolvido.

A internet também é uma grande fonte de ajuda para resolver esse tipo de coisa. Existem milhares de tutoriais, escritos ou em vídeo, que podem ajudar uma pessoa a realizar um reparo.

Com essa ajuda é possível realizar alguns reparos simples seguindo um passo-a-passo.

Essas são as duas principais vantagens de realizar o reparo sozinho. Agora vamos falar um pouco sobre as desvantagens.

Procurando por Hidráulica em Sorocaba? Confira:

As desvantagens de não contratar um profissional hidráulico

As vantagens, como dissemos, são apenas duas, mas as desvantagens são um pouco mais extensas.

Existem inúmeros fatores que podem complicar a realização de um serviço hidráulico sem ajuda profissional. Entre esses fatores estão:

  • Falta de conhecimento técnico – O primeiro ponto a ser considerado quando pensamos em realizar um conserto hidráulico por conta própria é o conhecimento necessário para fazer esse tipo de serviço. É preciso saber como certas peças e ferramentas funcionam para poder realizar um trabalho eficiente e que resolva a falha;
  • Terminologias da área – Na hora de comprar peças ou ferramentas é preciso entender algumas terminologias para que consiga o objeto necessário. Coisas como “T”, “Joelho”, “Grifo” e “Luva de Correr”, são componentes necessários na hora de realizar um reparo hidráulico. Não saber o que é preciso usar ou comprar pode gerar retrabalho e aumentar o preço do conserto;
  • Ter e saber como usar ferramentas e peças – As vezes comprar uma peça para realizar um reparo simples pode ser muito mais caro que contratar um profissional. Não apenas isso, mas algumas ferramentas e peças possuem um jeito correto de serem usados ou encaixados. Para evitar problemas e acabar quebrando alguma coisa é bom contar com alguém que já tenha esse material e já saiba usar.
  • Identificação e localização do problema – As vezes sabemos como consertar o problema hidráulico, mas não sabemos identificá-lo e localizá-lo. Além de tomar muito tempo do conserto, também existe o risco de acabar consertando algo “errado”, novamente gerando retrabalho e causando o aumento do valor total gasto.

Esses três pontos são fundamentais na hora de realizar este tipo de reparo com eficiência. Se você possui dificuldades em qualquer uma dessas áreas citadas é muito provável que o reparo não vá ter um bom resultado.

É nesse momento que se deve considerar chamar a ajuda profissional, afinal o que você paga na mão de obra pode ser facilmente mais barato do que consertar os erros cometidos durante as tentativas de conserto.

A parte de encanamento hidráulico é bem complexa e exige um certo grau de conhecimento. Um erro, mesmo que pequeno, pode piorar toda a situação e acabar causando um estrago maior, precisando de um reparo maior e um gasto maior.

Considere bem os seus conhecimentos nesse tipo de situação e veja se vale mesmo a pena arriscar ou então deixar que um profissional competente te ajude com essa tarefa.

(via)