Quais as funções da areia e pedra na construção civil?

Presentes em diversas etapas de uma obra, desde as fundações e coberturas até vedações e acabamentos, as areias e pedras são materiais mais do que essenciais em qualquer construção.

Quer saber tudo sobre a utilização destes recursos? Na dica C&C de hoje nós vamos esclarecer todas as suas dúvidas!

 

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

Como identificar areias e pedras?

Antes de qualquer coisa, é importante enfatizar que qualquer material de pequena granulometria, ou até cinco milímetros de tamanho, são chamados de areia. A partir disso, já podem ser considerados pedras.

 

Para cada finalidade deve ser escolhido um tipo de pedra ou areia específica, variando a granulometria e a pureza do material. Sendo assim, vamos falar um pouco mais sobre esses elementos!

 

Areia

areia pode ser dividida entre fina, média e grossa, sendo que a fina é utilizada em acabamentos, assentamento de pisos e pinturas; a média é mais indicada para a preparação de massas e assentamento de tijolos e concretos para enchimento de brocas, vigas e colunas; já a grossa é mais usada para preparar o concreto, chapiscos para reboco e drenagem.

 

Se você está procurando areia e pedra em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

No entanto, a utilização da areia grossa para o reboco pode deixar um aspecto grosseiro, portanto, a não ser que queira um acabamento mais rústico, é melhor evitá-la para este fim.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

 

Pedra

Para isso, recomenda-se a pedra britada, que pode ser classificada de zero a cinco. Essa classificação tem relação com o tamanho da pedra, ou seja, quanto maior for a classificação, maior será o seu tamanho.

 

Além da sua função essencial na construção civil, as pedras também são usadas na etapa de acabamento e decoração do imóvel. Confira alguns exemplos:

 

Granito

Muito utilizado na execução de pias, bancadas, lavatórios e revestimentos no geral, o granito pode conter diferentes tipos de acabamentos, sendo o polido, bruto, jateado e flameado os mais comuns.

 

Mármore

Indicado para pisos, escadas, lavatórios, mesas, paredes internas, soleiras e peitoris, o mármore também pode receber acabamentos polidos, brutos, jateados, flameados e apicotados; sendo que alguns destes ainda podem garantir características antiderrapantes ao material.

 

Pedras para uso externo

Já pedras como o basalto, São Tomé, miracema e ardósia podem ser usadas tanto como revestimentos de paredes quanto em pisos, e, de maneira geral, são recomendadas para áreas externas.

 



Via https://www.cec.com.br/blog/quais-as-funcoes-da-areia-e-pedra-na-construcao-civil?postId=915