Projeto hidráulico: características e vantagens

No programa Fique Atento de hoje do Canal do Construtor, Will Saraviego conversa com o engenheiro civil Marcos Pontes sobre as características e vantagens da elaboração de um projeto hidráulico de uma obra. Confira a importância que esse item tem e as desvantagens de não realizar um bom projeto.

Procurando por Projetos Hidráulicos em Sorocaba? Confira:

Um dos projetos complementares mais importantes de uma obra é o projeto hidráulico, que quando projetado e executado por projetistas profissionais, evita inúmeros erros na montagem do sistema, economizando tempo e dinheiro. O projeto é importante em vários níveis, mas principalmente pela economia no decorrer dos anos, pois fazer reparos no sistema de encanamento da casa pode sair muito mais caro do que elaborar um bom projeto para a rede de abastecimento e comprar produtos de qualidade comprovada. A função mais importante do projeto é de prever a dimensão necessária do sistema hidráulico, e garantir dessa forma, um bom funcionamento por muitos anos.

Depois de ter uma base do desenho do imóvel, são feitas várias plantas, entre elas a a planta hidráulica, que deve conter todas as especificações da canalização. Um bom projeto hidráulico pode ter vária abrangências, dependendo do seu escopo, como abastecimento de água potável, cálculos de demanda de água, dimensionamento de reservatórios, tubulações e redes de distribuição, dimensionamento de bombas, cálculos de redes de esgoto e elevatórias, dimensionamento de redes de águas pluviais entre outros. Além disso, é bom lembrar que as instalações hidráulicas não dizem respeito apenas às redes de abastecimento e coleta de esgoto, mas também às tubulações de gás e à rede de águas pluviais. Basicamente, o projeto hidráulico é dividido em quatro elementos: água fria, água quente, esgoto e pluvial.

Procurando por Projetos Hidráulicos em Sorocaba? Confira:

Para garantir que o projeto hidráulico será bem sucedido, a dica é contratar um projetista qualificado para fazer o estudo da pressão que a tubulação deverá suportar e projetar o sistema hidráulico interno do imóvel, que deve partir da caixa d'água.

Mas o que é um bom projeto de hidráulica? É aquele que atende às necessidades dos usuários do imóvel, que facilita futuros reparos e que se integra ao plano arquitetônico tanto do ponto de vista da forma quanto do custo.

Não espere economia nesse item. Um projeto de hidráulica custa quase o mesmo que o estrutural. E a melhor maneira de garantir instalações hidráulicas confiáveis e adequadas à sua necessidade é acompanhar de perto a elaboração e a execução do projeto.