Projeto Elétrico: qual sua importância e onde ele ajuda em todo procedimento de uma obra

No programa Fique Atento de hoje do Canal do Construtor, Will Saraviego conversa com o engenheiro civil José Celso Alberti sobre Projeto Elétrico: qual sua importância e onde ele ajuda em todo procedimento de uma obra? Embora muitas pessoas não saibam, o projeto elétrico é obrigatório em todas as obras, inclusive construções residenciais, além do mais, existem normas que dão todos os parâmetros para qualquer tipo de instalação elétrica.

Procurando por Projetos Elétricos em Sorocaba? Confira:

O projeto elétrico determina o porte da instalação, estabelece circuitos e especifica os materiais que serão usados na obra. Também cabe ao projeto definir pontos de luz e eletricidade da edificação a partir de uma avaliação das necessidades de cada ambiente e dos possíveis aparelhos eletrônicos que serão instalados.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que regulamenta os projetos elétricos, garante a segurança dos usuários do imóvel, aceitando somente materiais adequados, como cabos, disjuntores, chaves, eletrodutos, entre outros, devidamente fiscalizados para qualquer tipo de obra. Todas as instalações são definidas em um projeto elétrico elaborado por um profissional especializado ainda na planta feita pelo arquiteto ou engenheiro civil. O projeto elétrico residencial garante aos futuros moradores a qualidade e segurança de manter a residência estável e com locais pontuais que poderão ser alvo de instalações e alterações futuras.

Procurando por Projetos Elétricos em Sorocaba? Confira:

Execução do Projeto Elétrico

Para garantir segurança é importante que o instalador seja capacitado, para não colocar a sua vida e dos futuros ocupantes da edificação. Uma instalação mal feita pode provocar sérios problemas, desde o consumo exagerado de energia elétrica até curto circuitos no sistema, ocasionados pela fuga de corrente.

O dispositivo Diferencial Residual (DR) desempenha um papel importante na instalação elétrica, já que é responsável por detectar fugas de corrente elétrica, ocasionadas pelo vazamento de energia dos condutores, por uma falha na isolação ou pela instalação incorreta.

Assim que identifica uma fuga de corrente na instalação, o DR desliga o circuito imediatamente para evitar que uma pessoa seja vítima de um choque elétrico. Além disso, esse dispositivo indica se há necessidade ou não de colocar o SPDA (Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica), ou para raio, na edificação.