Projeto arquitetônico e normas municipais

Todo imóvel deve ser construído respeitando as regras que a Prefeitura Municipal da sua cidade estabelece. E uma das normas que precisam ser seguidas é ter um projeto arquitetônico que dê todo detalhamento da futura construção. Quem explica pra gente essa etapa do projeto é a arquiteta Edivania Rocha.

Procurando por Projetos Arquitetônicos em Sorocaba? Confira:

Após a etapa de criação concluída e aprovada pelo proprietário, chega a hora de direcionar toda parte técnica que irá direcionar o pedreiro ou empreiteiro na hora de executar o projeto, principalmente na locação da obra que é o inicio de tudo.

A parte técnica do projeto serve para execução da obra e são os documentos que a Prefeitura exige para dar inicio à construção. Ou seja, são os desenhos em planta da obra, sua parte funcional, onde estão divididos os cômodos, suas dimensões, delimitações dos banheiros, onde vão as louças e chuveiro, além de indicar as escadas, entrada da casa, garagem, lavanderia, ou seja, delimita cada ambiente interno ou externo do imóvel.

Procurando por Projetos Arquitetônicos em Sorocaba? Confira:

A planta do imóvel deve ser lida pensando na parte superior da mesma, onde contém seus pés direitos (que são a altura do piso até o teto da obra), além disso, nessa parte da planta são indicadas asalturas das janelas e portas e detalhes de escadas e telhado. A norma pede também detalhamento do telhado, ou seja, um desenho do telhado do imóvel visto de cima e também a implantação da casa dentro do terreno.

A primeira medida que o pedreiro ou empreiteiro irá tomar, é observar como a casa está implantada dentro do terreno, quais as distâncias de recuo frontal, lateral, de fundos ou piscina caso conste no projeto, por isso, a locação da obra parte dessa implantação. Os demais projetos, elétrico, telefônico, de água esgoto e estrutural não necessitam de aprovação apenas que sejam executados por um profissional competente;

Normas municipais

Para a Prefeitura Municipal de sua cidade e para construção de condomínios, é exigido um selo especial quando o projeto é protocolado. O selo mantém um padrão de informações com nome, endereço, áreas de construção, metragem quadrada e também a parte permeável que significa uma porcentagem segundo o zoneamento onde não deve ser construída, de preferência onde tenha grama e a água da chuva possa ser absorvida.

Padrões nas projeções

Os projetos arquitetônicos geralmente são estruturados de acordo com a porta de entrada, garagem sempre na lateral e área de serviço no fundo da obra. Segundo a arquiteta, um padrão de construção já notável, são suítes com “closet" não só no quarto do casal, mas também nos demais quartos.