Poste padrão: qual a diferença entre as redes monofásica, bifásica e trifásica?

Imagem: Reprodução/mtvd.pt

 

Uma dúvida muito comum entre as pessoas, é sobre como saber diferenciar os sistemas monofásico, bifásico e trifásico de fornecimento de energia por uma concessionária. Porém, é fácil de entender. Os sistemas são definidos levando em consideração a demanda ou consumo de energia de uma casa ou empresa, usando como base a potência dos eletrodomésticos utilizados.

Procurando por Poste Padrão em Sorocaba? Confira:

O consumo de energia utilizando vários eletrodomésticos ao mesmo tempo, pode sobrecarregar o sistema. Ou seja, para entender o tipo de fornecimento de energia necessário para um cliente, é preciso saber qual a necessidade de uso: residencial ou empresarial? A concessionária que fornece a energia avalia qual a carga de energia necessária para que todos os equipamentos daquele cliente funcionem perfeitamente. Entenda um pouco mais sobre quais são os tipos de fornecimento de energia disponíveis:


Se você está procurando por postes em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Imagem: Reprodução/www.expressomt.com.br

 

Monofásico

é constituído por dois fios, uma fase fornecida pela empresa de energia e um neutro. Para escolher o sistema que será utilizado na sua casa, não importa o tamanho da casa ou quantos moradores habitam ali, mas sim a quantidade de aparelhos eletrônicos que estão conectados a esta rede, especialmente os que ficam ligados ao mesmo tempo. 

 

Bifásico

é o sistema ideal para a maioria das residências, possuindo duas fases e um neutro. Portanto, nesse sistema é mais fácil equilibrar as cargas elétricas de um imóvel. Por exemplo, é possível criar um sistema que possua 50 amperes em cada fase, totalizando 100 amperes. Aí será possível distribuir os eletrodomésticos que mais consomem energia sem que estes sobrecarregue o sistema, desarmando o disjuntor.

 

Trifásico

esse modelo possui três fases e um neutro, sendo mais utilizado para casas que tenham uma alta demanda de energia, com equipamentos que consomem muita energia e ficam ligados ao mesmo tempo. É pouco comum na maioria das residências, pois o bifásico normalmente já atende a necessidade da maioria das pessoas.

Se você está construindo ou reformando uma casa que necessita de projeto ou reparos elétricos, consulte um eletricista para saber qual sistema melhor te atende. O tipo de ligação da casa deve ser pensado para a divisão de carga ser o mais equilibrada possível, trazendo segurança e conforto para os moradores.