Poste padrão: principais erros ao instalar

Aqui, vamos apresentar alguns conceitos iniciais sobre o poste padrão. Preste atenção para entender melhor este importante componente da instalação elétrica residencial.

Procurando por Poste Padrão em Sorocaba? Confira:

1. O que é um poste padrão?

Um poste padrão é um conjunto de instalações que contém sistema de aterramento, disjuntores, condutores, caixa de medição, além de outros materiais necessários para a ligação elétrica da sua casa.


2. Finalidade?

A finalidade do poste padrão é fazer a ligação elétrica da sua casa. Através dele, você receberá energia e a companhia de luz acompanhará seu consumo de kWh.

 

3. Quais os tipos?

Atualmente, existem diversos tipos de "padrão" no mercado. Os mais comuns são os postes monofásicos e bifásicos, mas também existem os trifásicos.

 

Foto: Reprodução/hrpostes.com.br

 

O que pode fazer com o poste padrão

Vamos a alguns tópicos importantes, sobre o que você pode e/ou deve fazer na instalação do seu poste.

 

Escolha o material

Primeiro de tudo, a escolha do poste. Hoje, todas as companhias de energia já aboliram a opção de poste padrão de madeira.

Os mais comuns ainda são de cimento e concreto pré-moldado e, particularmente, indicamos o poste de concreto. 

O concreto é um material altamente resistente, com uma durabilidade muito maior do que qualquer outro material utilizado em postes.

Além disso, o concreto não é uma substância inflamável, logo, em caso de incêndio, ele não pegará fogo e nem influenciará no alastramento do foco de incêndio.

Procurando por Poste Padrão em Sorocaba? Confira:

Contrate bons profissionais

O poste padrão é uma das primeiras coisas que são feitas em uma construção. Eles geralmente são feitos com base do que se está no projeto.

Mas se, por algum motivo, esse não é o seu caso, ou se precisa simplesmente fazer a troca, não tente fazer isso sozinho.

A boa instalação tem que ser feita para a sua segurança e para a segurança dos pedestres e dos vizinhos. Um buraco mal feito, a utilização de um material de má qualidade, entre inúmeros outros fatores podem gerar um acidente.

Então, se está na dúvida sobre com proceder, contrate pessoas competentes para te ajudar. 

 

Se você está precisando de poste de energia em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Cavar o buraco e instalação

Esse buraco, geralmente, é feito na parte de cima do terreno. Um bom profissional vai saber o local exato, caso não haja um projeto. 

A própria empresa que fabrica o poste padrão, faz a instalação, mas isso não é uma regra.

Só que mesmo nesses casos, é você quem tem que arcar com as despesas do buraco, então leve isso em consideração.


Foto: Reprodução/hrpostes.com.br

 

Solicitar a ligação

Depois de tudo devidamente instalado, está na hora de entrar em contato com a companhia de energia da sua cidade.

Basta levar os documentos pessoais e, em algumas cidade, o carnê do IPTU. Algumas empresas costumam pedir o número do medidor do vizinho para identificar a rede.

Antes de ir até a agência, ligue e pergunte quais os documentos necessários, já que isso muda muito de região para região.

Inclusive nos custos. Geralmente, a ligação de energia é gratuita, mas isso não ocorre em todos os lugares. Ou seja: procure sempre se informar diretamente com eles.

 

O que não pode fazer com o poste padrão

Agora vamos listar pequenos fatores que podem atrapalhar na hora de solicitação a ligação de energia, então preste bastante atenção, okay?

 

Não seguir o manual da companhia de energia

Toda companhia de luz faz exigências específicas sobre a instalação do poste padrão. 

Em algumas cidades, por exemplo, é proibido utilizar o padrão de ferro (a caixinha que é anexado ao porte), o material precisa ser de plástico.

O ideal é procurar empresas que já forneçam postes para essa finalidade com boa reputação no mercado. 

E, também, procurar se informar com a empresa de energia antes de realizar qualquer compra.

 

Conclusão

A construção do poste com a finalidade da ligação de energia é uma prioridade no início da construção. Em resumo, a construção do poste padrão é uma etapa fundamental para garantir a ligação elétrica da sua residência. Preste atenção aos detalhes e contrate profissionais qualificados para garantir um serviço seguro e eficiente.

 

 

Via: concrenorte.com.br