Posso usar forro de gesso no banheiro?

Os forros em gesso costumam gerar dúvidas em relação a sua utilização em áreas úmidas, principalmente em banheiros, onde a maioria das pessoas acredita que o vapor do chuveiro pode ocasionar danos. O desenvolvimento da tecnologia relacionada aos forros de gesso e gesso acartonado (Drywall) permite, porém, que o gesso seja utilizado nos mais diversos ambientes em projetos residenciais e comerciais incluindo o banheiro. Assim, é importante que a instalação do gesso seja realizada de forma correta para garantir seu desempenho e evitar possíveis danos causados pela umidade.

Procurando por Forro - Gesso em Sorocaba? Confira:



Para muitas pessoas, esse é o espaço mais gostoso da casa. Tanto que deixá-lo perfeito é quase uma obsessão - estamos falando do banheiro, um espaço que sempre traz uma dúvida específica para a decoração: é possível usar teto de gesso no banheiro? 

O gesso é uma peça elegante, leve e que beneficia muito bem a estética dos espaços. É muito comum utilizá-lo para rebaixar o teto em ambientes como a sala de estar, de jantar, cozinha ou até o quarto, onde a sensação do teto rebaixado traz maior intimismo e elegância, já que é possível complementar boas soluções luminotécnicas para incrementar a decoração. 

Contudo, o gesso é uma peça frágil se em contato com água ou locais úmidos, como é o caso dos banheiros, cozinhas e áreas de serviço. É a partir disso que nasce a dúvida sobre a possibilidade de o gesso ser utilizado ou não nos banheiros. 

Por isso, convidamos você a seguir conosco pelas imagens abaixo, tirar algumas dúvidas sobre a instalação do gesso no teto do banheiro e se inspirar mais uma vez!

 

 

Forro em gesso

Mais econômico que o Drywall, o forro em gesso convencional utiliza-se de placas de gesso puro fundido com encaixes para a instalação. O forro de gesso apresenta menor resistência à umidade e corre mais risco de mofar, caso sua execução não seja realizada da forma correta.

 

Forro em Drywall

Os forros em Drywall vêm ganhando gradativamente mais espaço em projetos de áreas úmidas apresentando vantagens, como: facilidade, rapidez e limpeza na instalação, além de maior resistência aos efeitos da umidade. As placas são constituídas por um miolo em gesso revestido por lâminas de papel cartão, que são parafusadas às estruturas metálicas do forro. Os forros em Drywall apresentam ainda como vantagem a possibilidade de embutir instalações elétricas, hidráulicas e de iluminação.

Procurando por Forro - Gesso em Sorocaba? Confira:

Posso utilizar forros em gesso comum no banheiro?

A resposta é sim. Apesar das dúvidas dos consumidores, o forro em gesso pode ser utilizado em banheiros, caso receba tratamento adequado contra a umidade, que pode prejudicar o forro de gesso, principalmente no caso de ambientes pouco ventilados. Assim, é necessária a utilização de fundos preparadores indicados para a impermeabilização de superfícies em gesso. O ideal para esta proteção é a utilização de tintas epóxi e acrílicas, uma vez que elas são resistentes à umidade.

 

Posso utilizar forros em gesso acartonado no banheiro?

Sim. Estes são mais recomendados que os forros em gesso comum, pois apresentam maior resistência à umidade evitando os riscos de mofar e amarelar. As chapas de gesso acartonado são disponibilizadas, no mercado, em diferentes modelos, que são indicados por cores. O projeto de forros de banheiro, bem como das demais áreas úmidas, como cozinhas e áreas de serviço, requer a utilização das placas verdes, Resistentes à Umidade (RU). Estas placas apresentam em sua composição silicone e componentes fungicidas, que garantem sua resistência à umidade. As chapas Standart, indicadas pela cor branca, são recomendadas somente para as áreas secas e não devem ser utilizadas para a execução de forros de banheiros.

 

 

Apesar de simples, a execução de forros em gesso e Drywall precisam de cuidados especiais. Assim, é recomendada a contratação de profissional especializado, garantindo seu desempenho e durabilidade.

 

Fonte: www.homify.com.br

 

O banheiro é um espaço pequeno, mas que pode receber muitas personalizações na decoração. E o gesso, não tenha dúvidas, é um dessas opções. Com o gesso é possível fazer com que o teto fique mais baixo e o banheiro pareça mais acolhedor e relaxante. 

Com um bom conjunto luminotécnico, a iluminação reforça o conforto e ainda colabora com que a decoração fique mais agradável e moderna. Outro ponto interessante é o de que existem bons complementos com o uso de iluminação LED que pode ser encontrada com ótima variedade de cores.

 

Dicas para instalar o gesso no teto do banheiro

 

 

Antes de pensar em instalar ou ainda escolher o tipo de gesso para o forro do seu banheiro, é importante saber de algumas dicas para não ter grandes problemas. Por isso, separamos os tópicos abaixo: 

- O gesso tem diferentes maneiras de ser aplicado e pode acompanhar uma grande variedade de molduras. Para não errar na escolha, defina o que vai combinar com o formato do banheiro -- se mais largou ou mais estreito. 

- No acabamento vale entender que a moldura do gesso precisa ter, no mínimo, 2 cm entre parede e forro. 

- Evite molduras grandes se o banheiro for pequeno. Para pouco espaço são recomendadas peças com até 15 cm de largura. 

- Entenda como é o seu banheiro: ventilação disponível, possíveis pontos de infiltrações e o tipo de iluminação precisam ser analisados para que a distribuição no espaço seja a melhor possível. 

Procurando por Forro - Gesso em Sorocaba? Confira:

Como organizar a iluminação no banheiro

 A iluminação tem papel importantíssimo para a decoração do banheiro. Com a iluminação correta é possível deixar o banheiro ainda mais confortável. E a vantagem do teto é que dá para optar por lâmpadas embutidas que oferecem ótimo efeito na decoração, como a iluminação direta ou indireta. Quando bem alinhadas ao gesso, o efeito é excelente. 
 
- Não instale as lâmpadas sem antes falar com um bom técnico eletricista. Ele adaptará e distribuirá a fiação da melhor maneira possível, evitando possíveis problemas de estrutura. 
 
- Se você decidir rebaixar o teto com gesso no banheiro, evite pendurar peças pesadas, como luminárias ou lustres. É grande o risco de comprometer a estrutura do gesso a longo prazo.
 
- Assim como nos demais ambientes da casa, é necessário saber ter todas as medidas quanto ao espaço por m2 e a altura disponível para que o teto seja rebaixado. Lembre-se de que o ideal é rebaixar o teto em ambientes com altura maior de 2 metros. Além disso, entender as medidas previamente será importante para a escolha dos modelos de peças decorativas. 
 

- Por fim, ao contratar um profissional, pesquise pelos trabalhos anteriores e observe se os projetos entregues estão alinhados ao seu interesse decorativo. Além disso, a qualidade na mão de obra é fundamental para que o resultado seja o melhor possível. 

 

Se você está procurando por forro de gesso em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Dá para usar gesso comum no banheiro?

 
 

Sim, é possível. Contudo, é fundamental que o gesso receba o adequado tratamento com produtos que protejam contra a umidade, já que a infiltração pode prejudicar a estrutura do gesso, caso o banheiro tenha pouca ventilação. 

Além disso, é ideal utilizar materiais impermeabilizantes que preparem o gesso para possíveis infiltrações. Alguns tipos de tintas voltadas para essa proteção são a epóxi e a acrílica. 


O gesso acartonado serve para o banheiro?

 

O gesso acartonado é uma das principais opções para o uso no banheiro, já que é fabricado com materiais mais resistentes à umidade, ao mofo e ao amarelamento. Outra vantagem, é que  o gesso acartonado pode ser encontrada com diferentes opções de cores, o que indica qual a melhor opção para o ambiente em questão.

Banheiros, áreas de serviços, cozinhas e outros ambientes com alta quantidade de umidade, o ideal é a escolha de placas de gesso acartonado com placas verdes, que são altamente resistentes à umidade. Nessas placas estão elementos como o silicone e soluções fungicidas que reforçam o bloqueio à umidade. 

Já as chapas brancas, chamadas de Standard, são indicadas para áreas mais secas e arejadas. Ou seja, não são indicadas para os banheiros. 

Quanto a execução, o drywall é relativamente simples, mas precisa de cuidados especiais para evitar a quebra e o desperdício de materiais e garantir a durabilidade e desempenho. 

 

Gesso no teto do banheiro vale a pena?

Fonte: www.homify.com.br

 

Se levado em consideração os devidos cuidados com o gesso, a instalação com mão de obra especializada e o projeto luminotécnico bem instalado, vale muito a pena optar pelo gesso no banheiro. 

O resultado é um espaço moderno, com decoração elegante e excelente iluminação, que vai valorizar toda a casa. Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre a instalação ou não do gesso no teto do banheiro, vá em frente e lembre-se de que o segredo para o melhor resultado está sempre no bons gesseiros profissionais.

Procurando por Forro - Gesso em Sorocaba? Confira:

Principais perguntas e respostas sobre banheiro 

Fonte: www.homify.com.br

 

Agora que você já sabe muito mais sobre gesso no banheiro, é hora de conhecer as respostas sobre as dúvidas mais comum de quem quer decorar um banheiro moderno:

  • Qual a melhor tinta para teto de banheiro? São as tinas mais resistentes à umidade: epóxi ou acrílica resistente a mofo;
  • Como aplicar gesso para teto? Siga todas as dicas do passo 3 desse artigo!
  • Posso usar gesso no banheiro? Sim, desde que devidamente tratado contra umidade;
  • Como passar gesso no teto? Pela complexidade e alto risco de perda de material, sempre indicamos que você faça orçamento com profissionais especialistas em banheiro (o orçamento é totalmente online!);
  • Qual é o preço do gesso? Dependendo do tipo de gesso, o valor varia de R$ 40 a R$ 120 o m² instalado.

 

Via: Homify