Portão Eletrônico Abrindo Sozinho – Saiba Como Resolver

É inevitável que qualquer tecnologia não tenha falhas, ou seja burlada não é mesmo? Nesse post iremos abordar o famoso assunto dos portadores de portões automáticos em residências. Por quê meu portão abre sozinho?

Portão automático é a tecnologia mais utilizada em automações residenciais e claro uma automação que livra você de tomar aquela chuva para abrir o portão da sua garagem e até mesmo lhe oferece uma maior segurança para entrar e sair de sua garagem durante a noite, mas para que seja seguro você deve garantir alguns pontos muito importantes para que tudo funcione como planejado.

Procurando por Portões Automáticos em Sorocaba? Confira:

Funcionamento do controle remoto do portão eletrônico

Todo portão eletrônico acionado por controle remoto e com uma placada de comando é acionado por frequências de rádio com uma baixa potência de controle no portão, ou seja, um único sinal ira ativar os contatores do motor e fará ele rotacionar no sentido horário ou ante horário.

Na placa de controle interna existem algumas chaves, essas devem possuir mesma configuração das que estão na placa eletrônica na central, esses interruptores são responsáveis por realizar a comunicação entre motor controle através das ondas emitidas ao acionar o botão do controle, ou seja, a configuração contida no seu controle é o endereço que deve ser único.

 

Fonte: www.sabereletrica.com.br 

 

Resolvendo o porquê do portão automático abrir sozinho

No momento da instalação de um portão eletrônico alguns cuidados importantes devem ser tomados a fim de evitar que o portão venha abrir sozinho em algum período do dia. Antigamente eram instalados portões com frequências de 292MHz e 325MHZ e dessa forma era muito comum que um vizinho acionasse o portão do outro, pois as configurações dos interruptores eram poucas e as frequências únicas.

Hoje em dia o risco de um portão eletrônico abrir sozinho é bem baixo, porém não deixa de existir. O Risco ocorre se em alguns momentos da instalação e programação do portão ocorrer alguma interferência de sinal por intermédio de antenas, alarmes de carro, torre de sinal de celular ou TV que possuírem a mesma frequência aplicada naquele portão no momento em que for acionado o controle, dessa forma esse sinal extra será adicionado na placa central sem que você perceba, e dessa forma toda vez que esse sinal parasita for acionado o seu portão será comandado por ele.

Procurando por Portões Automáticos em Sorocaba? Confira:

Se você está procurando por portões automáticos em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Empresas fabricantes estudam meios mais sofisticados de proteger os sinais de rádio frequência emitidos pelo seu controle remoto, por exemplo, pois existem aparelho capazes de descobrir a sua frequência quando você está acionando seu controle para entrar em sua garagem, dessa forma criminosos podem entrar facilmente em sua residência em um momento em que você não estará presente. Uma das marcas mais conceituadas em bloquear os sinais emitidos e evitar a clonagem dos mesmos é a Linear, essa marca criou receptores e controles remotos independentes com uma tecnologia superior a desses equipamentos utilizados no mundo da marginalidade.


O que de fato pode fazer meu portão abrir sozinho?

 

Para ajudar você na solução desse terrível problema, vamos elencar abaixo cinco tópicos que irão solucionar de uma vez por todas o seu problema da abertura do seu portão sem que você esteja acionando: 

  • Interferência de sinal de outro controle na criação do programa: Possivelmente na hora em que o técnico estava criando o programa do seu portão eletrônico algum outro sinal na mesma frequência foi acionado no mesmo instante, azar ou malandragem? Mas tem saída, basta você realizar um novo procedimento de programação e seu problema será solucionado;
  • Botão com defeito: É comum que na trilha da placa eletrônica do seu controle se danifique com o tempo, pois é uma das partes mais utilizadas e com isso caso ocorra alguma anomalia nesse pedaço da trilha irá ocorrer o contato involuntário e acionar seu portão. Caso esse seja seu problema, compre um novo controle e faça a nova programação;
  • Interferência de sinal parasita externo: Pode ocorrer por puro azar, e dessa vez é mais difícil ser malicioso, que alguma onde emitida por rádio pirata, alarme de veículo, sinais de antenas de celular ou tv que estejam na mesma frequência do seu portão e que no momento em que você estava programando e acionou o botão essa frequência passou por ali, a sua placa irá captá-la e assim toda vez que ela vir a dar uma voltinha por perto o seu portão vai saudá-la;
  • Controle remoto antigo: Os controles remotos antigos possuíam anéis de configuração em seu interior e com isso poderia ser clonado facilmente, visto que as combinações eram bem enxutas. Sendo assim se seu portão estiver abrindo sozinho e seu controle é antigo, corra e troque por um mais moderno, pois certamente ele foi clonado;
  • Brincadeira de criança: Quem tem criança sabe bem as peripécias que podem aprontar, então se tudo que foi listado acima foi visto e checado, seus equipamentos estão em perfeita ordem, então é melhor deixar o controle em um local mais seguro e longe dos pimpolhos.

 

Via: https://www.sabereletrica.com.br/portao-eletronico-abrindo-sozinho/