Conheça 11 tipos de ar condicionado e acerte no conforto térmico

Quais são os tipos de ar condicionado é uma informação que todo arquiteto deve ter, afinal moramos em um país tropical com muitas regiões quentes durante o ano inteiro.

Mas devido algumas particularidades na instalação e outras características, nem sempre é fácil escolher o melhor modelo de ar condicionado para o cliente.

Para te ajudar a criar um ambiente agradável sem abrir mão da beleza, no post de hoje vamos explicar quais são os 11 tipos de ar condicionado e suas vantagens e desvantagens.

Boa leitura!

Tipos de ar condicionado: como escolher o melhor?

Tipos de ar condicionado: como escolher o melhor?

 

Quais são os 11 tipos de ar condicionado?

  1. Ar Condicionado Janela
  2. Ar Condicionado Split
  3. Split Inverter
  4. Split Hi-Wall
  5. Multisplit
  6. Split Piso-Teto
  7. Split Cassete
  8. Split Quatro Lados
  9. Split Canto Teto
  10. Window Split
  11. Ar Condicionado Portátil

1 - Ar Condicionado Janela 

Vamos começar nossa lista de tipos de ar condicionado com o modelo usado há mais tempo, o Ar Janela.

Ele tem esse nome porque é projetado para ser instalado dentro de uma janela padrão ou, em alguns casos, em um furo feito na parede.

O Ar Janela funciona da seguinte forma: o sistema de escape de ar fica voltado para o lado de fora do ambiente e o sistema de retorno de ar fresco fica para dentro.

Tipos de ar condicionado: Ar Condicionado Janela 

Tipos de ar condicionado: Ar Condicionado Janela

Esse tipo de ar condicionado é indicado para ambientes pequenos e médios e costuma ser mais usado em residências.

Suas principais vantagens é que, devido a baixa potência, esse ar condicionado é mais barato e consome menos energia.

Como o Ar Janela é um modelo com tecnologia mais antiga, sua desvantagem é que ele é barulhento.

Procura tipos de ar condicionado mais modernos e com bom custo benefício? Então conheça os modelos Split.

2 - Ar Condicionado Split

Quando falamos de tipos de ar condicionado para ambiente comercial, o modelo Slipt é a opção mais indicada.

Ele é considerado uma evolução do modelo Ar Janela. O aparelho é basicamente dividido em duas partes, a evaporadora e o motor.

Tipos de ar condicionado: ar condicionado slipt

Tipos de ar condicionado: ar condicionado slipt

Enquanto a primeira fica dentro do ambiente, projetando o ar refrigerado, a segunda fica na parte externa do imóvel. Por esse motivo, esse tipo de ar condicionado é mais silencioso, tem maior potência e o design mais moderno.

O ar condicionado split é indicado para projetos residenciais ou comerciais que pedem uma peça mais discreta e prezam pelo conforto acústico do ambiente.

Importante: Alguns prédios mais antigos não permitem a instalação de tipos de ar condicionado slipt, ou liberam o uso com algumas orientações. Fique atento ao regulamento do condomínio antes de instalar o aparelho.

3 - Split Inverter

Você já deve ter ouvido falar do ar condicionado slipt inverter. Mas, afinal, como ele funciona?

Na verdade, o inverter é uma tecnologia presente em vários tipos de ar condicionado.

Em aparelhos slipt convencionais, depois que o ar condicionado é ligado, o compressor fica ligando e desligando para manter a melhor climatização de acordo com a temperatura do ambiente.

Essa característica causa variações na temperatura, o que acaba gerando picos de energia e, consequentemente, maior custo na conta de luz no final do mês.

Já em tipos de ar condicionado slipt inverter, o compressor não liga e desliga completamente de acordo com as mudanças de temperatura. O fluxo é mantido ligado, apenas variando quando há a necessidade de mais ou menos refrigeração.

Diante desse contexto, tipos de ar condicionado slipt inverter são mais silenciosos e geram economia de energia.

4 - Split Hi-Wall

Dentro da categoria slipt existem alguns tipos de ar condicionado que se diferenciam por alguns detalhes. Um deles é o Slipt Hi-Wall.

Trata-se de um dos tipos de ar condicionado mais usados, já que seu design fino e o baixo ruído garantem beleza e conforto térmico. Ele costuma ser instalado na parede de forma prática e tem fácil manutenção.

A desvantagem desse modelo em relação ao Ar Janela é que seu custo é maior. Além disso, o Slipt Hi-Wall não é indicado para espaços muito amplos e com grande fluxo de pessoas.

Tipos de ar condicionado: Split Hi-Wall

Tipos de ar condicionado: Split Hi-Wall

5 - Multisplit

Esse tipo de ar condicionado é bem semelhante aos outros modelos Slipt, a única diferença é que é possível ter até 8 evaporadoras com apenas uma condensadora.

Ou seja, você pode climatizar até 8 ambientes com uma única saída externa do ar.

O compressor do ar condicionado Multisplit tem tecnologia inverter, que regula a potência e o consumo energético de acordo com a quantidade de unidades internas em funcionamento.

Tipos de ar condicionado: Multisplit

Tipos de ar condicionado: Multisplit

Esse tipo de ar condicionado pode ser usado em ambiente comercial ou residencial e sua principal vantagem é a economia de energia.

Além disso, ele é ideal em projetos que não têm espaço para a instalação de uma condensadora para cada aparelho.

Mas essa praticidade também traz uma desvantagem, já que a performance dos aparelhos pode ser reduzida. Além disso, o custo do aparelho costuma ser maior.

6 - Split Piso-Teto

O Slipt Piso-Teto é bem parecido com o modelo Split Hi-Wall. A diferença é que, como o próprio nome diz, ele pode ser instalado no piso ou no teto, e não na parede.

Esse tipo de ar condicionado é ideal para projeto comercial e residencial com espaços amplos e grande fluxo de pessoas. Ele costuma ser bastante utilizado em lojas e restaurantes, por exemplo.

Uma das desvantagens é que trata-se de um dos tipos de ar condicionado que mais consome energia quando usado em ambientes compactos.

Além disso, devido ao seu tamanho maior, ele demanda mais espaço no teto ou no piso.

Tipos de ar condicionado: Split Piso-Teto

Tipos de ar condicionado: Split Piso-Teto

 

7 - Split Cassete

Busca um ar condicionado que não atrapalhe em nada a decoração do ambiente? Então o Slipt Cassete é a opção mais indicada.

Esse tipo de ar condicionado slipt pode ser embutido no teto e disfarçado pelo forro ou gesso.

Ele conta com uma bomba de dreno em seu interior (não precisa escoar a água produzida durante o funcionamento) e tem até 4 saídas de ar.

Tipos de ar condicionado: Split Cassete em supermercado

Tipos de ar condicionado: Split Cassete em supermercado

E quais são as vantagens do Slipt Cassete? Além de liberar espaço na parede, ele tem um alto desempenho e baixo ruído.

É ideal para escritórios, lojas, supermercados ou projetos que não abrem mão da parede livre para decoração.

Esse é mais um dos tipos de ar condicionado que tem custo maior. Outra desvantagem é que ele só pode ser usado em projetos que tem o rebaixamento do forro para instalação.

8 - Split Quatro Lados

Assim como o modelo anterior, o Slipt Quatro Lados também tem quatro saídas de ar. A diferença é que ele não precisa de rebaixamento de forro para instalação.

O Slipt Quatro Lados pode ser instalado no centro, na lateral ou no canto do teto. Ele distribui o ar por todo o ambiente e é indicado para locais de médio porte.

Sua principal vantagem é a versatilidade, mas como o modelo ainda é difícil de ser encontrado no mercado, seu custo de compra e instalação costuma ser maior.

Tipos de ar condicionado: split quatro lados

Tipos de ar condicionado: split quatro lados

9- Split Canto Teto

O Slipt Canto Teto é bem semelhante aos modelos piso-teto e cassete. Seu diferencial é que a evaporadora (sua unidade interna) é instalada no encontro de duas paredes.

Essa característica traz um design diferenciado para o aparelho. Trata-se de um dos tipos de ar condicionado ideais para otimizar o aproveitamento de áreas de médio porte, como residências e escritórios.

Devido a sua limitação de espaço, seu uso acaba ficando restrito em algumas situações.

Tipos de ar condicionado: slipt canto teto

Tipos de ar condicionado: slipt canto teto

10 - Window Split

Lembra que nós falamos no começo do texto que o Ar Janela é instalado em uma janela padrão ou em um buraco na parede?

O Window Slipt é instalado da mesma forma, mas a sua tecnologia é mais avançada. Ele é perfeito para aquele cliente que quer aproveitar o buraco do ar condicionado antigo e, ao mesmo tempo, quer um aparelho com mais potência.

Esse tipo de ar condicionado, assim como os outros modelos slipt, tem um design elegante e baixo ruído.

Mas devido a tecnologia mista, ele costuma ser até mais caro do que os aparelhos que apresentamos anteriormente. Além disso, é um pouco mais difícil encontrá-lo no mercado.

Tipos de ar condicionado: Window Split

Tipos de ar condicionado: Window Split

11 - Ar condicionado portátil

Cada projeto tem suas particularidades, e pode acontecer do cliente não conseguir instalar um ar condicionado.

O que fazer nesse caso? Além de focar em soluções de conforto térmico, como fachada ventilada, uma opção é apostar no ar condicionado portátil.

Apesar de oferecer mobilidade, é importante que o ar condicionado portátil fique próximo de janelas para expulsar o ar quente do local e refriar adequadamente.

Suas principais vantagens são o preço acessível e a praticidade de uso. Porém, algumas pessoas consideram o ar condicionado portátil barulhento e com baixa capacidade de refrigeração.

Tipos de ar condicionado: ar condicionado portátil

Tipos de ar condicionado: ar condicionado portátil

 Via https://www.vivadecora.com.br/pro/tipos-de-ar-condicionado/