Os 4 principais benefícios da automação residencial

A automação residencial é uma tendência cada vez mais forte da construção civil, com novidades que não param de surgir no mercado. A tecnologia oferece ganhos importantes em segurança, conforto, comodidade e consumo consciente.

Adotar esse recurso na residência ou empresa vai muito além de estar antenado ou rodeado por tecnologias, pois a automação residencial oferece ganhos importantes em segurança, conforto, comodidade e economia de energia.

Confira abaixo quais são os quatro principais benefícios da automação residencial.

Procurando por Automação Residencial em Sorocaba? Confira:

automação residencial sorocaba

1. Segurança

Um sistema de segurança automatizado inclui diversos dispositivos integrados como alarmes, sensores, displays de segurança, fechaduras eletrônicas, câmeras, vídeo-porteiros e iluminação. Câmeras inteligentes de alta resolução, com capacidade de identificação de objetos e reconhecimento facial de usuários, é uma das tendências em automação residencial aguardadas para a parte de segurança. A automação também pode ser empregada para impedir vazamentos de gás e água e, caso aconteçam, acionar o bloqueio imediato e informar as pessoas do incidente.

2. Saúde e bem-estar

Existem muitas soluções em automação residencial voltadas a saúde e bem-estar. Controles de intensidade e qualidade da luz mantêm as condições ideais para não atrapalhar a disposição durante o dia e o sono durante à noite, com ganhos em desempenho e humor. Via dispositivos smart, é possível ajustar a intensidade, brilho e variação das cores das lâmpadas, além de regular a temperatura e a qualidade do ar dos ambientes. Sensores, algoritmos e sistemas de aromaterapia estão entre as últimas novidades.

automação residencial sorocaba


3. Comodidade

Com a automação residencial, é possível aprimorar e facilitar diversas tarefas domésticas, com o uso de controle remoto, smartphone e até mesmo assistentes de voz. Algumas das possibilidades são acender as luzes no horário planejado, fechar as janelas quando começa a chover, controle de temperatura de acordo com padrões preestabelecidos, e até mesmo configuração de presets completos com som, luz e temperatura.

4. Economia

Às vezes pode ter alguém na família ou na empresa que é meio “esquecidinho” e vive deixando a luz acesa ao sair de algum cômodo. Mesmo assim, não será necessário se preocupar com a conta de luz com o uso de sistemas automáticos que apagam as luzes em ambientes vazios e controlam a intensidade das lâmpadas e demais aparelhos da casa, como ar-condicionado e geladeira. A automação residencial também evita a ocorrência de falta de energia por sobrecarga nos equipamentos eletrônicos.