Conheça os 20 tipos de toldos mais procurados

Toldos e coberturas são acessórios instalados em ambientes externos de casas e edifícios, servindo para manter os locais protegidos do sol e da chuva e também para controlar a temperatura ambiental, gerando maior conforto em áreas sociais e mantendo a decoração no ambiente.

Procurando por Toldos em Sorocaba? Confira:

O mercado oferece uma grande variedade de toldos e coberturas, com modelos e tamanhos diferentes, além de cores as mais diversas. A escolha do toldo deve ser feita segundo os critérios de proteção. Assim, se a intenção é proteger portas e janelas de sol e de chuva, as melhores opções são os toldos e coberturas móveis, podendo ser retos ou fixos, que são instalados na parede, oferecendo mais segurança aos usuários. Conheça os dez modelos de toldos mais procurados e entenda sua função:

 

Fonte: leal-toldos.webnode.page

 

Toldos Fixos

São modelos que não podem abrir ou fechar, sendo instalado de forma fixa. Estes modelos são ideais para quem busca cobrir determinada área e não pretende modificar a posição do toldo, como no caso de coberturas de salões, varandas, quadras etc. Possuem a estrutura de alumínio aparente, sendo menos discretos esteticamente que os demais modelos.

 

Fonte: www.aldocesardecoracoes.com.br

 

Toldos Retrátil

São toldos que fecham de forma sanfonada, servindo como uma espécie de "cortina" de luz.

 

Fonte: cariocaflextoldos.com.br

 

Toldo Capota

São toldos de modelo arredondado, que abrem e fecham através de uma corda que puxa e solta o toldo. São os modelos mais utilizados em janelas de apartamentos e casas.

 

Fonte: www.freeshop.com.br


Toldo Túnel

Fazem parte da categoria de toldos fixos e, como o nome já fiz, formam uma espécie de túnel no local onde são instalados, sendo muito utilizado em passagens como corredores, halls, etc.


Fonte: www.estrelacortinas.com.br

 

Toldo de braço retrátil

O toldo de braço retrátil é muito comum nas varandas muito grandes ou para cobrir pátios. São colocados com uma inclinação mínima de 20º que permite o escoamento da água de chuvas leves e breves. O produto é fixado em balanço, seja na parede ou no teto.

 

Fonte: planetadostoldos.com.br

 

Toldos Verticais

São conhecidos como estores. São colocados verticalmente e geralmente estão sujeitos ao corrimão.

 

Fonte: cariocaflextoldos.com.br

 

Toldo Embutido

São toldos que também possuem braços articulados, mas ficam guardados em um box quando recolhidos. São as melhores opções para quem deseja uma aparência mais discreta para o toldo.

 

Fonte: leal-toldos.webnode.page

 

Toldos Capô

Projetados para janelas pequenas, podendo ser fixo ou móvel. Ajudam a manter o calor fora da casa. Podem ser quadrados ou semi curvados.

 

Fonte: toldossilva.com.br

 

Toldos Tensionados

Toldos tensionados privilegiam a leveza e o corte especial, utilizam o mínimo de estrutura metálica e usam cabos de aço para esticar a lona.

 

 

Existem também no mercado de toldos e coberturas modelos móveis, são eles:

 

Fonte: www.napolitendas.com.br

 

Toldo Piramidal

Um dos toldos mais tradicionais. Montado em sistema de encaixe e unido com parafusos e conexões em aço inoxidável. Possui lona de cobertura em PVC. Disponível em vários tamanhos e pode vir com fechamento lateral. Usada nos mais diversos tipos de eventos (churrascos, aniversários, casamentos,etc).

 

Fonte: produto.mercadolivre.com.br

 

Toldo chapéu de bruxa

Montado em sistema de encaixe e unido com parafusos e conexões em aço inoxidável. Em terrenos arenosos ou com gramado, é preciso utilizar tablado. Disponível em vários tamanhos, é o tipo mais prático de toldo portátil.

Reunimos algumas imagens de ambientes decorados com toldos. Veja a galeria abaixo e se inspire para escolher o seu modelo de toldo.

 

Toldo sobre pergolado

 

Fonte: www.homify.com.br

 

Uma das versões mais simples e fáceis de incorporar. Um pergolado, que neste caso é metálico, mas que poderia ser de qualquer material, complementando-se com o toldo. Assim, há mais áreas de sombra para além da cobertura do telhado, criando espaço para uma mesa de jantar com 6 cadeiras para desfrutar tranquilamente. Dessa forma, temos garantia de conforto e proteção.

 

Combine o toldo com a decoração

 
 

 

Uma ideia que pode ter um resultado estético muito interessante, é alinhar a cor do toldo com a paleta usada no espaço que será protegido. O resultado é um conjunto mais harmônico e que diferencia o espaço. 
 

Toldo com paredes

 

Fonte: www.homify.com.br

 

Esse toldo acompanha paredes de plástico transparentes e brancas, que podem facilmente enrolar-se quando pretende-se manter o espaço aberto. São ideais quando há chuva, para não deixar a água atrapalhar um momento tranquilo e relaxante. O conjunto é um pequeno ambiente exterior que mantém certa privacidade.

 

Toldos combinados

 

Fonte: www.homify.com.br

 

Uma forma artística de cobrir mais espaços é incorporar dois ou mais toldos que se complementam. Desta forma, conquistamos mais sombra, além de que a combinação de ambos cria um espaço artístico e original.

 

Se você está precisando de toldos em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Toldo para varandas

 

Fonte: www.homify.com.br

 

As varandas apresentam problemas diferentes dos jardins, que recebem sol de cima e dos lados. O toldo da imagem traz um fechamento integral que pode ser desmontado e enrolado, deixando-se apenas a parte superior ou as laterais. Adoramos o estilo em listras, escolhido para esta varanda.
 

Toldos com braços articulados

 

Fonte: www.homify.com.br

 

Os toldos com braços articulados podem ser maiores e usados para cobrir o sol de espaços amplos. Podem ser estendidos ou retraídos, dependendo da incidência da luz solar e ainda são muito resistentes e duradouros.

 

Toldos tipo vela

 

Fonte: www.homify.com.br

 

Este toldo que nos lembra a vela de um veleiro, resulta em um dos tipos mais atrativos para cobrir espaços demasiadamente grandes. A cor branca se mantém no tema náutico e é estruturada a partir de pilares de metal. Como a posição do sol varia e a capacidade de proteção destes toldos é limitada, é recomendado usá-los para proteger a área de móveis de jardim, deixando o restante do espaço beneficiar-se do clima sem cobertura.

 

Toldos para eventos especiais

 

Fonte: www.homify.com.br

 

Se queremos organizar um evento ao ar livre e pensamos em convidar um número considerável de pessoas, então temos que investir em um toldo imediatamente. É a melhor forma de não vermos a festa arruinada por um sol demasiadamente radiante ou, pior do que isso, uma chuva torrencial. Nesse contexto, o toldo ainda pode fazer parte da decoração!

 

Toldos que aproveitam estruturas pré existentes.

 

Fonte: www.homify.com.br

 

Os toldos colocados com tensores podem enganchar-se a estruturas pré-existentes. Neste caso, servem muros, telhados, colunas e pilares, deixando sua aplicação infinitamente mais simples. Estes toldos são práticos e bastante econômicos. 

 

Os materiais

As lonas de PVC e as acrílicas possuem maior custo benefício, têm fácil limpeza por não serem aderentes e são bastante resistentes. As acrílicas garantem isolamento térmico e as de PVC, maior resistência às intempéries. As lonas de vinil plástico com trama de nylon são indicadas para quem quer que a área de cobertura do toldo continue recebendo luminosidade total do ambiente externo. Este tipo de material tem resistência de aproximadamente oito anos. O policarbonato é uma opção indicada para quem deseja que a luz entre no ambiente e que a chuva seja barrada. O material tem a mesma aparência do acrílico, porém com a vantagem de ser flexível.

 

As estruturas

As estruturas de alumínio e aço levam vantagem sobre as estruturas de ferro. O aço gera um investimento maior e apresenta melhores resultados e durabilidade. Porém, longe do litoral, o ferro pode durar de 8 a 10 anos se for protegido com uma pintura anticorrosiva. Para garantir maior durabilidade ao metal, é possível usar recursos como, pintura eletrostática, anodização e outros tratamentos.

 

Limpeza, manutenção e durabilidade

Independentemente do material escolhido, os toldos requerem cuidados específicos. Não é recomendável guardá-lo molhado e é necessário lavá-lo com frequência. Para a lavagem, use sabão neutro e água; nunca utilize produtos químicos, pois eliminam os tratamentos antimofo e UV, que evitam o ressecamento precoce do tecido; e não lave com jatos fortes de água, pois estes podem perfurar o tecido do toldo. O ideal é que a lavagem seja feita a cada 90 dias. É possível ainda contratar uma empresa especializada para fazer a limpeza.


via Homify