Organize Sua Cozinha Pequena com Dicas Econômicas

Em muitos lares, principalmente em apartamentos, a cozinha é um dos espaços mais compactos. A falta de espaço pode ser um desafio na hora de manter tudo organizado e funcional. No entanto, com algumas dicas simples e econômicas, é possível transformar sua cozinha pequena em um ambiente bem organizado e eficiente.

Procurando por Cozinhas Planejadas em Sorocaba? Confira:

Prateleiras Inteligentes

Utilize prateleiras em vez de armários para maximizar o espaço. Elas são versáteis e podem acomodar desde temperos a pequenos eletrodomésticos. Instale cilindros removíveis nas prateleiras para guardar itens como papel toalha, papel alumínio ou filme plástico, tornando-os facilmente acessíveis. As prateleiras são as verdadeiras "salva-vidas" de quem tem pouco espaço e poucos (ou até mesmo nenhum) armário na cozinha.

 

Aproveite as Paredes

Pendurar frigideiras, utensílios domésticos e até tábuas de corte nas paredes economiza espaço nos armários. Utilize placas perfuradas e ganchos para criar uma solução prática e decorativa. Barras ou trilhos também são úteis para pendurar conchas e escumadeiras, mantendo-os ao alcance das mãos. Essa abordagem não só otimiza o espaço, mas também adiciona um toque especial à decoração da sua cozinha.

 

 

Caixas Organizadoras

Caixas organizadoras são ideais para manter miudezas e pequenas louças organizadas dentro de armários e até na geladeira. Elas garantem que cada item tenha seu lugar e evitam bagunça. Etiquetas podem ajudar a identificar o conteúdo de cada caixa, tornando a busca por utensílios e ingredientes mais fácil.

 

Empilhe Panelas e Recipientes

Economize espaço empilhando panelas e seus respectivos tamanhos. Mantenha tampas empilhadas por tamanho. Essa tática otimiza o espaço e mantém tudo organizado. Lembre-se de que a organização das tampas também é fundamental para facilitar o acesso quando você precisa delas.

 

Seja Minimalista

Desapegue de objetos que você raramente usa. Se mora sozinho(a), realmente precisa de 20 xícaras? Mantenha apenas o necessário para o uso diário e armazene itens sazonais ou de ocasiões especiais em outro lugar. Essa abordagem minimalista não apenas economiza espaço, mas também simplifica sua vida na cozinha.

 

Procurando por Cozinhas Planejadas em Sorocaba? Confira:

 

Itens de Uso Diário à Mão

Organize açúcar, sal, azeite e outros produtos de uso diário em uma bandeja e mantenha-a à mão. Isso facilita o acesso e evita que você tenha que procurar nos armários o tempo todo. Porta-talheres também pode ser uma ótima solução para manter os talheres à mão. Ter esses itens à vista torna o preparo das refeições mais eficiente.

 

Explore Locais Não Usados

Use os lados dos armários, portas e até mesmo a parte de trás da porta da cozinha para pendurar utensílios e acessórios. Isso economiza espaço valioso e ajuda a manter os itens que você usa com mais frequência à mão. Pendurar aventais, luvas de cozinha e utensílios menos utilizados na parte de trás da porta, por exemplo, os torna prontamente acessíveis.

 

Se você sonha com uma cozinha planejada em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores profissionais para te ajudar, confira nosso site.

 

Eletrodomésticos Embutidos

Se tiver a opção e o orçamento permitir, invista em eletrodomésticos embutidos, como forno ou micro-ondas. Eles ocupam menos espaço e proporcionam um visual mais limpo e organizado à sua cozinha. Essa é uma solução particularmente eficaz em cozinhas pequenas.

 

 

Despensa Organizada

Se sua cozinha possui uma despensa, mantenha-a organizada com caixas, potes de vidro e etiquetas para identificar o conteúdo de cada recipiente. A organização da despensa não apenas facilita a localização de ingredientes, mas também ajuda a manter o controle das datas de validade. Organize os potes por tamanho e certifique-se de que os itens mais antigos estejam sempre na frente.

 

Praticidade no Balcão

Em cozinhas com balcão, mantenha a área limpa e organizada para otimizar o espaço. Poucos objetos sobre o balcão dão uma sensação de organização e espaço. Se o seu balcão tiver prateleiras, utilize-as para armazenar itens de uso diário durante as refeições.

 

Conclusão

Organizar uma cozinha pequena não precisa ser caro. Com algumas modificações simples e a adoção de hábitos minimalistas, é possível criar um espaço organizado e funcional. Assim, mesmo em cozinhas pequenas, você poderá cozinhar com tranquilidade e eficiência. Mantenha a organização e aproveite ao máximo cada canto da sua cozinha.

 

Via: https://www.mobly.com.br/blog/dicas/cozinha-pequena/