O uso da areia e pedra na construção civil

areia e pedra são materiais fundamentais em qualquer tipo de construção. São usados em várias etapas, desde as fundações até as coberturas passando pela estrutura, vedações e acabamentos.

Para cada aplicação deve ser escolhido um tipo de areia ou pedra, mudando a granulometria (tamanho dos grãos). A areia nada mais é do que a parte miúda, resultante da deterioração de rochas. Essa deterioração pode ser causada por processos naturais ou por meio de processos mecanizados para britagem de rochas.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

No Brasil a areia e pedra (rocha britada) também são chamadas de agregados para a construção civil, pois identificam um segmento do setor mineral que produz matéria-prima mineral de aplicação imediata na indústria da construção civil.

Qualquer material de pequena granulometria, ou até cinco milímetros de tamanho, são chamados de areia. A partir dessa medida são chamados de pedra. As pedras são resultados da desagregação de rochas, assim como a areia, e no processo de britagem forma a pedra britada. Todos esses elementos são usados para levantamento de paredes e acabamentos.

Areia

areia para construção civil é muito importante pois é um agregado básico na construção de uma obra, essa areia é utilizada em grandes quantidades como agregado para a fabricação de concreto para as mais diversas finalidades, desde as fundações até as coberturas passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Deve ser escolhido um tipo de areia para construção, para cada finalidade, variando a granulometria e a pureza do material.

A areia é dividida entre finamédia e grossa. areia fina é utilizada em acabamentos, assentamento de pisos e pinturas. Já a areia média é mais utilizada na preparação de massa e assentamento de tijolos concreto para enchimento de brocas, lajes, vigas e colunas. A areia grossa é usada para preparar o concreto, chapiscos para reboco e drenagem. Porém a utilização de areia grossa para reboco deixa um acabamento ruim, então, a não ser que queira um acabamento rústico, é melhor não usar.

Pedra

A pedra é um material mineral sólido, duro, da natureza das rochas. É usada na confecção de calçadas, vigas e acabamentos. Para isso, utiliza-se a pedra britada, classificada de zero a cinco. Essa medida quer dizer que quanto maior sua classificação maior o seu tamanho.

Além disso, tem-se uma variedade de misturas entre britas como, por exemplo, a brita graduada, que é uma mistura da brita 0 com qualquer outra da família e a bica corrida mistura todos os tamanhos sem ultrapassar 50 mm. Isso porque em certo tipo de acabamento a mistura é ideal para dar corpo e reforço a massa. A pedra tem materiais da construção civil. Também é utilizada na decoração de ambientes, como em jardins. Seja qual for o tamanho da sua construção, tenha em mente que para adquirir todos os materiais você precisa saber quais dimensões e quantidades são necessárias. Para se evitar possíveis transtornos na escolha desses materiais, é de extrema importância consultar um profissional ligado à área da construção civil.