O que você precisa saber antes de contratar um eletricista?

As instalações elétricas estão presentes em diferentes ambientes e são fundamentais para o bem-estar e o uso de objetos no dia a dia. Praticamente tudo está ligado com a eletricidade atualmente. Portanto, é fácil entender a importância desses sistemas.

Vale lembrar que esses sistemas são bastante complexos e contam com uma série de fatores para garantir principalmente a segurança do imóvel. Como é de se imaginar, a eletricidade é extremamente perigosa e pode causar vários acidentes.

A Esgotecnica oferece para seus clientes soluções completas nem reparos da rede elétrica. Conte com nossos serviços 24h para ter tranquilidade e segurança completa!

Para ajudar ainda mais nossos clientes, estamos listando alguns dos problemas elétricos residenciais mais comuns.

Veja os tipos de problemas elétricos comuns em residencias!

Procurando por Eletricistas em Sorocaba? Confira:



Problemas elétricos residenciais

Problemas elétricos residenciais – Quais os principais

Existem diferentes problemas que podem acometer a sobrecarga da rede elétrica de uma residência e também de outros locais, como prédios comerciais e industriais.

Os problemas podem acontecer por diversos motivos. Entre os principais causadores estão a idade da rede elétrica, que pode estar desatualizada ou problemas de instalação.

Um outro causador muito comum é a não atualização da rede elétrica quando se tem novos equipamentos eletrônicos.

A rede elétrica é feita para suportar até um certo tipo de tensão. Quando é instalado um novo chuveiro por exemplo, é possível que ele exija mais energia do que o que a rede é capaz de suportar.

Isso causa uma série de problemas, incluindo alguns que vamos listar aqui:

Queda dos disjuntores

A queda dos disjuntores é um dos problemas elétricos residenciais mais comuns que encontramos. Esse problema é caracterizado pelo disjuntor que desliga depois de um tempo de uso.

Isso acontece geralmente ao usar equipamentos que exigem muito da rede elétrica, como o chuveiro ou o ar-condicionado. O disjuntor desarma depois de um tempo por causa do superaquecimento.

Esses equipamentos são desenhados para desligar ao superaquecerem. O superaquecimento pode ser causado por instalação com defeito, sobrecarga da rede ou simplesmente um parafuso mau apertado no disjuntor.

Quando esse problema se torna recorrente, é preciso investigar imediatamente o que está causando a queda do disjuntor.

Esse problema não pode ficar sem solução. O disjuntor desarma para evitar um curto circuito e o princípio de um incêndio.

Caso você deixe o disjuntor caindo sem achar a solução para o problema, eventualmente ele pode perder esse fator de segurança e acabar causando incêndios graves.

Procurando por Eletricistas em Sorocaba? Confira:

Disjuntores incompatíveis com a rede

Ainda em relação aos disjuntores, um erro comum é a instalação de equipamentos incompatíveis com toda a rede elétrica.

Caso a corrente nominal do disjuntor não seja compatível com a capacidade de condução da corrente, bem como dos cabos de eletricidade.

Isso quer dizer que é possível que uma instalação tenha um disjuntor com capacidade acima do que a dos condutores. Essa instalação incorreta acaba retirando a proteção da rede e podendo causar um curto circuito nos fios.

white 2-slot plug mounted on blue wall

Problemas nos fios da rede elétrica

Como qualquer outro material, os fios usados na rede elétrica também acabam deteriorando com o tempo, principalmente se outros problemas foram detectados na rede. Com os danos nos fios elétricos, abre-se a possibilidade de curtos circuitos diretamente com a estrutura do imóvel.

Se a capa de PVC de um fio acaba quebrando ou rachando, o cobre poderá entrar em contato com a madeira de forros ou do telhado e pode iniciar um incidente.

Caso a sua instalação elétrica tenha mais de 10 anos, é necessário realizar uma inspeção para determinar como está a estrutura dos fios.

Rede desatualizada

Imóveis são feitos para durar muitos anos, mas com a rede elétrica não é a mesma história. Caso você tenha um imóvel antigo que teve a rede elétrica feita na época da construção, é importante atualizar os fios e o sistema.

Isso evita que a rede tenha superaquecimento, assim como adéqua a construção para as novas práticas de segurança exigidas pelo mercado.

Também é importante realizar uma atualização para trocar fios que possam estar com milimetragem errada ou desgastados.

Procurando por Eletricistas em Sorocaba? Confira:



white usb cable plugged in white electric socket

Dicas para evitar problemas elétricos residenciais

O mais importante é sempre evitar esses problemas, já que eles trazem muitos riscos uma residência e para os equipamentos ligados à rede elétrica.

O importante é sempre evitar a sobrecarga da rede. Por isso, nunca instale equipamentos sem consultar um eletricista sobre a viabilidade da rede.

Também é importante evitar o uso de vários equipamentos em uma única tomada. Ao tomar esses cuidados simples, é possível evitar uma série de problemas graves.

Para garantir ainda mais segurança, entre em contato com um eletricista profissional. Se o problema parecer ser grave e que pode ser um risco para a sua segurança, desligue o disjuntor enquanto aguarda pelo devido atendimento.

IMPORTANTE: Em qualquer reparo elétrico, contrate profissionais competentes e com experiência. O Guia do Construtor tem uma lista completa de profissionais. Confira!

Via https://www.eletricista.srv.br/problemas-eletricos-residenciais-conheca-os-principais/