O que não fazer para desentupir um cano

O encanamento faz parte do projeto hidráulico de casas e empresas e está conectado diretamente a um grande sistema de uma cidade. Quando acontecem problemas, é muito comum tentarmos resolver com soluções caseiras encontradas na internet ou aconselhadas por parentes e amigos, mas, essa não é a forma correta de resolver o problema. Um encanador é um profissional responsável e preparado para executar esse serviço e, te recomendamos que entre em contato antes de tomar qualquer atitude!
 
Algumas atitudes podem danificar seriamente o sistema e causar muita dor de cabeça para os donos, causando prejuízos financeiros e desconfortos como mau cheiro ou impossibilidade de utilizar banheiro, cozinha e área de serviço.

Procurando por Encanadores Hidráulicos em Sorocaba? Confira:



Como desentupir ralo: 4 maneiras para acabar com esse problema
 

Hoje trouxemos algumas dicas do que não fazer ao se deparar com um problema de entupimento e também algumas dicas de prevenção de problemas!

Como se prevenir contra entupimentos de canos

  • Nunca despeje óleo na pia: óleos e gorduras agarram nas paredes dos canos, danificando o sistema hidráulico e também contaminando as águas. Procure na sua cidade por um sistema correto de descarte de óleo.
  • Utilize um mini ralo: um mini ralo é uma proteção, uma pequena estrutura de inox ou ferro que se encaixa no seu ralo evitando a entrada de restos de comida e dejetos.
  • Não jogue restos de comida: nunca jogue sobras de comida na pia, além de favorecer a proliferação de bactérias e doenças, esse hábito contribui para o posterior entupimento do encanamento. Essa dica também vale para o pó de café, hein?
  • Você trabalha com argila ou outros materiais artísticos? Não lave as mãos na pia. Esses materiais endurecem nas laterais dos canos feito concreto e causam entupimento. Lave as mãos em uma bacia e jogue pela descarga.
 
Caso aconteça algum entupimento mesmo tomando as devidas precauções, recomendamos que você entre em contato com um encanador especializado, que irá te apresentar uma solução profissional. Antes da chegada do encanador, evite tomar as atitudes descritas abaixo:
 

1. Não utilize soda cáustica e coca-cola

 
Sabemos que essa é a solução mais comumente utilizada e recomendada, porém a soda cáustica é uma substância corrosiva, que pode prejudicar permanentemente a estrutura dos canos, principalmente se forem de PVC, causando futuros vazamentos. A coca-cola possui alta ácido fosfórico, mas a sua concentração não é suficiente para solucionar um entupimento, no máximo adiá-lo um pouco.

Procurando por Encanadores Hidráulicos em Sorocaba? Confira:

2. Não utilize objetos pontiagudos

 
Objetos pontiagudos como cabos de vassoura, fios de aço, facões entre outros podem provocar sérios danos, além causarem sujeira, odores e uma situação extremamente desconfortável. Alguns procedimentos só devem ser realizados por profissionais especializados.
 
Como usar a soda cáustica para desentupir seu vaso? - JS Ambiental

3. Não tente desarmar o sifão da pia sozinho, contrate um encanador

 
Desarmar sozinho o sifão da pia não é uma boa ideia, pois, para realizar esse serviço é necessário possuir especialização e perícia sobre o assunto. Na maioria dos casos, a tubulação é prejudicada e você não consegue refazer a montagem. 
 

Algumas dicas para desentupir de forma segura e em casa

 
Você pode utilizar o conhecido desentupidos de borracha e também vinagre e bicarbonato de sódio, que juntos causam uma efervescência capaz de desobstruir os canos.

Como desentupir vaso sanitário? Aprenda 7 formas de fazer isso | Triider
 
Mas, o mais correto a fazer é contratar ajuda profissional, pois é uma alternativa mais segura e 100% de certeza que resolverá o problema.