O que faz um arquiteto?

Você sabe como é a carreira de um arquiteto? Então, confira agora mesmo o que faz um arquiteto.

O curso de Arquitetura

O curso de Arquitetura dura, em média, quatro anos e se desenvolve em meio período. O aluno dessa graduaçãoprecisa gostar de matemáticadesenhoarte e história, pois a grade desse curso é bem ampla e mescla disciplinas das áreas das ciências exatas e de humanas. Nos anos finais é obrigatório que o aluno faça estágio e uma monografia de conclusão de curso. Nesse trabalho, a maioria das instituições de ensino exige um projeto arquitetônico. O futuro arquiteto necessita ter a habilidade de desenhar muito bem, afinal seus projetos arquitetônicos serão feitos de diversas formas, mas as mais comuns são em maquetes a partir de desenhos e em plantas desenhadas à mão.

arquiteto em sorocaba

Atribuições de um Arquiteto

Os vestibulandos possuem muita dúvida em relação à carreira do arquiteto. Isso ocorre devido à proximidade, o que gera uma certa confusão, com a profissão do engenheiro civil. Então, veja o que faz um arquiteto: o arquiteto é o profissional responsável por planejar e organizar os espaços internos e externos onde as pessoas vão morar, trabalhar e ter seu lazer como em museus, cinemas e teatros. O objetivo desse profissional é tornar o projeto arquitetônico funcional, confortável e bonito sem agredir o meio ambiente. O interesse dele não é apenas estético como muitos acreditam, pois o projeto arquitetônico visa não agredir o meio ambiente, procura harmonia entre a iluminação, móveis e ventilação para gerar mais conforto, busca baixo custo da mão da obra e, por fim, o profissional formado em arquitetura garante maior funcionalidade para o local que ele planejar.

Mercado de trabalho para o curso de Arquitetura

O mercado de trabalho para o profissional formado em Arquitetura sofre algumas quedas em determinadas regiões, por causa da saúde financeira do país. Afinal o crescimento das cidades está estreitamente ligado a essa variável. Porém essa carreira não está em crise, pois há uma grande demanda por habitação; assim, o arquiteto possui oportunidades no setor público e privado. Contudo, o arquiteto precisa se manter atualizado, porque surgem com frequência, nessa área, diversas novidades em relação a técnicas e materiais.

arquiteto em sorocaba

Setor público

O setor público é, atualmente, o que mais gera empregos aos arquitetos, pois esse setor é responsável por realizar as obras de infraestrutura e urbanização nos municípios. Existem diversas oportunidades para os que desejam realizar os concursos públicos. Veja algumas:

  • prefeituras;
  • instituições de ensino e pesquisa;
  • órgãos públicos.

Procurando por arquitetos em Sorocaba? Confira aqui!

Setor privado

O desejo da maioria dos profissionais formada em Arquitetura é montar seu próprio escritório e exercer suas funções de forma autônoma. Para os arquitetos que preferirem o setor privado existem muitas possibilidades. Confira algumas delas abaixo:

 
  • construtoras civis;
  • escritórios de designer de interiores;
  • escritórios de paisagismo e ambiente;
  • escritórios de comunicação visual.

Exterior

O arquiteto que desejar ir para o exterior pode conseguir diversas oportunidades de emprego. Existem concursos para quem deseja trabalhar no exterior. Os locais onde esse profissional pode exercer suas funções não são diferentes dos apresentados para o Brasil. Veja alguns deles.

  • construtoras de obras;
  • escritórios de arquitetura e urbanismo;
  • organizações não governamentais.

 

Encontre aqui telefones e endereços de arquitetos em Sorocaba e região. Com o Guia do Construtor você encontra as melhores opções em construção civil: www.guiadoconstrutor.com.br/arquitetos-em-sorocaba 

(via)