O que faz um arquiteto?

De maneira bem sucinta e generalista, um arquiteto é o profissional responsável por criar, projetar e planejar espaços habitados pelo homem. Apesar de essa descrição abranger de maneira bastante ampla o que faz o profissional de arquitetura, a profissão não se restringe somente a isso.

A pessoa formada em arquitetura também é capaz de coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica de empreendimentos, executar e fiscalizar obras, efetuar vistorias, perícias e avaliações, bem como emitir laudos e pareceres.

arquiteto em sorocaba

Além disso, você sairá da faculdade apto a projetar, além de casas e edifícios, obras urbanas voltadas ao paisagismo e ao urbanismo, decoração de interiores e questões sobre iluminação e sustentabilidade.

Na verdade, o item mais importante, que deve guiar toda e qualquer atividade profissional ligada ao ramo da arquitetura, não importando ela qual seja, deve ser a capacidade do arquiteto em priorizar, sempre, a qualidade de vida das pessoas que irão habitar ou frequentar o espaço por ele projetado, executado ou fiscalizado. Para isso, deve-se levar sempre em consideração aspectos técnicos, históricos, culturais e ambientais de cada local.

Justamente por abranger tanto questões técnicas e precisas como também as de cunho cultural e histórico, o curso de arquitetura é de caráter multidisciplinar. Durante o período de graduação — que dura, em média, 5 anos — você cursará disciplinas diretamente ligadas às Ciências Exatas, como geometria e computação gráfica, mas também outras pertencentes às Ciências Humanas e Sociais, como história da arquitetura, sociologia, ética e legislação.

Além disso, para tornar-se um bacharel em arquitetura, você também aprenderá questões específicas da profissão de arquiteto, com disciplinas como estruturas, conforto ambiental, projeto paisagístico, desenho arquitetônico, ergonomia, resistência de materiais, topografia, desenho, tecnologia da construção, entre outras.

Para formar-se arquiteto, além de todas essas e mais outras disciplinas — a grade curricular varia de instituição para instituição —, é necessário também realizar um período de estágio obrigatório e desenvolver um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que, na maioria das vezes, consiste na criação de um projeto arquitetônico completo.

arquiteto em sorocaba

Porém, para tornar-se um arquiteto de sucesso e reconhecido na área, somente ter um diploma de bacharel em mãos não vai funcionar, viu? Além da graduação, é necessário realizar ações e desenvolver habilidades que o levem a construir uma carreira sólida na área. 

Encontre aqui telefones e endereços de lojas de arquitetura em Sorocaba e região. Com o Guia do Construtor você encontra as melhores opções em construção civil: www.guiadoconstrutor.com.br/arquitetura-em-sorocaba 

(via)