O que faz o encanador e instalador de tubulações?

O que faz o encanador e instalador de tubulações?

 

Trabalham em atividades ligadas às indústrias de construção civil, eletricidade, gás e água quente, de captação, purificação e distribuição de água e de transporte aéreo e aquaviário. Essas atividades correspondem à operacionalização de projetos de instalação de tubulações. Para tanto, estudam projetos, dimensionando e especificando materiais. Por meio de instrumentos de medição, tais como régua e nível, marcam a posição de tubulações. Abrem superfícies e estruturas e fixam suportes para acomodação de tubulações. Para instalar tubulações, cortam, dobrando, montam, ajustam e vedam tubos e conexões. Para instalar válvulas, ralos, registros, torneiras e aparelhos sanitários, utilizam ferramentas manuais. Também realizam testes de pressão enchendo a tubulação com água ou ar para localizar vazamentos. Além disso, os encanadores e instaladores de tubulações reparam e mantêm instalações emendando tubos, desobstruindo ralos, substituindo tubos, registros, torneiras ou aparelhos sanitários.Trabalham em atividades ligadas às indústrias de construção civil, eletricidade, gás e água quente, de captação, purificação e distribuição de água e de transporte aéreo e aquaviário.

Essas atividades correspondem à operacionalização de projetos de instalação de tubulações. Para tanto, estudam projetos, dimensionando e especificando materiais. Por meio de instrumentos de medição, tais como régua e nível, marcam a posição de tubulações. Abrem superfícies e estruturas e fixam suportes para acomodação de tubulações. Para instalar tubulações, cortam, dobrando, montam, ajustam e vedam tubos e conexões. Para instalar válvulas, ralos, registros, torneiras e aparelhos sanitários, utilizam ferramentas manuais. Também realizam testes de pressão enchendo a tubulação com água ou ar para localizar vazamentos. Além disso, os encanadores e instaladores de tubulações reparam e mantêm instalações emendando tubos, desobstruindo ralos, substituindo tubos, registros, torneiras ou aparelhos sanitários.

Procurando por Encanadores Hidráulicos em Sorocaba? Confira:

Do que preciso para ser Encanador(es) e Instalador(es) de Tubulações:

Para atuar nessa profissão, é necessário, em média, ter cursado da quarta à sétima série do ensino fundamental; porém, para os instaladores de tubulação de aeronaves a exigência é um pouco maior, ou seja, é necessário concluir o ensino médio. Além disso, é recomendável fazer cursos básicos profissionalizantes que podem variar de 200 a 400 horas-aula. O período para desempenhar o pleno exercício das atividades varia de acordo com a ocupação: menos de um ano de experiência profissional para os encanadores, assentadores de canalização e instaladores de tubulações; de três a quatros anos para os instaladores de tubulações de embarcação, gás combustível e de vapor; e mais de cinco anos para os instaladores de tubulações de aeronaves.

Procurando por Encanadores Hidráulicos em Sorocaba? Confira:

Ocupações:

  • Assentador de canalização (edificações);
  • Encanador; Instalador de tubulações;
  • Instalador de tubulações (aeronaves);
  • Instalador de tubulações (embarcações);
  • Instalador de tubulações de gás combustível (produção e distribuição);
  • Instalador de tubulações de vapor (produção e distribuição)

Fonte: https://osexecutantes2.webnode.com.br/a%20minha%20fun%C3%A7%C3%A3o/encanador-industrial/