A Importância do Ferro na Construção Civil

O ferro é um minério encontrado na natureza que foi muito usado no passado na sua forma tradicional até o descobrimento do aço. Foi com a Revolução Industrial que o aço passou a ser produzido em escala, isto devido a invenção dos fornos que permitiam corrigir as impurezas do ferro e ainda adicionar propriedades que o tornariam resistente ao desgaste, impacto e corrosão. Desta forma o aço é formado basicamente por ferro e carbono. A usina siderúrgica é a empresa responsável pela transformação do minério de ferro em aço, de maneira que ele possa ser usado comercialmente.

Procurando por Ferro em Sorocaba? Confira:

Esse material é usado na fabricação de bens como automóveis, eletrodomésticos e até brinquedos e é indispensável na construção civil, principalmente em construções de grandiosas, como pontes, edifícios, ferroviárias, galpões, hangares, parques de diversões, etc., pois ele proporciona segurança, firmeza e sustentabilidade a essas construções.

 

Concreto armado

Contudo, a verdadeira revolução da utilização do aço na construção civil aconteceu no final do século XIX com a origem do Concreto Armado. O Concreto armado usa a vantagem do concreto, que é sua alta resistência às tensões de compressão, com a vantagem do aço, em ser resistente às trações. Como por exemplo, em uma construção de parede é necessário que o fio de barra de aço passe por dentro do tijolo, formando um anel que vai dar uma segurança a mais para a estrutura da edificação. O Prédio do Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um exemplo de construção com concreto armado. Seu projeto foi muito ávido e continha o maior vão livre da época, 76 metros, e isso só foi possível por conta do emprego de estruturas de aço juntamente com concreto. A união da armadura de aço com o concreto armado possibilitou assim, a construção de prédios cada vez mais altos revolucionando os padrões arquitetônicos.

 

Se você está procurando por ferro em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Foto: Reprodução/Freepik

 

Formas de utilização do ferro

ferro (aço) pode ser usado sob a forma de vergalhões, barras, vigas, brocas e colunas, porém os principais ferros usados em uma construção civil são o vergalhão e barra de transferência. O vergalhão é um ferro com a superfície nervurada e é utilizado em armaduras para o concreto armado. É indicado para obras como: construção de pontes, aeroportos, prédios e construções de imóveis. Já o ferro em barra de transferência é primordial para uma construção civil. A barra de transferência permite a movimentação entre as placas de concreto e ela também reduz a espessura do piso e proporciona uma economia pequena, porém faz a diferença no custo da obra.

 

Importante

Para obter sucesso na realização da sua obra e não se deparar com problemas de sustentação e firmeza no futuro, é ideal procurar por ferro de construção de boa qualidade e saber que quantidade usar. A maneira mais fácil de atingir este objetivo é comprar ferro de construção e outros materiais de empresas confiáveis, com estabilidade no ramo, conhecimento do mercado e da construção civil e que ofereça produtos de primeira categoria.

Enfim, a utilização do aço mudou para sempre a engenharia civil e a arquitetura, tornando possível a expansão da imaginação dos projetistas. Essas criações não seriam possíveis somente com a rigidez e o peso do concreto.

 

Encontre diversos fornecedores e lojas de ferro em Sorocaba no Guia do Construtorhttps://www.guiadoconstrutor.com.br/ferro-em-sorocaba