Guia Digital

Categorias

Montagem de andaime: como fazer de forma segura?

Trabalhos em altura demandam alguns dispositivos especiais para que o trabalhador tenha a mobilidade apropriada, de forma segura e produtiva. Por isso, os andaimes são um dos dispositivos mais utilizados. Existem diversas versões, como o fachadeiro, suspenso, multidirecional e tubular, porém, independentemente do tipo, um aspecto que sempre será prioridade é a montagem de andaime.

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

 
montagem de andaime

Esse processo demanda muita atenção e a verificação de vários aspectos e detalhes, como isolamento apropriado, qualidade da estrutura, entre outros. Por isso, neste texto você verá quais são os aspectos e cuidados mais importantes. Continue a leitura!

O que é e como funciona a montagem de andaime

Os andaimes são estruturas montadas provisoriamente a fim de conceder acesso a algum local, possibilitando que os trabalhadores executem as atividades com maior facilidade e segurança. Eles podem ser feitos de alumínio, madeira ou aço e, para evitar acidentes, sua montagem e uso requerem muito cuidado e atenção.

Qual a importância de montar corretamente

Montar o andaime é algo tão importante para a segurança do trabalhador. A atividade exige que o projeto e a instalação sejam realizados e acompanhados por um profissional habilitando, de acordo com as orientações quanto a dimensionamento, uso e montagem que estão presentes na NR 18 e a NBR 6.494.

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

5 cuidados durante a montagem de andaime

1. Escolher uma área apropriada

A área em que o andaime será instalado é muito importante, pois a escolha inadequada é uma das principais causas de acidentes. O local precisa ser preparado deixando o solo reto e compacto, aguentando o peso do andaime, dos trabalhadores e das ferramentas, sem que ocorra deslocamentos.

2. Fazer o isolamento correto

Os andaimes não devem ficar em locais com grande tráfego de pessoas. A área precisa ser isolada de forma que, a distância do andaime à outras atividades e fluxos não envolvidos na execução, seja de, aproximadamente, 2 metros. 

3. Verificar a qualidade das estruturas do andaime

A verificação na qualidade das estruturas é muito importante para que os trabalhadores fiquem em segurança. Além da inspeção tátil e visual dos componentes, durante a montagem deve-se checar esquadro, prumo e alinhamento das torres a fim de verificar se o esforço em algum ponto não será excessivo ou diferente do dimensionado.

4. Estar atento ao piso

O piso deve ser completamente forrado, fixado, nivelado e com material antiderrapante, proporcionando um conjunto resistente e seguro. Quando forem utilizados pisos de madeira, deve-se utilizar as que não apresentem nós ou rachaduras. Além disso, elas não podem ser pintadas, uma vez que esse tipo de tratamento pode ocultar imperfeições.

5. Fornecer e verificar o uso dos equipamentos de segurança apropriados

Os EPIs são obrigatórios para os profissionais que trabalham montando os andaimes e os que executarão os serviços. Por isso, não deixe de entregar e vistoriar o uso adequado. Devem ser fornecidos capacetes, cintos de segurança, óculos de proteção, botas, macacão, luvas, protetores auriculares etc.

A montagem de andaime é muito importante em uma obra e deve ser feita com eficiência, a fim de garantir a produtividade desejada e a segurança, evitando a ocorrência de acidentes. Por isso, devem ser utilizados materiais de qualidade e contratados profissionais qualificados para projetar e acompanhar a execução.

Gostou deste texto? Quer entender mais sobre os andaimes, as opções de uso e os cuidados necessários? Então leia mais em “4 dicas para não ter problemas com o aluguel de andaimes”!

Via https://info.casadoconstrutor.com.br/almanaque/dicas/montagem-de-andaime-como-fazer-de-forma-segura/

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:


Leia também