Materiais ecologicamente corretos, sustentabilidade e material auto-sustentável

Você provavelmente já ouvir falar nesses termos, mas você sabe qual a diferença entre eles? Entenda um pouco mais sobre materiais ecologicamente corretos, sustentabilidade e auto-sustentável.

O que é SUSTENTÁVEL?

Sustentável é o termo que usamos quando nos dirigimos aos materiais que não agridem a natureza, são materiais que são utilizados e podem ser utilizados novamente de forma reciclável, como carrega pet por exemplo, a garrafa pet é um material sustentável ele sustenta a natureza não estamos tirando nada da natureza, com isso não estamos agredindo-a.

O que é ECOLOGICAMENTE CORRETO?

O ecologicamente correto é um termo que tem um significado parecido com o sustentável, a ideia também é não agredir a natureza, se aplica a materiais, e técnicas.

Um exemplo bem comum de comportamento ecologicamente correto, é o aplicado as piscinas, quando optamos por usar materiais químicos que não contém cloro, como materiais que não agridem a natureza podemos dizer que estamos usando um material ecologicamente corretos, no tratamento de nossa piscina.

O que é AUTO SUSTENTÁVEL

O auto sustentável é o que tem o significado mais distante entre os três termos, porque é o modelo de arquitetura/obra que também não agride a natureza, mas pode ser encarados de diferentes maneiras.

Em uma obra auto sustentável usaremos produtos que aproveitem a natureza e o espaço em que a obra está sendo realizada, por exemplo aquecimento solar, que pode ser usado para água e para iluminação, diminuindo custos de energia. Um outro exemplo são as cisternas que recolhem água da chuva, e você pode reutilizar essa água tanto em banheiros como na irrigação de jardins.

Um projeto bem pensado e auto sustentável vai aproveitar da melhor maneira a ventilação e iluminação natural, reduzindo ou excluindo a necessidade de aparelhos como, ar-condicionado e ventilador.

Ou seja a definição de um projeto auto sustentável e que é um projeto que é independente ou seja se sustenta da melhor forma possível no ambiente no qual está inserido.

Para explicar melhor a diferença do termo para os outros, você pode ter um projeto/obra sustentável ecologicamente correto, e também um projeto sustentável com alta tecnologia, os dois vão te dar oportunidade de não agredir a natureza, mas um não é ecologicamente correto, e outro sim, como profissional e também pela questão ecológica, eu prefiro sempre escolher o caminho da arquitetura ecologicamente correta, para diminuir os danos a natureza, além de custos futuros.