Materiais e dicas de serralheria: portões basculantes
Imagem da internet
A serralheria é uma fábrica, geralmente de pequeno porte, em que são realizadas peças de metal e alumínio, com auxílio de processos como a soldagem. No local, também são realizados serviços de polimento e pintura, e elaborados vários sistemas de construção civil, como os portões basculantes. A instalação das peças é um serviço que costuma ser oferecido pela própria serralheria.
Serviço de Serralheria para Portão Basculante
Imagem da internet: via Serralheria JI
Os portões basculantes são compostos de um travessão e duas caixas fixas laterais. A folha do portão, por sua vez, fica ligada a braços estabilizadores, permitindo a movimentação com auxílio de roldanas.
A realização do portão basculante, em serralherias, é iniciada pelo travessão. Recomenda-se que a medida do travessão considere uma folga de cerca de 5 cm da medida do portão. A caixaria das traves laterais do portão pode ser de 15 cm x 15 cm, chamada caixaria de 150, por exemplo.
O portão basculante tem como padrões recorrentes 2,40 ou 2,50 metros de altura. Como explica o profissional Fábio Varão, do portal Oficina Garagem, dentro da caixaria de 150 para o travessão do portão basculante, é inserida uma caixa dobrada de 1,10 metros de comprimento, contendo uma seção quadrada de 1,20 x 1,20 metros. Internamente à mesma, é soldado um vergalhão para ser colocado o cabo de aço de suspensão.
Na lateral da estrutura do portão, para inserir o rolamento, é utilizado o perfil “I”. Suas dimensões dependerão do projeto específico ou do kit para a construção do portão.
Conforme Fábio Varão, a roldana é soldada com cantoneiras, servindo para suspender e baixar o portão basculante. Na trave superior do portão basculante, a peça também é 150, possuindo uma caixaria em “L”.
O corte para a inserção da roldana é realizado conforme a sua dimensão. Considerando uma roldana de 4 polegadas, a altura do recorte é de 10 cm. A largura do corte deve considerar uma pequena folga além da espessura da roldana.
O cabo de aço inserido no portão basculante pode ser de 5 a 6 metros, tendo em vista eventuais ajustes e necessidades adicionais. Salienta-se que o mesmo não pode ser emendado depois de cortado. Os acessórios dos portões basculantes, inclusive, são oferecidos em kits, muitas vezes disponíveis em serralherias.
Custos de Execução de Portões Basculantes
O valor do portão basculante dependerá dos materiais empregados, bem como da mão de obra de serralheria necessária. Os materiais utilizados, conforme Arestides Ribeiro do portal A&A Serralheria, englobam:
- Caixaria
- Travessão
- Kit de acessórios
- 4 discos de corte
- 1 disco de desbaste
- Disco de lixa
- 1 kg de eletrodo
- Dobradiças
- Metalon
- Fechadura de sobrepor
- Barras chatas
- Tubo redondo para realizar o ponto de giro
- Barra de metalon (6 metros)
- Preenchimento de metalon
- 1 L de Thinner
- 3,6 L de zarcão
- Massa plástica (400g)
O serviço de serralheria do portão basculante também envolve custos de água, energia, manutenção, transporte e mão de obra do serralheiro, como explica Arestides Ribeiro. Considerando tais materiais e serviços na elaboração de um portão basculante padrão de 3 x 2,5 metros, o valor será de aproximadamente R$ 2.500,00.
A automação do portão basculante necessitará de materiais e serviços adicionais. Também é necessário salientar que os valores dos materiais e serviços irão variar conforme a região e a empresa dos componentes de construção.