Mármore, granito ou granilite? Conheça algumas opções para bancadas

Na hora de escolher o material ideal para a bancada da sua cozinha ou áreas úmidas da casa, é importante estar atento não só à estética dos materiais, mas principalmente à funcionalidade e praticidade de uso no dia-a-dia, às suas recomendações técnicas e especificações de instalação.

Há uma dúvida muito comum a respeito de qual material é o correto para a bancada da cozinha, já que é uma área muito utilizada para o preparo e o manuseio de alimentos e que recebe uma grande quantidade de água e líquidos. Se você está precisando de orientação sobre esse assunto, leia a matéria até o final para saber qual material escolher.

Procurando por Marmorarias em Sorocaba? Confira:

O granito


O granito é uma rocha formada por minerais como quartzo, mica, feldspato, entre outros. Existe uma grande variedade de cores, tamanhos e estilos de granito e a sua principal vantagem é que ela é uma pedra mais comum por isso, mais barata.

Além disso, o granito é uma rocha mais dura, dentro da escala que mede a dureza dos minerais, por isso, é um dos materiais mais resistentes e indicados para bancadas, ilhas de cozinha e pias de banheiro. As bancadas de granito possuem grande durabilidade, são fáceis de limpar e são resistentes a arranhões, líquidos e ao calor. No entanto, uma desvantagem do granito é que as pedras mais claras podem manchar e absorver gorduras e líquidos.

Além do seu uso mais conhecido no banheiro e na cozinha, o granito também é muito utilizado em pisos, paredes, mesas e bancos, em estações de metrô, prédios comerciais e residenciais com amplo tráfego, praças públicas etc. É um material amplamente utilizado na construção civil, por arquitetos e decoradores, pela sua versatilidade e funcionalidade.

 

Se você está procurando por mármores em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

Procurando por Marmorarias em Sorocaba? Confira:

O mármore

O mármore é uma rocha derivada do calcário amplamente utilizada na construção civil e na decoração de ambientes. Assim como o granito, o mármore pode ser utilizado para criação de peças decorativas e funcionais e é extremamente valioso para obras de arte e detalhes na decoração.

Um das desvantagens do uso do mármore, é que por ser uma rocha menos comum, seu preço é um pouco mais elevado. Além disso, é uma rocha que apresenta um índice de dureza mais baixo, o que a torna um mineral mais “mole” que o granito. Essa característica traz mais porosidade ao mármore, aumentando o risco de manchas e absorção de gordura. Por isso, o mármore é menos indicado para áreas de muita manipulação de líquidos e alimentos, já que ele mancha e pode se deformar com mais facilidade. Apesar disso, o mármore pode ser tratado com produtos específicos e impermeabilizante, para conferir mais durabilidade e funcionalidade ao material




Granilite

O granilite é um material feito a partir de vários minerais granulados, entre eles o granito, o quartzo, o calcário e uma mistura de concreto branco e areia. Essa junção de vários minerais conseguiu criar um resultado belíssimo para o granilite aproveitando a dureza do concreto e o transformando em um material mais acessível.

Com um acabamento a base de verniz específico, o granilite se torna brilhante, impermeável e fácil de limpar, tornando-se um material esteticamente belo e funcional.

Além disso, com uma envernização bem feita, a estrutura torna-se impermeável e brilhante, contribuindo tanto para a beleza quanto para a funcionalidade. A sua base de concreto confere durabilidade e praticidade para a sua cozinha, área de lazer, área de serviço ou banheiro.