Conheça os tipos de madeiras mais utilizados na marcenaria


A história da marcenaria caminha lado a lado com a história da cultura através dos tempos. Em épocas de grande avanço tecnológico, houve grande avanço em relação ao design e construção de mobílias finas. Com isso a marcenaria está em constante evolução.

Existem centenas de tipos de madeira diferentes usadas no ramo da marcenaria. No entanto, algumas delas são mais utilizadas na produção de móveis, estruturas, esquadrias, itens de decoração etc. Veja a seguir a definição das madeiras mais utilizadas pelo mercado.

Procurando por Marcenarias em Sorocaba? Confira:



Goiabão

O goiabão é uma madeira pesada, de cor amarela pálida, textura fina e grã direita, com gosto e cheiro indistintos. Possui baixa resistência a fungos e cupins. É usado em móveis, artigos domésticos decorativos, torneados, lâminas, construção civil, tacos, chapas, etc.

Pau-amarelo

De cor marfim clara o pau-amarelo tem uma resistência muito boa ao ataque de fungos, cupins e aos insetos de madeira seca. É usado em tacos, cabos de ferramenta, portas, marcenaria de luxo, tábuas, ebanisteria, móveis, dormentes, objetos torneados, construção naval, assoalhos, pontes.


Peroba

A peroba é uma madeira brasileira, que possui uma cor marrom-clara que lembra a cor do mel. É bem pesada, densa e durável. É usada em interiores, decoração, pisos, painéis, entalhes, esquadrias, móveis, peças torneadas, cabos de ferramentas, tacos, tábuas para assoalhos, vagões, carrocerias, etc., além de produzir uma boa lenha

Pinho

O pinho possui uma cor amarelada, um pouco mais clara que o mostarda. Sua superfície é lisa, lustrosa e uniforme. Possui densidade, resistência mecânica e retratibilidade médias e boa trabalhabilidade. É usado em construção civil, moveis, etc.

Procurando por Marcenarias em Sorocaba? Confira:

Sucupira

A sucupira é uma madeira que possui uma cor marrom bem escuro, com superfície irregularmente lustrosa, de aspecto fibroso e entrelaçado, ligeiramente áspera ao trato. Tem baixa retratibilidade, ótima resistência mecânica e é muito difícil de apodrecer, além de ser bem resistente ao ataque de xilófagos. É uma madeira dura, compacta, densa e pesada, sendo difícil de ser trabalhada. Além disso, uma perfuração prévia é recomendada para evitar rachamentos na aplicação de pregos. É usada em pisos, escadas, cabos de ferramentas, construção civil e naval, móveis, faqueados decorativos, tacos para assoalhos, bilhar, tanoaria, dormentes, estacas, carpintaria, postes, laminados decorativos, esquadrias, lambris, vigas, caibros, ripas, dormentes, pontes, etc.

Mogno

Madeira de ótima qualidade, densa, pesada e de boa resistência ao ataque de fungos e cupins. É pouco resistente ao solo e à umidade. Possui baixa retratibilidade, peso específico e resistência mecânica médias. É fácil de trabalhar, tem superfície brilhante, textura média, uniforme e lisa, de cor marrom-acobreada e não possui odor muito característico. É bastante utilizada no Brasil na produção de móveis diversos.

Compensado 

O compensado é uma chapa de madeira sobreposta e colada sob forte pressão. Tem as mesmas características da madeira em relação à elasticidade e ao peso. Apresenta, porém, maior resistência e homogeneidade, o que permite a fabricação de peças de grandes dimensões.  É usado em rampas de skate, embarcações militares, construção civil, outdoors publicitários, instrumentos musicais e embalagens para transporte.

MDF

Medium Density Fiberboard, significa em português, placa de fibra de média densidade. Trata-se de um painel de madeira reconstituída, produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina, e fixadas através de pressão. É usado em partes aparentes dos móveis, onde serão aplicados acabamentos finais. O MDF é uma madeira que permite mais criatividade no design dos móveis, por isso, é indicado em peças que terão partes arredondadas e contornos. O material também é recomendado em casos de usinagem em baixo relevo e entalhamento.