Luminária de piso: 9 ambientes que fazem um bom uso da peça

Livre de divisórias, a área social parece mais ampla depois que a varanda foi incorporada ao espaço. Sofá Breton, tapete da By Kamy e poltrona Dpot. Luminária de piso Ana Neute para Itens (Foto: Nathalie Artaxo/Divulgação )

Projeto do arquiteto Rafael Zalc com luminária de piso da designer Ana Neute para Itens (Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação )

 

As luminárias de piso são boas aliadas de praticidade e funcionalidade. Além de não necessitarem de instalação – bastam ser plugadas na tomada –, podem ser levadas para onde precisar. Podem ser usadas no quarto, na sala de estar ou de jantar e até mesmo na varanda.

Procurando por Luminarias em Sorocaba? Confira:

Confira abaixo nove ambientes que fazem um bom uso da peça e se inspire:

1. Base neutra

A paleta de cores é neutra, e aposta no cinza e branco para compor a estrutura da casa e base dos móveis.  Tapete é da Crate e Barrel, sofá da Harmony Studos, luminária de piso da Blu dot e trio de mesas do Studio Kaza. Os vasos e colar são da Ritz Casa,  (Foto: Divulgação / Bethania Canavesi)

A paleta da sala projetada por Nayara Macedo é neutra. A luminária de piso da Blu Dot traz um ponto de cor para compor o espaço (Foto: Divulgação / Bethania Canavesi)

O estilo moderno e contemporâneo ditou o ar do projeto de Nayara Macedo e consolidou as principais referências da moradora nesta casa de 370 m² em Miami. Na sala, a luminária de piso garante uma luz indireta e personalidade para o ambiente.

 

2. Ar sóbrio 

A sala de estar tem aparador de concreto armado com escultura de bronze de Bruno Giorgi. Banco Sonia, de Sergio Rodrigues, na Dpot. Cadeiras Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, na Futon Company. Luminária de piso da Dominici (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

A sala de estar projetada pelo arquiteto Eduardo Franco Correia tem aparador de concreto armado com escultura de bronze de Bruno Giorgi, cadeiras "Paulistano", de Paulo Mendes da Rocha e luminária de piso da Dominici (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

Neste apartamento de 200 m² projetado por Eduardo Franco Correia, peças de design assinado compõem a decoração da sala. O arquiteto criou uma iluminação geral com fitas de led no alto da caixa preta e complementou pontualmente. 

 

3. Ao lado da cama

No quarto principal, a cama e a cabeceira de madeira e palha são da Futon Company. Mesa lateral de Percival Lafer na Benhur Antiguidades Vintage. Piso original da ipê champanhe. Luminária de chão da Dominici (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

No quarto principal, a cama e a cabeceira de madeira e palha são da Futon Company. Mesa lateral de Percival Lafer na Benhur Antiguidades Vintage. Piso original da ipê champanhe. Luminária da Dominici (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

No quarto do mesmo apartamento citado acima e projetado por Eduardo Franco Correia, a luminária de chão se destaca entre as peças.

Procurando por Luminarias em Sorocaba? Confira:

4. Com foco

Ana Luísa em um de seus cantos preferidos do apê. Sentada na poltrona Nuna, ela adora ler e estudar tomando o sol que entra pela janela. Ao lado da mesa de cabeceira, com design do Uso Atelier, a luminária de piso Stem, da Tok&Stok, ajuda nas horas  (Foto: Joana França / Divulgação)

A moradora Ana Luísa em um de seus cantos preferidos do apê projetado pelo escritório CoDA Arquitetos. Sentada na poltrona Nuna, ao lado da mesa de cabeceira, da Uso Atelier, a luminária de piso Stem, da Tok&Stok, ajuda nos momentos de leitura e estudo (Foto: Joana França / Divulgação)

As luminárias de piso são ótimas aliadas para os momentos de leitura e estudo. No quarto deste apartamento de 135 m², em Brasília, projetado pelo escritório CoDA Arquitetos, a peça garante praticidade à moradora Ana Luísa. 

5. Luz direta

JANTAR | Integrado ao estar, uma pequena área de jantar possui cores sóbrias, com o quadro do acervo pessoal dos moradores. Mesa da Estar Móveis, cadeiras In Casa e luminária de piso Lustreco (Foto: Marcos Antônio/ Divulgação)

Integrado ao estar, uma pequena área de jantar possui cores sóbrias, com o quadro do acervo pessoal dos moradores. Mesa da Estar Móveis, cadeiras In Casa e luminária de piso Lustreco. Projeto RCB Arquitetura (Foto: Marcos Antônio / Divulgação)

A reforma neste apartamento 400 m², comandada pelo escritório RCB Arquitetura, integrou o living e valorizou a iluminação natural disponível. Para maior claridade durante os jantares, a luminária de piso garante foco total.

6. Até na varanda

No cantinho da varanda, o armário branco esconde a lavanderia e acessórios de limpeza, como vassoura, rodo e aspirador de pó. Luminária de piso Ana Neute para Itens (Foto: Nathalie Artaxo/Divulgação )

No cantinho da varanda, o armário branco esconde a lavanderia e os acessórios de limpeza, como vassoura, rodo e aspirador de pó. Luminária de piso Ana Neute para Itens (Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação )

Livre de divisórias, a área social deste apartamento de 50 m² projetada pelo arquiteto Rafael Zalc ficou mais ampla depois que a varanda foi incorporada ao espaço. A luminária de piso desenhada por Ana Neute para a Itens garante traz mais personalidade para o ambiente. 

Procurando por Luminarias em Sorocaba? Confira:

7. Boas-vindas com estilo

HALL | Luminária de piso Coluna Work station da GoldenArt, adquirida na Arqluz. Poltrona Mole, do designer Sérgio Rodrigues, sobre tapete redondo da Home Design Casual. Quadros na parede da Mole (Carybé, Floriano e Mario Cravo) da Midlej Galeria. Quadro p (Foto: Lucas Silva / Divulgação)

No hall de entrada projeado pela arquiteta Jéssica Araújo, luminária de piso Coluna Work station da GoldenArt, adquirida na Arqluz e poltrona "Mole", do designer Sergio Rodrigues, sobre tapete redondo da Home Design Casual (Foto: Lucas Silva / Divulgação)

O canto de leitura deste apartamento de 140 m² projetado pela arquiteta Jéssica Araújo, fica no hall de entrada. O espaço charmoso conta com poltrona confortável e luminária apropriada.

8. Bem-estar

LIVING | O tapete da Phenicia levanta a paleta neutra junto às almofadas. Marcenaria Santa Cruz, luminária de chão Bertolucci, quadros L’oeil, poltrona Faher e objetos decorativos Dpot, Incasa e L’olei (Foto: Julia Ribeiro/ Divulgação)

No living, tapete da Phenicia levanta a paleta neutra junto às almofadas. Marcenaria Santa Cruz, luminária de chão Bertolucci, quadros L’oeil e poltrona Faher. Projeto das arquitetas Ana Cecília Toscano e Flávia Lauzan, do ACF Arquitetura (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)

Projetada pelas arquitetas Ana Cecília Toscano e Flávia Lauzan, do ACF Arquitetura, a sala deste apartamento de 194 m² conta com móveis sob medida e decoração aconhegante. A luminária de chão, quando acesa durante a noite, garante sensação de bem-estar. 

9. Centro das atenções

SALA DE ESTAR | Tapete Acqua, da By Kamy. Sofá, da Franccino, com almofadas By Kamy e L’oeil. Mesa de centro Italy, mesa lateral redonda Eros e mesa lateral quadrada Petra, da  Franccino. Luminária de chão à venda na Dunelli. Abajur, modelo Brasília, assi (Foto: Lufe Gomes/Divulgação)

Tapete Acqua, da By Kamy. Sofá, da Franccino, com almofadas By Kamy e L’oeil. Mesa de centro Italy, mesa lateral redonda Eros e mesa lateral quadrada Petra, da Franccino. Luminária de chão à venda na Dunelli. Projeto da arquiteta Vivi Cirello (Foto: Lufe Gomes / Divulgação)

Para finalizar esta seleção de projetos com luminárias de piso, escolhemos esta casa de praia de 215 m², assinada pela arquiteta Vivi Cirello. O modelo da peça traz o foco da luz para o centro do ambiente, garantindo maior eficiência na iluminação.




Via https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Ideias/noticia/2021/10/luminaria-de-piso-9-ambientes-que-fazem-um-bom-uso-da-peca.html