Infiltração na parede: como acabar de vez com esse problema

Infiltração na parede? Então você está lendo o artigo certo. Basta começar a aparecer manchas, bolhas, revestimento se soltando ou até mesmo a tinta descascando para você pensar que há uma infiltração na parede. Mas e então, como resolver?

 Esse tipo de problema pode afetar, não somente as paredes, mas também a saúde dos moradores da residência. E vamos combinar que é super desagradável ter vazamentos, torneira pingando, infiltração no banheiro ou válvula de descarga vazando.

Por conta disso, é fundamental que a infiltração na parede seja resolvida imediatamente. E foi por isso que preparamos este artigo para você. Abaixo você vai entender tudo o que precisa para resolver o problema. Boa leitura! 

Procurando por Encanadores Hidráulicos em Sorocaba? Confira:

 

Infiltração na parede: quais são as causas

Entre os motivos mais comuns, podemos destacar:

  • Problemas com a calha e com a forma como a água da chuva é direcionada;
  • Sistema de drenagem inadequado ou ruim;
  • Rachaduras nas paredes;
  • Defeitos no encanamento;
  • Caimento inadequado do piso;
  • Falha na impermeabilização de lajes, fundação, pisos e outros locais;
  • Falta de ventilação na residência;
  • Problemas na drenagem do ar-condicionado.

Infiltração na parede: como resolver

O primeiro passo para resolver o problema de como vedar infiltração na parede, é remover a pintura, a massa corrida e a argamassa que está deteriorada.

Depois, é preciso fazer o revestimento da parede. Aplicar o produto impermeabilizante mais adequado para o local, reaplicar a argamassa e a massa corrida e, por último, a tinta.

 

Lajes com impermeabilização mal feita

As lajes que não possuem proteção são uma das principais causas de problemas de infiltração. Quando uma laje de estrutura não recebe o tratamento de impermeabilização correto, a água acaba percorrendo causando infiltrações.

Para resolver esse tipo de problema, é preciso realizar o processo de impermeabilização:

  • Infiltração no teto ou na parede: quando isso ocorre, é necessário impermeabilizar a área externa.
  • Infiltração na parede que vem do solo: depois de quebrar o piso e retirar o reboco, a área deve ser impermeabilizada.
  • Infiltração que tem origem na residência vizinha: nesse caso, não é apenas você que deve realizar uma reforma, o seu vizinho também precisará fazer. Além disso, também será necessário impermeabilizar a área de contato.

Infiltração advinda de chuvas na parte externa

Depois de certo tempo, é normal que apareçam rachaduras e fissuras nas paredes, tanto internamente, como externamente. Isso é comum por conta das chuvas e quando ocorre, as fissuras chamam as infiltrações.

Como resultado, a parede fica cobertura de bolor, manchas e bolhas. Para resolver o problema, é necessário tratar de forma correta as fissuras e rachaduras. 

Procurando por Encanadores Hidráulicos em Sorocaba? Confira:

Infiltração de vazamentos em tubulações

Infiltração na parede do banheiro também pode ocorrer por ter vazamentos nas tubulações da água ou até mesmo do esgoto. O problema precisa ser resolvido antes de mexer em qualquer parede. Caso contrário, o problema continuará.

DICA: Impermeabilizar as paredes na fase da obra

Essa é a nossa dica de ouro. Antes mesmo da casa pronta, ainda no período de obras, você deve impermeabilizar as paredes. Há vários produtos no mercado para realizar essa função. Vale com um profissional da área para se aprofundar mais sobre o assunto.

impermeabilizar as paredes

Os aditivos são compostos por polímeros vinílicos. É preciso fazer a mistura dos aditivos na hora de preparar a argamassa. Com isso, o reboco passará a ser impermeável, evitando que as infiltrações aconteçam. 

fonte: sosegue.com