Horta em casa: segredos para cultivar temperos, vegetais e chás de forma simples

A Vasart, especialista em vasos contemporâneos e sustentáveis, apresenta orientações

para quem vai começar a sua hortinha

Horta 365 autoirrigável da Vasart, perfeita para várias áreas | Foto: Divulgação Vasart

Ano novo, hábitos novos! O início de 2022 é o momento ideal para quem deseja colocar em prática os desejos de renovação, como preferir uma alimentação saudável ou ter a natureza mais perto, dentro de casa. E, por que não unir os dois? A Vasart, empresa de vasos contemporâneos, apresenta algumas dicas para quem vai dar os primeiros passos na criação de uma horta caseira.

Procurando por Jardinagem em Sorocaba? Confira:

Você sabia que todo mundo pode ter uma hortinha no lar? Não é tão difícil, nem requer muito espaço. “Para isso, basta encontrar um espacinho que receba a luz do sol diariamente, para que as espécies possam se desenvolver de forma saudável”, recomenda Silvana Novaes, diretora da Vasart. “Definido o local, é a hora de escolher os vasos e selecionar as espécies desejadas, agrupando-as por necessidades. Assim, elas podem conviver juntas no vaso, em harmonia”, completa.

Diversas espécies cultivadas na horta vertical da Vasart, com nove espaços para plantio |

Fotos: Divulgação Vasart

Ambientes pequenos

Para quem mora em imóveis enxutos deve optar por vasos que possam ficar em parapeitos de janelas, em paredes, varandas ou cantinhos especiais. Visando essa necessidade, a Vasart oferece diferentes alternativas para solucionar essa questão, como vasos e hortas autoirrigáveis, modelos normais de vasos para paredes, jardineiras verticais e vasos em vários tamanhos e formatos.

Vasos da Coleção Varanda, disponíveis em dois tamanhos (38 x 26 cm e 21 x 14 cm). Os modelos possuem ganchos, se tornando soluções práticas para pendurar, por exemplo, em grades | Fotos: Divulgação Vasart

Escolha das espécies

Entre alguns dos tipos indicados para plantio nas hortas estão: alecrim, hortelã, manjericão, sálvia, salsa, cebolinha, cerefólio, tomilho, orégano. Quem tiver dúvida sobre a escolha das sementes, pode buscar auxílio em lojas especializadas.

 

Procurando por Jardinagem em Sorocaba? Confira:

Acerta na Rega

Para saber qual a frequência de rega, vale estudar as espécies e identificar a melhor indicação. Uma dica é colocar o dedo na terra, assim toda vez que ele sair limpo (terra seca) deve ser feita uma rega. Esse é o melhor e mais simples método.

Neste apartamento, os vasos da coleção Colmeia (16 x 26 x 29 cm cada um - L x A x P), que podem se encaixar uns aos outros, decoram a parede | Projeto: Erica Salgueiro – Foto Renato Navarro

Dicas para o plantio

Para plantar, inicie com uma camada de drenagem no fundo do vaso, argila expandida, pedrinhas ou até bandejinhas de isopor picado (uma boa dica de reciclagem). Depois deve-se colocar uma manta de drenagem, uma camada de areia ou várias folhas de jornal, para filtrar a água que for drenada. Por último, colocar uma camada fina de substrato para horta, as sementes/ plantinhas escolhidas e finalizar preenchendo os espaços vazios com ainda mais substrato.

 

Sugestões de Hortas da Vasart

Horta autorrigável 365 (R$ 329,90)

Kit com um vaso para plantio e um reservatório de água com 5L de capacidade, ambos de plástico polietileno 100% reciclável (e de material 50% reciclado). Inclui cordas para o sistema de irrigação, bolinha flutuante e identificadora do nível da água e bases de madeira. Em média, com o reservatório completamente cheio, é possível que a horta tenha autoirrigação garantida por até 10 dias, de acordo com a espécie escolhida, além da temperatura e do clima local da residência.

Horta autoirrigável 365 da Vasart | Foto 1: Clariana Fiorello - Acervo Minhas Plantas

| Foto 2: Divulgação Vasart

Horta vertical (R$ 332)

Conjunto de três vasos, que totalizam nove espaços para a criação da horta vertical. Bem-vindo para aqueles que gostam de um design moderno e prático. E mais: esta horta possui rega convencional.

Horta vertical da Vasart com trio de vasos encaixados | Fotos: Divulgação Vasart

 

 

 

Essa matéria foi concedida pela DC33. Muito obrigado Vasart a e DC33 pelo material disponibilizado.