Faça você mesmo: boiserie (molduras de gesso)

Se você é atento às tendências de arquitetura e decoração, já deve ter visto por aí as fotos de uma parede com boiserie (se pronuncia boaserrí). Mas o que é boiserie? Essa técnica tem origem na França e consiste em aplicar um tipo de revestimento com várias molduras na parede, que traz um toque clássico e sofisticado para os ambientes. Atualmente, essas molduras podem ser feitas em diversos materiais, incluindo madeira, gesso, plástico, cimento e também poliuretano. 

No artigo de hoje, iremos mostrar como fazer um boiserie de gesso, que pode ser aplicado em qualquer cômodo da sala, mas combina bastante com o quarto e sala de estar. Confira o passo-a-passo abaixo! 

Procurando por Gesso - Venda em Sorocaba? Confira:

Planeje o seu boiserie de gesso

(Foto: casa.abril.com.br)

 

Em primeiro lugar, você irá precisar de um projeto, uma composição desenhada previamente, pode ser em um software ou mesmo à mão. O projeto serve para que você tenha em mente o que irá executar e evitar cometer erros durante o processo.
 

Instrumentos necessários

  • 1 batedeira caseira ou misturador de massa para furadeira;
  • 1 instrumento de nível;
  • 1 serra de mão;
  • 1 esquadro de 45 graus;
  • 1 trena;
  • 1 espátula;
  • 1 régua;
  • Fita crepe;
  • Lixa fina para acabamentos.

Procurando por Gesso - Venda em Sorocaba? Confira:

Materiais necessários 

  • Molduras de gesso (compradas em lojas de construção);
  • Gesso cola;
  • Massa corrida.

 

Se você está procurando por gesso em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Como aplicar o boiserie de gesso 

(Foto: Unsplash/Reprodução)



Passo 1 - Preparação das peças de gesso

Recomendamos que você escolha as molduras de 5 centímetros de largura para aplicar nas paredes. Caso deseje fazer cantos de teto ou rodapés, você pode utilizar as molduras de 10 centímetros.
 
Se planeje para utilizar as molduras no mesmo dia que você as comprou, já que elas vêm um pouco úmidas, portanto, ficam mais fáceis de serrar para dividir os pedaços e também para aplicar na parede com o gesso cola.
Faça os acabamentos com a lixa antes de aplicar na parede, evitando empenar as peças. 

 

Se você está a procura de molduras de gesso em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Passo 2 - Transferindo o desenho do projeto  

Você irá desenhar na parede toda a composição de acordo com o projeto feito previamente, utilizando o lápis, o nível de mão e o esquadro. Depois, você pode serrar todas as partes necessárias, cortando os pedaços nos tamanhos certos e montar toda a composição no piso, utilizando o chão como uma pré-visualização de como o projeto ficará na parede e também entender como os cortes se encaixaão. Lembre de forrar o piso com plástico para evitar que o pó do gesso suje toda a sua casa!

Procurando por Gesso - Venda em Sorocaba? Confira:

Passo 3 - Hora da aplicação com gesso cola 

Prepare o gesso cola com água e mexa bem com ajuda da batedeira (pode ser uma batedeira de bolo, mas lembre de lavar bem logo após o uso, do contrário o gesso irá secar e vai estragar seus batedores de ovos) , mexa bem para evitar bolhas de ar ou pedaços de gesso. A textura correta do gesso cola fica consistente, parecida com creme dental.

Vá aplicando o gesso cola nas peças e colocando-as na parede com ajuda do nível de mão, sempre checando se está tudo alinhado. Dê uma leve pressionada e movimentada em cada peça, para espalhar bem a cola e segure bom 1 minuto, até fixar bem na parede. Confira se está bem posicionada, após pronta, essa moldura só sai se for quebrada a parede.

 

Passo 4 - Acabamentos no gesso 

Com as molduras aplicadas, agora você irá aplicar massa corrida em todas as quinas e nas junções entre as peças. Aguarde secar por 24h e utilize uma régua encapada com uma lixa para esculpir bem todos os acabamentos e cantos.

 

Passo 5 - Pintura 

Por último, você irá escolher a cor da parede e pintar tudo, incluindo as molduras de gesso, no tom que você preferir. Abaixo, separamos algumas imagens para inspirar o seu projeto!

 

Boiserie Sala: +48 Projetos e Dicas de Como Decorar as Paredes