Esquadrias de alumínio: uma comparação com outras opções do mercado

Há muitas dúvidas sobre qual o melhor material para colocar nas suas esquadrias, sempre levando vários aspectos em consideração, como resistência, capacidade de evitar a entrada de água da chuva em casa, desgaste devido ao sol e à maresia, em casas de praia, reduzir o ruído que vem de fora para dentro, controlar a questão do sol, calor, frio e vento, garantir mais  privacidade e principalmente, qual opção tem o menor custo benefício, já que o valor das portas e janelas de uma obra variam de um valor de 5 até 16% do valor total da construção.

Procurando por Esquadrias de Alumínio em Sorocaba? Confira:



Confira essas dicas:


Esquadrias de Madeira


Esse modelo é talvez um dos mais utilizados na construção civil, principalmente para portas internas, já que as portas de madeira costumam ser muito bonitas, possuem um ótimo isolamento sonoro e térmico. Além disso, a madeira é um material nobre, que traz um ar aconchegante para a sua casa, podendo ser utilizada não só para casas com estilo rústico, mas podendo ser combinada com vidro e outros elementos, criando uma decoração moderna e intimista. Tudo depende do seu estilo e do estilo do projeto. Você pode encontrar esquadrias de madeira prontas para comprar em madeireiras e lojas de construção ou fazer sob encomenda. Os modelos prontos saem de 15 a 25% mais baratos que os modelos sob encomenda.


O segredo da madeira é escolher o tipo ideal para cada local, por exemplo, para uma porta de entrada de madeira maciça você pode utilizar um ipê, cedro-rosa, jatobá ou eucalipto de reflorestamento. Já para uma janela, você pode utilizar cedro, freijó, angelim; já para as portas internas, geralmente se utiliza aglomerados ou MDF com revestimento de lâmina de madeira.

Procurando por Esquadrias de Alumínio em Sorocaba? Confira:



Um dos pontos mais limitadores do uso da madeira em esquadrias é a questão da manutenção, já que a madeira pode inchar, dar pragas como cupim e insetos, alterar coloração, dilatar por conta de mudanças de temperatura, dificultando a abertura, principalmente em portas e janelas corrediças. O idela é realizar a manutenção a cada dois anos, lixando a madeira e passando um verniz ou seladora, ou até pintar a porta da cor de sua preferência.


Esquadrias de Ferro


Esse é um tipo de esquadria bem pesado, que possui bastante resistência por isso, oferece bastante segurança. O ferro oferece muita versatilidade, já que dá para fazer diversos formatos, além de ter um valor mais baixo. Contudo, por ser um material pesado, a instalação é um pouco mais complexa, exigindo mão de obra especializada.

Procurando por Esquadrias de Alumínio em Sorocaba? Confira:



O ferro é muito utilizado para portões e grades, porém pode sofrer desgaste com as intempéries como chuva e sol, principalmente em regiões próximas ao mar, onde a maresia acaba corroendo o material, exigindo uma manutenção mais frequente para evitar a corrosão completa e posterior substituição da grade ou portão através de uma reforma, o que pode trazer bastante dor de cabeça e prejuízo. O ferro não é um material muito utilizado para portas internas, a não ser em decorações mais clássicas ou até industriais, com utilização de arabescos ou biombos de separação entre ambientes, criando uma decoração sofisticada.

Esquadrias de Alumínio




(Imagem: Unsplash / Creative Commons)

 
Uma das opções mais utilizadas hoje em dia são as esquadrias de alumínio. Isso se dá porque ela tem grande resistência, não enferruja e não estraga, podendo durar mais de 30 anos, é fácil de limpar, não dilata, exige pouca manutenção e possui valores acessíveis, dependendo do modelo escolhido. Além disso, as esquadrias de alumínio podem ser encontradas em uma gama de cores enorme e trazem um visual moderno e clean para os ambientes, principalmente quando utilizadas junto ao vidro.


Acabamentos das esquadrias de Alumínio




(Imagem: Unsplash / Creative Commons)

Anodizado

Esse tipo de acabamento consiste em um processo que cria uma camada protetora e anticorrosiva na esquadria, podendo ter acabamentos diversas cores, como branco, champanhe, bronze, preto ou até em texturas e cores que imitam madeira. Esse acabamento pode ser em 2 níveis: O A18 é mais indicado para construções na praia, que possuem contato direto com a maresia e o sal do ambiente e o A13, que é um acabamento indicado para construções no campo ou na cidade.

Pintura Eletrostática a pó

A pintura eletrostática a pó é um processo de pintura que reveste o material com uma película. Existem várias opções de cores que podem ser utilizadas, as mais comuns são o branco, cinza e preto. Esse acabamento pode ser utilizado também para portas internas ou janelas.

Procurando por Esquadrias de Alumínio em Sorocaba? Confira:



Instalação das esquadrias de alumínio

Podem ser fixadas diretamente na alvenaria ou com um contra-marco. O contra-marco é uma estrutura que é fixada na parede e depois a janela pode ser instalada de maneira muito mais prática e que dá um acabamento muito mais satisfatório para a instalação.


Vantagens e desvantagens das esquadrias de alumínio




(Imagem: Unsplash / Creative Commons)


Alta capacidade de estanqueidade

Uma das principais vantagens das esqueadrias de alumínio é que elas possuem uma alta capacidade de estanqueidade, ou seja, a capacidade de evitar a entrada de água dentro da construção.

Isolamento termo-acústico

Não é uma das suas principais vantagens, mas, caso seja necessário, existem esquadrias de alumínio que possuem vidro duplo e instalações específicas para lugares muito frios ou para isolamento acústico, que podem ser acrescentadas ao projeto. Contudo, quanto mais complexa a instalação, maior o custo da esquadria. Ainda assim, a esquadria de alumínio continua sendo mais barata que as de madeira.