Entulho: Saiba como fazer o descarte de forma correta

Entulho: Saiba como você pode fazer o descarte de forma correta

Aprenda a classificar o que é entulho e entenda como você pode fazer o descarte de forma consciente.

Entulho é todo resíduo proveniente de construções civis ou de demolições, como prédios, residências e pontes. Composto por diversos tipos de materiais, como tijolos, concreto, aço, pedregulhos, areia, argamassa, e materiais inúteis resultantes da reforma e etc.

Esses resíduos tem sido muito reaproveitado para aterrar, nivelar depressão de terreno, vala e etc. Porém, há outras formas de descarte correto, contribuindo assim para minimizar ou eliminar os impactos ambientais provocados pela incorreta destinação.

Procurando por Caçambas para Entulho em Sorocaba? Confira:

Você conhece as classificações do entulho?

Os procedimentos necessários para gestão de resíduos da construção civil foram estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 307/2002. E de acordo com a resolução temos quatro classes de classificação do entulho. Entenda:

  • Classe A: resíduos recicláveis e passíveis de reutilização tais como: tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto;
  • Classe B: resíduos recicláveis formados por plásticos, papéis, metais, vidros e madeiras em geral, incluindo gesso;
  • Classe C: resíduos que não são passiveis de reciclagem ou recuperação por não possuir tecnologia desenvolvida para isso;
  • Classe D: resíduos perigosos, tais como: tintas, solventes, óleos, amianto, produtos de demolições, reformas e reparos em clínicas radiológicas, instalações industriais e outras.

    Procurando por Caçambas para Entulho em Sorocaba? Confira:

Afinal, como descartar o entulho?

Para fazer o descarte correto do entulho, é preciso consultar a prefeitura e verificar quais são os locais adequados para recolhimento do resíduo. As prefeituras são as responsáveis por estabelecer áreas especificas para o descarte de entulho.

É de extrema importância que a geradora se certifique que a empresa contratada para recolher os entulhos seja regularizada, e constatar que a mesma irá destinar os resíduos em locais adequados.

Algumas geradoras viram que instalarem usinas móveis no próprio canteiro de obra são interessantes financeiramente, pois não precisaram pagar pela disposição do entulho.

E o entulho pode ser reciclado ou reutilizado. A reutilização e reciclagem de entulhos são consideradas uma pratica sustentável das empresas, pois além de diminuir o impacto ambiental e reduz custos.

As empresas geradoras de entulho podem implantar medidas para gerenciamento de resíduos em suas obras, para reduzir a geração e o desperdício de materiais. E ainda reutilizar, reciclar, e quando necessário, descartar os restos de forma adequada.

Via https://www.brasilcoleta.com.br/entulho-saiba-como-fazer-o-descarte-de-forma-correta/