Energia solar residencial: como funciona?

A energia elétrica é um recurso essencial para a vida moderna, afinal, é ela que fornece iluminação e conforto para uma residência, mas é uma energia cara e que não gera autonomia, já que o usuário depende exclusivamente da distribuidora.

Se você deseja produzir energia limpa e renovável, considere investir em energia solar residencial. Por meio de placas solares é possível garantir autonomia energética e também economizar até 95% na conta de energia.

A instalação das placas de energia solar no telhado traz diversos benefícios e a adesão a esse tipo de geração de energia cresce muito a cada ano, já que é uma solução simples, lucrativa e que gera energia limpa e barata.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é o órgão federal responsável pela criação, manutenção e aplicação das regras no setor de geração de energia elétrica. De acordo com a Resolução Normativa 482, promulgada pela ANEEL em 2012, qualquer pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ) pode instalar um sistema de geração de energia renovável próprio de até 75 kW (kilowatts) de potência para microgeradores e 5 MW (megawatts) para minigeradores.

Em conjunto, foi criado um sistema de compensação de energia elétrica, que funciona assim: toda energia que um proprietário de imóvel produza e seja excedente, pode ser devolvida para a rede da distribuidora, que utiliza ela para outros fins e devolve ao proprietário um desconto na forma de crédito energético.

Como no caso das energias renováveis é possível acontecer de haver interrupção na geração, o consumidor que estiver conectado à rede pode consumir a energia fornecida pela distribuidora, que pode ser abatida com os créditos que ele gerou ao devolver energia para o sistema. Esse é o popular sistema On-Grid e, apesar de não ser possível zerar o valor da conta de energia, já que é preciso pagar uma taxa padrão cobrada a todos os consumidores, é através desse sistema que é possível zerar o consumo de energia na distribuidora.

Procurando por Energia Solar Fotovoltaica em Sorocaba? Confira:



Abaixo vamos explicar melhor quais são e como funcionam os sistemas de energia solar disponíveis no mercado.  Entenda melhor e saiba escolher o melhor para a sua residência.

Tipos de energia solar residencial

  1. O sistema on-grid é o mais conhecido, nessa opção a energia gerada pela casa é conectada à rede elétrica. Ou seja, se houver excedente na geração de energia, este irá para a rede distribuidora e gerará um "crédito" de energia que é convertido em desconto na conta do proprietário do imóvel. A principal vantagem do sistema on-grid é que, se a geração de energia não for suficiente para suprir às necessidades da residência, a rede elétrica fornece o que faltar.
  2. O off-grid é um sistema independente, que não possui conexão com a rede elétrica. É bastante utilizado em zonas rurais e lugares remotos, que não possuem distribuição por parte do sistema de energia elétrica. Nesse sistema, o excedente gerado pelas placas solares pode ser armazenado em baterias, o que garante a autossuficiência inclusive durante a noite e em dias de chuva. 

  3. Os sistemas híbridos, como diz o nome, são uma junção das características dos dois anteriores. Por estarem ligados à rede de energia, podem devolver ou utilizar energia do sistema, quando necessário e também podem armazenar a produção excedente em baterias. 

Energia Solar Residencial

Como funciona a energia solar

A energia solar residencial funciona através da instalação de um painel solar, que é composto de um conjunto de placas solares posicionadas no telhado da casa. Esses paineis variam de tamanho conforme a necessidade energética da cada.

 

Se você está precisando de energia solar em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.



Cada placa é composta de dezenas de células solares fotovoltaicas que captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica. Essa energia é levada ao inversor interativo que faz uma alteração na corrente elétrica, para que haja compatibilidade com a corrente elétrica residencial, tornando a energia utilizável em lâmpadas, tomadas e eletrodomésticos.

Energia Solar Residencial: Quanto Custa um Projeto?

Nos sistemas On-Grid, o inversor interativo também é o responsável por enviar a energia não consumida para a distribuidora e também por puxar energia dela, quando o sistema não está produzindo o suficiente para a demanda da residência.

Procurando por Energia Solar Fotovoltaica em Sorocaba? Confira:


Saiba qual o seu consumo de energia

Analise nas suas contas, qual o valor médio em kWh que é consumido na sua casa mensalmente? Com essa informação em mãos, você saberá quais as necessidades energéticas da sua casa e poderá informar na hora do orçamento com as empresas. Esse passo o ajudará a entender quais são as necessidades energéticas da sua residência, para então conseguir calcular a potência do sistema de energia solar que precisará ser instalação, além de facilitar o orçamento em diferentes empresas. 

Quanto tempo dura um sistema de energia solar residencial?

Um sistema de energia solar dura em média 25 anos e exige pouca manutenção. A cada seis meses é recomendado lavar a placa com água (caso o lugar não chova muito ou tenha muita poluição) e o inversor solar exigirá reposição de algumas pessoas após 10 anos, a depender do caso.

Energia Solar Residencial. Sistema de 3,30 kWp, com 6 módulos instalados em  Brasília/DF – Energy Brasil Solar

Procure uma empresa de qualidade

Como a rede elétrica, a energia solar fotovoltaica precisa ser bem instalada, para evitar choques e curto-circuitos. A maneira mais rápida e segura de ter energia solar residencial é contratando os serviços de uma empresa qualificada no assunto. A empresa irá cuidar de toda a questão técnica e legal e te entregará o sistema pronto e funcionando. Por isso, procure por uma empresa reconhecida e bem recomendada, evitando dores de cabeça, arrependimento e riscos para a sua família. Escolhas empresas que oferecem mais de 1 ano de garantia na instalação e que oferecem preços competitivos com relação ao mercado.