Diferenças entre Torneira, Misturador e Monocomando

Com a chegada do frio, torneiras com água quente e fria estão entrando na lista de compras de muitas pessoas para não ficarem com as mãos congeladas nos afazeres domésticos. Mas você sabe a diferença entre os tipos de torneiras? Especificamente entre torneira, misturador e monocomando?

Procurando por Materiais Hidráulicos em Sorocaba? Confira:

O que cada uma faz?

 

 

Torneira tradicional

A torneira comum é usada em muitas residências e oferece somente a água fria que vem direto da caixa, elas podem ser feitas de metal ou plástico. Caso seja uma torneira elétrica, traz uma estética mais robusta e pouca variação de cores e modelos. Costuma ser a opção mais barata e fácil de instalar.

Vantagens e desvantagens da torneira:

  • Vantagens: fácil de instalar, demanda infraestrutura mais simples, ocupa menos espaço, e é mais barata;
  • Desvantagens: traz apenas água fria.

 

Monocomando

A torneira do tipo monocomando apresenta um único registro para controle da temperatura da água. Com isso, é só manipular ela para a esquerda/direita ou para cima/baixo para escolher a água quente ou a água fria.

Da mesma forma, a intensidade do direcionamento na hora de manipular define a intensidade da temperatura. Com um funcionamento mais simples e direto, apresenta um visual mais clean que o misturador.

Vantagens e desvantagens do monocomando:

  • Vantagens: água quente e fria, controle de intensidade, e é fácil de instalar;
  • Desvantagens: necessita de maior pressão de água. Sem isso, sai pouca água.

 

Torneira misturador bicomando

Já a do estilo bicomando também traz as duas opções de água, mas com registros separados. Com isso, você deve abrir os dois registros e regular os dois para alcançar a temperatura desejada.

Além disso, requer dois furos para torneiras, tendo uma instalação mais complexa. Contudo, podem ser instaladas em locais onde a pressão de água é baixa.

Vantagens e desvantagens do bicomando

  • Vantagens: maior controle de temperatura e intensidade, pode ser instalado em locais com pressão de água baixa;
  • Desvantagens: maior instalação e espaço ocupado.

Procurando por Materiais Hidráulicos em Sorocaba? Confira:

O que considerar na hora de escolher?

 

 

Independente da torneira escolhida você deve avaliar se a sua casa tem condições para a sua instalação e o seu uso de modo eficiente.

Por isso, considere os seguintes pontos:

M.C.A ou Metro de Coluna D’Água

M.C.A é uma unidade de medida que define a pressão da água por meio do nível da água no ponto de saída até o nível do reservatório. Nesse cálculo, quanto maior o nível, maior a pressão no sistema hidráulico.

É importante lembrar de que o monocomando requer alta pressão.

 

Se você está precisando de materiais hidráulicos em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira no nosso site.

 

Local de instalação

Considere o espaço onde vai ocorrer a instalação e a cuba que acompanhará a torneira ou misturador. Defina se será instalado na bancada ou na parede da cozinha ou banheiro.

Orçamento

Você deve considerar e calcular o quanto está disposto a gastar e as prioridades do momento. Misturadores e monocomandos são mais caros do que uma torneira. Além disso, os misturadores exigem mais da estrutura da casa do que uma torneira, tendo ela de ser adaptada para recebe-lo.

 

Dicas finais para instalação da torneira

 

  • Consulte um profissional;
  • Garanta a maior pressão da caixa d’água, no caso em que se opte o monocomando o M.C.A ideal é indicado no pacote do produto;
  • Garanta duas saídas de água para misturador bicomando, uma para água quente e outra para fria.

 

Conclusão

Como vimos a diferença delas varia desde a funcionalidade até a estética. Para escolher a torneira ideal aproveite todas as informações que forncecemos nessa matéria e deixe de sofrer com as mãos congeladas. Boa sorte!

 

Via: blog.livencasa.com