Decoração com gesso: onde aplicá-los na sua casa?

O design de interiores e a arquitetura tiveram uma série de ganhos com pesquisas e inovações em materiais. O acabamento ficou mais versátil e, com os profissionais certos, é possível obter um resultado sofisticado com matérias-primas diversificadas. Nesse cenário, destaca-se a decoração com gesso.

Se você quer explorar as possibilidades desse material na decoração da sua casa, confira as informações essenciais que reunimos a seguir!

Procurando por Gesso - Venda em Sorocaba? Confira:

gesso em sorocaba

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE FAZER DECORAÇÃO COM GESSO?

Por ser facilmente moldável, o material conversa com os mais diversos tipos de decoração. Uma das aplicações mais conhecidas para o gesso ocorre em casas e apartamentos com o pé direito alto, quando o material é utilizado para rebaixar o teto. Combinado a um bom projeto de iluminação, o gesso ajuda a trazer um resultado estético bastante interessante.

O produto permite, além disso, economizar tempo de execução: Uma parede de alvenaria com cerca de 100 m² cerca de 30 dias para ser erguida. Já quando feita com gesso, pode ficar pronta em, aproximadamente, 5 dias. 

VALORIZA A ILUMINAÇÃO SEM COMPLICAÇÕES

O acabamento em gesso dispensa o uso de massa corrida nas paredes que tenham imperfeições. Disfarçando vigas e fios, ele desempenha um importante papel na iluminação e no acabamento de projetos, direcionando a luz. Além disso, o material oferece proteção para os projetos de iluminação de teto.

GESSO FACILITA A MANUTENÇÃO

Além de ser aplicado nas paredes, o gesso pode ser usado para moldar o teto no banheiro. Pelo fato do material ser de manutenção simples, fica mais fácil resolver problemas de tubulação e eventuais vazamentos sem fazer uma grande bagunça com reformas.

Após instalar o gesso, é importante passar uma mão de tinta impermeabilizante, garantindo que a área esteja à prova de umidade e dure por mais tempo.

RESISTE COM PRATICIDADE

Em ambientes comerciais e escritórios alugados, há a possibilidade de remanejar paredes e divisórias com auxílio do gesso. Especialistas asseguram que, apesar das paredes serem mais leves e estreitas em relação às de alvenaria, o material é resistente e aguenta objetos mais pesados.

Procurando por Gesso - Venda em Sorocaba? Confira:

gessos em sorocaba

QUAIS SÃO OS TIPOS DE GESSO E ONDE PODEM SER USADOS?

O gesso é comercializado em duas versões: acartonado (com uma estrutura metálica interna) e em placas. As placas são lisas, o que confere um acabamento idêntico – ou até mesmo superior – ao de alvenaria.

O gesso acartonado pode receber revestimento de lã de vidro e compor a estrutura de isolamento térmico e acústico do seu ambiente. Para isso, é preciso que haja um vão entre a placa e a lã, que impeça a passagem de som de um ambiente para o outro. Confira abaixo as opções mais populares:

DRYWALL (OU GESSO ACARTONADO)

Formado por estruturas de aço galvanizado e chapas de gesso, o drywall é o gesso mais utilizado. Pode ser aplicado tanto na construção de paredes e divisórias quanto em forros. Se acompanhado de um bom revestimento, pode se tornar um bom isolante acústico e térmico.

PLACAS DE GESSO CONVENCIONAL

As placas de gesso convencional são aplicadas nos forros.

BLOCOS DE GESSO

Esse tipo de gesso pode ser usado na construção de paredes, em balcões, nas divisórias, dentre outras opções.

GESSO EM PÓ

Esse tipo de gesso é usado em pequenos reparos, como aplicações para tapar rachaduras e buracos.

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE ESCOLHER O GESSO PARA DECORAÇÃO?

Especialistas recomendam que o gesso tenha uma espessura de 0,5 cm. Se você está em busca do material para fazer rebaixamento de teto, é preciso prestar atenção para a altura não ficar menor do que 2,40 m, de forma que o espaço mantenha o acolhimento sem sufocar.

Para a instalação de luminárias embutidas, fique atento ao tamanho do vão usado por elas. Em geral, eles medem entre 15 e 18 cm. No banheiro, como explicamos, é importante considerar a presença da umidade. O gesso acartonado tem proteção contra o bolor. Também é relevante aplicar um primer de gesso antes de pintar a peça. Fitas de juntas evitam o surgimento de trincas. Na dúvida, consulte um profissional!

(via)

Encontre aqui telefones e endereços de lojas de gesso em Sorocaba e região. Com o Guia do Construtor você encontra as melhores opções em construção civil: www.guiadoconstrutor.com.br/gesso-em-sorocaba