Cozinhas que expressam o amor e desejos pessoais dos moradores

Como projetar cozinhas que expressam o amor e desejos tão pessoais dos moradores

Para muitos, a cozinha já alçou o status de ambiente favorito da casa! Seja grande ou pequena, moderna ou clássica, o mais importante é que sua concepção acompanhe a vida do morador em todas as suas necessidades, desejos e sobre como pretende vivenciar o ambiente no dia a dia. Cada projeto realizado deve compreender a história do cliente – seja residindo sozinho, para um casal ou uma família.

“Nosso trabalho se consiste em entender a história de quem nos procurou para projetar a cozinha, conhecer a rotina, o que é essencial e aprender sobre seus gostos pessoais. Com a máxima de surpreender, ao entregar o ambiente buscamos aquele sorriso no rosto e a expressão corporal que fala por si só sobre a felicidade de termos realizado tudo o que era esperado... ou até além”, afirma Renato Andrade, sócio de Erika Mello no escritório Andrade & Mello Arquitetura.

Em busca de histórias e inspiração para cozinhas? Os arquitetos, que enxergam o lar como um templo restaurador, também acreditam que o preparo de refeições expressa o amor e esse fato justifica a ascensão do ambiente. “Esse sentimento é vivenciado não apenas quando a pessoa recebe convidados para oferecer um jantar, mas também é expresso quando, mesmo na correria do dia a dia, você tira 10 minutos para preparar uma refeição saudável e prática”, contextualiza.

Por meio de alguns projetos, os profissionais compartilham histórias e propostas de como a cozinha pode ser cheia de funcionalidade e estilo. Confira:

Procurando por Cozinhas Planejadas em Sorocaba? Confira:

1 – Cozinha com estilo para a segunda morada

 

A cor do ano, o azul, foi escolhido para ser a cor principal do ambiente | Projeto Andrade & Mello Arquitetura | Foto Luis Gomes

Os profissionais sabem que a arquitetura está muito ligada aos sonhos das pessoas. Aqui, para findar a rotina de hospedagens em hotéis, um casal de empresários residentes em Manaus – mas muito presentes em São Paulo, resolveu investir em um imóvel para chamar de seu na capital paulista.

Mesmo não sendo a morada principal, era fundamental a necessidade de sentir-se em casa com uma decoração que apresentasse traços de suas personalidades e incorporasse a oportunidade de cozinhar e interagir com quem estivesse com eles. Em função do espaço reduzido, a cozinha tipo corredor foi o ponto de partida e seguiu acompanhada pela marcenaria sob medida na cor azul e detalhes de madeira nas bordas e laterais.

Além disso, a serralheria, aliada aos armários, ganhou vez como prateleiras superiores e trouxe modernidade e equilíbrio. De quartzo, a bancada da pia foi concebida como uma extensão que forma uma mesa e primordial para os momentos gastronômicos. Para acompanhar, os arquitetos escolheram cadeiras mais altas que seguiram em harmonia com o décor.

2) Cozinha para quem ama preparar, receber e servir

 

Os profissionais removeram as paredes da despensa para criar amplitude na cozinha | Projeto Andrade & Mello Arquitetura | Foto Luis Gomes

Presente em um apartamento de 128m², essa cozinha ampla traz grandes soluções idealizadas pelos arquitetos. Com os proprietários de origem pernambucana, Renato e Erika foram designados a desenvolver um ambiente que proporcionasse à moradora o prazer de preparar as receitas nordestinas que fazem parte de suas raízes. Junto com isso, a satisfação de receber amigos e familiares – que os visitam com frequência – para degustar seus pratos.

Coube a eles prover uma cozinha superequipada, com uma ampla bancada (em um total de 4,5m de extensão) e com a possibilidade de integrar ou separá-la da área social quando necessário. Os profissionais resolveram essa questão com as portas de correr, em madeira e vidro, que funcionam como uma barreira para as refeições mais perfumadas, como. “Para crescermos o espaço, derrubar algumas paredes do layout original da planta nos permitiu criar um projeto funcional e superinteressante”, revela.

 

Procurando por Cozinhas Planejadas em Sorocaba? Confira:

3) Cozinha para o dia a dia de uma jovem

   

 

Os pendentes rose gold foram aplicados para deixar a composição ainda mais jovem e delicada. | Projeto Andrade & Mello Arquitetura | Foto Luis Gomes

Presente em um apartamento de 55m², a cozinha, embora pequena, dispõe de tudo o que a moradora precisa e emana seu jeito de ser. Com 25 anos de idade e os sonhos de uma jovem que chegou em São Paulo para realizar seus projetos e começar uma vida nova, Renato e Erika expressaram na cozinha o conceito dos traços urbanos mesclado ao feminino, que fica evidente na aplicação do revestimento chevron no frontão da pia. “A escolha dos tons de cinza, rosa e branco, que são os favoritos da nossa cliente, evidenciou uma atmosfera muito própria para todo o apartamento”, diz Erika.

O módulo de marcenaria que fica sob a pedra acomoda o cooktop, forno e máquina de lavar louças. Na parte superior o armário recebe o escorredor de louças, deixando espaço livre para utilização da bancada.

 

4) Cozinha com revestimento exclusivo

 

As cores neutras contribuíram para deixar o revestimento ainda mais em evidência. | Projeto Andrade & Mello Arquitetura | Foto Luis Gomes

O projeto dessa cozinha veio de encontro ao novo momento de uma família, que se mudou para um apartamento mais amplo, com o dobro da área útil anterior. Com essa prerrogativa, a vontade de um novo estilo de vida também na cozinha!

Na hora de escolher o revestimento, nenhum expressava o gosto dos clientes. Foi a partir daí que os arquitetos partiram para a personalização: criaram desenhos em formas geométricas combinados aos fortes de azul, preto e cinza e contaram com a Eliane Revestimentos para essa produção exclusiva. O resultado foi o protagonismo em todo projeto da cozinha e a composição harmônica com a base neutra também presente no décor.

 

Essa matéria foi uma cortesia da DC33. Muito obrigada!