Cortina ou persiana: como escolher entre as duas opções?

Quais as vantagens e desvantagens das cortinas e persianas?

Você está finalizando a decoração da sua casa e bate aquela dúvida na hora de decidir sobre o que usar nas janelas: cortina ou persiana? No entanto, não existe uma resposta única, já que cada opção oferece vantagens — como variedade de padronagem ou menor acúmulo de poeira —, e desvantagens, como custo de manutenção maior e limitação de modelos.

Então, como escolher? Simples! Combinando o estilo e os anseios do dono da casa com o que cada opção oferece. Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens, possibilidades, materiais disponíveis e desvantagens das cortinas ou persianas. Continue lendo e veja dicas essenciais para decidir qual a melhor opção para as suas janelas.

Procurando por Persianas em Sorocaba? Confira:

Vantagens e desvantagens da cortina

 

Cortina ou persiana: como escolher entre as duas opções?


Solução mais conhecida na hora de decorar as janelas, ter privacidade e regular a entrada de luz e ar em um ambiente, as cortinas costumam combinar com quem é fã de uma decoração mais clássica, romântica ou rústica.

As peças em tecido costumam ser ótima opção também para quem gosta de criar e misturar tendências, já que podem ser confeccionadas em extensa variedade de tecidos, modelos e complementadas com acessórios. Essa, aliás, costuma ser uma das vantagens do uso das cortinas nas janelas: inúmeras possibilidades para usar em salas de estar, quartos (adulto e infantil) e até banheiro.

Principais vantagens:

Cortinas simples, como as de voal, são mais baratas do que persianas. À medida que você vai personalizando, o preço pode ir aumentando, mas ainda é uma opção mais em conta;
O preço também é ótima justificativa na hora de pensar na limpeza das cortinas, já que elas podem ser lavadas em casa, na máquina de lavar;
Se você tiver uma janela muito grande, como a de um varandão, talvez seja melhor usar uma cortina, já que pode ser complicado usar uma persiana (ou várias) em uma grande extensão.

quarto de casal planejado com porta de correr


Esteja atento a algumas desvantagens:

Sujam com facilidade. Quanto mais denso o tecido, mas sujeira acumula;
Ocupa mais espaço no ambiente;
acumula mais poeira e pode ser um problema para alérgicos;

Procurando por Persianas em Sorocaba? Confira:

Vantagens e desvantagens da persiana

Quem procura uma decoração mais moderna, minimalista e tem um ambiente planejado nos mínimos detalhes tende a optar pelas persianas. Elas também ajudam a regular a entrada de ar, luz, mantém a privacidade do ambiente, mas são mais limitadas no quesito decoração/possibilidades. Elas também atrapalham mais a visão de quem está no ambiente para a área externa. Não é possível, por exemplo, uma vista sem interrupção, como no caso de cortinas abertas.

Mas as persianas tendem a compensar no quesito praticidade e podem ser encontradas em na versão horizontal e vertical, e em grande variedade de material — inclusive tecido.

persiana home office corporativo neutro


Tipos de persianas disponíveis no mercado:

- Persianas horizontais: podem ser de PVC, alumínio (possui grande variedade de cores), bambu, madeira ou blackout (de poliéster com fundo opaco).

- Persianas verticais: seu formato lembra o de uma cortina, por causa da verticalidade. Elas podem ser em lâminas — tiras estreitas—, ou no formato de painel com uso de três a quatro folhas para cobrir a extensão da sua janela.

Procurando por Persianas em Sorocaba? Confira:

Principais vantagens das persianas:

Deixam o ambiente mais moderno e com um ar mais clean;
As versões feitas em metal, PVC ou madeira podem ser limpas só com pano seco;
São ideais para espaços pequenos porque são menos volumosas;
Cobertura ideal para pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.

Esteja atento às desvantagens:

O preço da persiana costuma ser mais caro do que o das cortinas;
Persianas têm tamanho padrão e, para espaços maiores, é necessário fazer sob medida (o que aumenta ainda mais o custo);
Muitas persianas em uma mesma janela não configuram um esquema prático na hora de abrir ou regular a entrada de luz;
Persianas precisam de cuidados específicos para sua durabilidade, o que demanda um pouco mais de tempo na limpeza e manutenção.

home office com cortina leve

Afinal, como escolher entre cortina ou persiana?

Se as vantagens e desvantagens descritas acima ainda não foram suficientes para você fazer uma escolha, podemos avaliar ainda o uso de cortina ou persiana por meio da análise de outros elementos do ambiente.

Casa ou apartamento

Você pode fazer sua escolha considerando o seu tipo de moradia. Se você mora em uma casa ou apartamento, sem vizinhos por perto, pode optar pelas persianas, que deixam perceber a movimentação dentro do ambiente. Já as cortinas fechadas protegem mais a privacidade dos moradores daquele espaço.

Procurando por Persianas em Sorocaba? Confira:

Abertura da janela

Outro fator para se considerar na hora da decisão é perceber como é a abertura da janela em questão. Se for uma janela que abre para fora ou um modelo de correr, você pode escolher tanto a cortina, quanto a persiana.

Mas se sua estrutura for do tipo que abre para dentro, prefira cortina para ter espaço para as folhas da janela sem esbarrar em nada.

cozinha com persiana cores neutras moveis planejados

Tamanho do cômodo

O tamanho do cômodo e a sua intenção com ele pode ajudar a fazer a melhor escolha na hora de bater o martelo entre cortina ou persiana. Se o seu espaço for grande ou se você quiser dar um ar mais intimista e aconchegante, opte por cortinas.

Elas podem ser fechadas completamente quando houver muito sol/luz no ambiente e ajudam a construir essa aura acolhedora.

Já para espaços pequenos, vá de persiana. Isso porque a luz ajuda a ampliar o ambiente e sua noção de espaço, efeito que pode ser conseguido mais facilmente com persianas de tecido, por exemplo, de cores claras.

Como vimos escolher entre cortina ou persiana só fica difícil por causa das possibilidades que as duas opções oferecem. Ambas podem ser usadas em diferentes cômodos, são elaboradas em diferentes materiais e padronagens.

Elas também têm suas desvantagens, persianas tem um preço maior do que o de cortinas simples, cortinas acumulam mais poeira e podem ser problemáticas para alérgicos. Mas só você pode dizer quais são os empecilhos de uma ou de outra que mais te atingem. Para todo resto, dá-se um jeito para se ter a decoração dos sonhos seja com cortinas ou persianas.

Fonte: https://finger.ind.br/blog/cortina-ou-persiana/