Construção inteligente: dicas de uma arquiteta para isso!

Artigo em parceria com: Arquiteta Tainá Rehder (Sorocaba – SP)

O processo de construção de uma casa, apartamento ou um empreendimento não é uma tarefa fácil. Entretanto, quando temos as cartas certas na manga, até o projeto mais complexo pode se tornar realidade. Isto acontece, pois um dos maiores problemas existentes na construção civil é a aplicação de recursos sem o planejamento adequado. Além disso, precisamos saber como investir estes mesmos recursos em materiais que nos assegurem qualidade, beleza e excelente custo benefício no futuro. Por isso, eu te convido a entender como podemos fazer uma construção mais inteligente, através de algumas dicas arquitetônicas básicas.

Está preparado(a)?

Então vem comigo!

Procurando por Arquitetos em Sorocaba? Confira:

Ciclo do projeto


Business vector created by storyset - www.freepik.com

Todo projeto de construção depende do cumprimento do seu ciclo de vida básico. Isto significa que devemos nos empenhar desde a etapa de concepção do projeto até a execução da obra para garantirmos como resultado final uma construção mais inteligente.

Uma construção inteligente consiste em um projeto inovador que aplica diferentes tecnologias com o objetivo de facilitar a rotina do usuário. Muitas vezes, o termo inteligente é utilizado de forma exagerada, como forma de vender tecnologias desnecessárias ao projeto.

É por este motivo que um arquiteto é tão importante para a realização de uma obra. Ele será o profissional responsável por garantir o nível de conforto e utilidade dos ambientes sem abrir mão da sua elegância. Dessa forma, você será capaz de economizar recursos e comprar para a sua construção somente aquilo que realmente será utilizado.

Concepção bem definida


Business vector created by storyset - www.freepik.com

Apesar de ser um conceito muitas vezes negligenciado no projeto de construção, a etapa de concepção possui como característica garantir a identidade daquela obra.

Aqui, o dono do projeto põe as suas ideias na mesa para que assim seja possível avaliar a viabilidade do projeto, bem como os custos e o provável cronograma daquela construção.

É importante perceber a relevância do arquiteto inclusive nas etapas iniciais da obra, já que ele é um dos profissionais responsáveis por realizar a avaliação da ideia.

A minha dica para esta fase é: invista num bom arquiteto. Um profissional experiente terá um maior acervo de experiências para colocar no papel, garantindo assim que o projeto terá a maior fidelidade possível àquele que um dia teve aprovação nas primeiras fases de planejamento.

Isto acontece, pois nem sempre a ideia que o líder do projeto tem em mente é realmente possível de ser aplicada no tipo de terreno, espaço e até mesmo com a quantidade de recursos disponíveis.

Entretanto, através da boa comunicação e do trabalho em equipe, é possível colocar novas ideias no papel, satisfazendo os sonhos de cada cliente.

Procurando por Arquitetos em Sorocaba? Confira:

Lançamento e Execução do Projeto para fazer uma construção inteligente


 Business vector created by storyset - www.freepik.com

É aqui que surgem os primeiros grandes desafios no canteiro de obras, mas também é nesta etapa que a mágica acontece. Os desenhos ganham vida e toda a equipe de construção passa a empenhar os seus esforços para entregar as demandas feitas pelo cliente.

Dessa forma, é também nesta etapa que todas as partes do planejamento estão em jogo, especialmente quando nos referimos a custos e cronogramas. Isto, pois a fase de execução depende diretamente do desenvolvimento de um projeto consolidado e bem estruturado.

É por este motivo que a próxima dica deste conteúdo é: não se prenda aos problemas. Com uma equipe de confiança, você jamais estará trabalhando com um orçamento no limite. Por isso, um bom projeto é aquele onde a equipe de obras consegue prever problemas e evitar grandes prejuízos.

Desempenho e Controle do Projeto

A grande diferença entre problemas que geram prejuízos e problemas que geram oportunidades está na nossa maneira de lidar com eles.

É por este motivo que, enquanto arquiteta, eu busco trazer meus anos de experiência para o seio da construção. Assim, somos capazes de perceber que nem tudo que surge como desafio é realmente tão crítico para o andamento do projeto.

A fase de desempenho e controle andam lado a lado com a execução da construção.

Por isso, algumas vezes, ajustes são necessários para garantir que a obra mantenha os seus indicadores de desempenho e garantam o mais alto nível de qualidade no resultado final.

Fechamento do Projeto

Quando todos os produtos são entregues ao cliente, a equipe de obras consegue analisar, documentar e aprender com os percalços daquela obra. Os contratos com terceiros são encerrados, as falhas e acertos são identificadas e os membros da equipe podem ser reconhecidos e recompensados.

Todo projeto de construção apresenta uma grande complexidade em execução, e por consequência o seu gerenciamento também é uma tarefa complexa.

Você já foi capaz de entender a importância de um arquiteto qualificado para as suas obras e como o seu vasto conhecimento pode reverter o status final de qualquer projeto. Por isso, eu espero que estas dicas tenham te auxiliado a entender um pouco mais sobre como podemos realizar construções mais inteligentes.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Caso você queira conhecer um pouco mais dos projetos desenvolvidos pelo Studio Tainá Rehder com a utilização, basta acessar o nosso site.