Construção civil avança com impulso das novas tendências em tecnologia

A exemplo de outros segmentos do mercado, a construção civil também vem experimentando um avanço substancial e acelerado, em todas as suas subdivisões, com as novas tecnologias que estão surgindo a cada dia. Diante deste quadro, o Guia do Construtor foi buscar informações sobre o tema e as apresenta a seguir, para que você tenha contato mais estreito com essas inovações.

Os facilitadores que estão surgindo para otimizar o trabalho de todos os envolvidos com a construção civil começam com o desenvolvimento de pesquisas voltadas às diversas necessidades do setor, passam pela criação de programas de informática especializados em gestões administrativa, financeira e de pessoal, por meio das construtechs, que se adaptam de acordo com o perfil de cada empreendimento, e culminam com o lançamento de modernos equipamentos, visando à agilização e a maior qualidade a serem empregadas diretamente nas obras, propriamente ditas. 

Procurando por Construção Civil em Sorocaba? Confira:

A implantação de novas tecnologias na construção civil colabora também para impulsionar os negócios, pois facilitam os processos, fazendo-os mais eficientes e acelerados, além de chancelar uma imagem de modernidade e de inovação.

Além daquelas já existentes no mercado, diversas novas tecnologias na construção civil estão sendo implementadas diariamente, apresentando como principal característica o fato de que dificilmente uma solução surgida vai abranger todas as necessidades do segmento e, basicamente, um grande percentual dos novos sistemas e equipamentos é voltado a atender um desafio ou uma área específica. 

Esse fato se dá, principalmente, naqueles setores da construção civil considerados os mais complexos, incluindo aí as etapas do orçamento, acompanhamento, planejamento e entrega, por exemplo. Diante desta característica, as novas tecnologias que estão surgindo abrangem diversas soluções especializadas, com o objetivo de solucionar entraves específicos. 

Encerrado esse preâmbulo, o Guia do Construtor apresenta agora algumas das novas tecnologias para o setor, para que você possa decidir quais agregar, de acordo com as suas necessidades.

Sustentabilidade - O desenvolvimento sustentável vem sendo uma das principais tendências para o mercado da construção civil. O objetivo é a diminuição dos danos ao meio ambiente, começando com a escolha da matéria-prima, passando pelo descarte dos resíduos e chegando até mesmo ao uso que os projetos terão. Tomando por base que o concreto é um dos maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico (CO2), a utilização de material reciclável nas obras é cada vez mais frequente, reduzindo as emissões e não interferindo na qualidade e segurança das edificações, bem como oferecendo vantagens no custo-benefício. 

Execução de projetos - Primeira etapa estratégica de uma obra, o desenvolvimento do projeto vai orientar todas as demais fases, além de definir o norte de como a ela deverá ser executada.  Desta forma, além de ter meios que possibilitem a exata noção visual do projeto de uma forma geral, é fundamental ter alternativas para ajustes ágeis e sem embaraços, conforme as necessidades que se apresentam. Nesse sentido, o Building Information Modeling/BIM (Modelagem, de Informações da Construção) é uma alternativa viável para que o projeto de construção seja moldado a partir de uma projeção em 3D, que emprega modelos de fácil manipulação. Ou seja, essa tecnologia permite uma visualização clara e fiel do que se espera como resultado final do projeto, bem como possibilita que diferentes projetos sejam compatíveis, mesmo com a aplicação de formas diferentes, colaborando ainda para a minimização de erros.

Construção off-site – Esse é um processo de fabricação de estruturas fora do canteiro de obras em que a edificação será implantada, sendo uma das principais tendências da construção civil a partir deste ano de 2022, uma vez que diminui substancialmente o tempo de obra e o desperdício de materiais, possibilitando mais mobilidade, pois mesmo com a centralização da produção das peças, é possível movê-las para diferentes lugares com facilidade. Essa modalidade contribui para a gestão de resíduos e para a limpeza, já que as estruturas metálicas são desenvolvidas fora do ambiente da obra e a própria produção de resíduos é minimizada.

Construção modular - Projetos de módulos habitacionais vêm crescendo no Brasil, nas mais diversas regiões do País, independentemente das características climáticas de cada Estado, uma vez que eles contam com isolamento térmico e acústico, o que possibilita harmonia e bem-estar, além de permitir construções alternativas e personalizadas, de acordo com o que cada cliente deseja e necessita. Desta forma, já neste ano de 2022, começaram a ser entregues nesta nova modalidade empreendimentos comerciais e industriais, banheiros, residências, cozinhas industriais e estruturas para eventos de diferentes portes.

Nanotecnologia - Funcionando como ferramenta de transformação de materiais, a nanotecnologia é mais uma nova tecnologia da indústria que chegou para ficar. Especificamente na construção civil, por exemplo, é aplicada no desenvolvimento de nano tubos de carbono, empregados na produção de cimentos e concretos em substituição aos cabos de aço. Essa nova alternativa de tecnologia pode ser empregada na produção de variados materiais, sendo recomendável que seja planejada já no projeto original.

Digital twins - Com o objetivo de antecipar o comportamento de determinados materiais a serem empregados na obra e antever as falhas que podem ocorrer, surgiu no mercado o digital twins, que nada mais são que representações virtuais de recursos reais. Empregando essa nova ferramenta, podemos antever o comportamento da estrutura e a partir de então promover adaptações na planta e nos processos de construção, por exemplo.

Procurando por Construção Civil em Sorocaba? Confira:

Inteligência artificial e realidade virtual - A realidade virtual e a inteligência artificial chegaram para contribuir para a melhoria do universo da construção civil. A inteligência artificial, por exemplo, possibilita melhor visibilidade de dados e indicadores do projeto, além de ampliar a previsão de algumas situações ao longo da obra. A realidade virtual ou realidade aumentada, por sua vez, viabiliza o trabalho de arquitetos, que usam essa nova tecnologia para corrigir previamente possíveis erros, por meio de uma análise ampla do projeto, vislumbrando um panorama expansivo e garantindo ao consumidor final as condições para que faça uma imersão total no imóvel ou obra a serem desenvolvidos.

Estações robóticas Nova tecnologia empregada no estudo da extensão de áreas com o objetivo de avaliar suas variações geográficas, as estações robóticas são soluções a serem empregadas já no início da obra, buscando ter o exato controle e o monitoramento do solo que vai receber a construção, com a vantagem da possibilidade de operação de forma remota ou coordenada. 

Drones Os benefícios das novas tecnologias na construção civil incluem também a utilização dos drones, que estão sendo amplamente empregados, como por exemplo na captação de variadas imagens (fotos e vídeos),  de ângulos diferentes, visando o acompanhamento e controle, além da observação da obra como um todo, para a manutenção da segurança dos profissionais envolvidos. 

Rastreamento de ferramentas - Voltada para a redução dos custos de prejuízos com a perda de ferramentas, além de impactar positivamente na produtividade e na minimização de riscos de acidentes numa obra, o rastreamento de ferramentas também está fazendo a diferença na construção civil. Esse processo ocorre com a utilização de um código de barras, etiquetado em todas as ferramentas da construção, possibilitando dessa forma rastrear e determinar onde e por quais profissionais os equipamentos estão sendo utilizados. 

Concreto poroso - Da mesma forma contribuindo para a dinâmica e agilidade de uma obra, o concreto poroso já está presente nas construções para combater casos de alagamentos, visto que a sua constituição possibilita a absorção e a drenagem da água, em situações de chuvas, por exemplo. Igualmente colaborando com a construção civil e os profissionais que nela trabalham diariamente, o concreto poroso colabora para a diminuição das temperaturas, devido a sua cor branca, que reflete os raios solares. 

Bioconcreto – Segundo pesquisas desenvolvidas, já estão em curso diversos negócios com a implantação de mudanças em seus processos e modelos de atuação, por meio do uso de materiais sustentáveis e na edificação de projetos verdes. Nesta nova realidade, empresas preocupadas com a redução dos impactos ao meio ambiente já estão reutilizando recursos para gerar economia de insumos, inclusive ambientais. O destaque fica para o bioconcreto ou concreto inteligente, que dá solução para o processo de deterioração dos materiais expostos ao tempo, e que consiste numa mistura que gera microrganismos (bactérias) e estes por sua vez produzem calcário, que preenchem as fissuras no concreto.

 

Planejamento é fundamental

Com o emprego dessas novas tecnologias, e outras que certamente surgirão, as empresas e profissionais da construção civil investem em uma área que reflete de forma positiva em sua imagem diante do mercado, bem como no melhor desenvolvimento do trabalho realizado, em seus diversos aspectos.

O segredo, no entanto, é a atuação de forma planejada e cirúrgica nessa área, definindo pela utilização de novas tecnologias que verdadeiramente vão atender necessidades específicas e pontuais, para que não haja prejuízos. 

Para isso, é necessário estabelecer uma dinâmica de inovação, com a participação de todos os profissionais envolvidos, pois se assim não for feito o resultado pode ter efeito contrário.