Conheça os principais tipos de ar-condicionado e suas diferenças

Um ar-condicionado possui uma grande contribuição para os níveis de conforto, conveniência e eficiência de um ambiente, seja uma casa ou escritório. Contudo, escolher modelo de ar condicionado certo é muito importante para garantir esses benefícios.

Existem muitos tipos diferentes de sistemas de ar condicionado disponíveis hoje, e cada um apresenta seu próprio conjunto de características positivas. Determinar qual será o melhor para a sua situação de vida pode parecer um pouco complicado, e é pensando nisso que fizemos o post de hoje!

Procurando por Ar Condicionado em Sorocaba? Confira:

Abaixo, apresentaremos os 6 principais modelos de ar-condicionado e quais são as características de cada um para que você saiba como fazer sua escolha!

1. Ar-condicionado portátil

Os  aparelhos de ar-condicionado portáteis são modelos independentes e fáceis de mover que se esfriam puxando ar do ambiente, removendo calor e umidade, e retornando o ar fresco para o seu espaço. Para esfriar adequadamente, eles devem ventilar o ar quente em outro local, geralmente fora do imóvel, por isso devem ficar próximos às janelas. Não há necessidade de instalação especial.

Os principais benefícios desse modelo são que você pode movê-lo para diferentes locais, não requer instalação permanente, e geralmente são opções acessíveis. Por isso são indicados para quem busca mobilidade. Contudo, algumas pessoas acham que os portáteis são barulhentos, e geralmente não são tão eficientes como outras opções de ar-condicionado.

Ar Condicionado Portátil Springer Nova 12000 BTUs Frio

2. Ar-condicionado de janela

Modelo mais clássico, o ar-condicionado de janela é projetado para ser instalado dentro de uma janela padrão ou, em alguns casos, através de um furo feito na parede. Esses aparelhos, então, ficam com o sistema de escape de ar quente voltado para fora e o sistema de retorno de ar fresco voltado para dentro.

Geralmente são opções eficientes para climatizar quartos pequenos ou grandes. Contudo, por serem fabricados com uma tecnologia mais antiga, eles podem ser mais barulhentos e consumir mais energia. Os recursos que eles podem oferecer incluem temporizadores programáveis.

Ar Condicionado Janela Springer

3. Split tradicional

Popular por ser um seu sistema de climatização de alta eficiência, o ar-condicionado Split é um sistema silencioso e discreto para diversos tipos de ambientes, tanto residenciais quanto comerciais.

Esses sistemas possuem duas partes básicas: um condensador instalado ao ar livre e uma evaporadora compacta que é colocada estrategicamente dentro do espaço que você deseja climatizar.

Os aparelhos de ar condicionado Split são confortáveis por sua alta eficiência de refrigeração, operação silenciosa e perfis finos em seu espaço. Por isso, são indicados para quem quer um aparelho discreto, de fácil instalação, muito indiciados para climatizar ambientes residenciais e comerciais, de forma eficiente, deixando-os agradáveis e confortáveis.

Ar Condicionado Split Elgin ECO Plus 9000 BTUs

Procurando por Ar Condicionado em Sorocaba? Confira:

4. Split Cassete

O Split Cassete segue o mesmo estilo de funcionamento do Split comum, porém é adaptado ao teto do ambiente (no centro) e não nas laterais, o que libera espaços para artigos decorativos nas paredes. Esse modelo é bem discreto e conta com um alto desempenho, unido a baixo nível de ruído por ser embutido no forro. Por ficar instalado no centro do ambiente, ele também proporciona melhor climatização, sendo indicado para escritórios grandes, como os chamados open office, tendência que centraliza todos os departamentos de uma empresa em uma mesma área, sem divisão de paredes.

Ar Condicionado Split Cassete LG Inverter 17000 BTUs

 5. Sistemas VRF

O VRF (Fluxo de Refrigerante Variável) é um sistema de múltiplas unidades internas, conectadas em um único sistema de unidades condensadoras. Ele surgiu em 1982, no Japão, sendo o primeiro sistema Multi-Split da história, com o objetivo de suprir as necessidades de controle de temperatura individualizado por ambiente de um edifício.

Com o crescimento constante do mercado de “Prédios Verdes” (Green Building) e com certificações LEED, a adesão ao VRF está cada dia mais comum. Ele funciona com uma unidade central ligada a múltiplas unidades internas para proporcionar climatização completa. Por isso é indicado para arrefecer edifícios, e não somente um ambiente.

Sistema VRF LG

6. Split Inverter

O Split Inverter é exatamente igual ao Split comum fisicamente, porém, em seu motor interno, ele possui uma peça chamado Inversor, que trabalha controlando o compressor do aparelho (responsável pelo fluxo do ar no circuito interno do mesmo) para que ele funcione de forma otimizada e reduza o consumo de energia.

Resultado: os Split Inverter possuem uma eficiência energética muito maior do que os demais modelos, reduzindo em até 60% o consumo de energia, ao mesmo tempo que apresenta melhor controle da temperatura. Além disso, ele apresenta baixo nível de ruído e ainda utiliza gás R-410ª , um gás ecológico que não agride a camada de ozônio. São indicados para quem tem o consumo de energia como um das suas principais preocupações.

Ar Condicionado Split Hi Wall Springer Midea Wi-Fi Inverter 9000 BTUs

Seja qual for sua escolha, um bom ar-condicionado vai ajudar a tornar seus dias de verão mais confortáveis. Pronto para comprar o seu?

Comente abaixo e nos conte qual opção se encaixa melhor no seu perfil!

(via)