Conheça os diferentes tipos de gesso

Conheça os diferentes tipos de gesso

 

Tipos de gesso por cola

Existem vários tipos diferentes de gesso, dependendo do material usado para dar liga.

 

Reboco de gesso

O gesso, ou "gesso de Paris" (POP), é a forma mais comum de gesso para paredes internas. É produzido aquecendo o gesso a cerca de 150 ° C. Quando misturado com água, o pó de gesso seco se transforma em gesso. A mistura começa a endurecer cerca de 10 minutos após a preparação, mas não ficará totalmente endurecida até que passem 72 horas. Essa preparação tem boa resistência ao fogo.

 

Gesso de cal

O gesso de cal é um composto de hidróxido de cálcio (cal) e areia (ou outras cargas inertes). Às vezes, pode ser reforçado com para evitar rachaduras e reduzir o encolhimento. O gesso entra em contato com o dióxido de carbono na atmosfera, que transforma o hidróxido de cálcio em carbonato de cálcio (calcário). É tipicamente mais flexível e respirável que os rebocos de gesso e cimento e é mais comumente usado em propriedades mais antigas.

Reboco de cimento

O gesso de cimento é uma mistura de areia, cimento e água. É normalmente aplicado a interiores e exteriores de alvenaria. Embora seja capaz de obter uma superfície lisa, os interiores às vezes exigem uma camada de acabamento adicional de gesso. O gesso de cimento oferece maior resistência à umidade do que o gesso.

 

Gesso argila

O gesso argila é considerado uma alternativa mais sustentável às soluções modernas. Com gasto menor de menor energia do que os gessos à base de cimento ou cal. Também se encontra a versão com aditivos em fibra para aumentar sua resistência e em uma variedade de cores "naturais".

É respirável e não precisa ser pintado.

Tipos de gesso por aplicação

Os gessos também podem ser classificados por aplicação:

  • O gesso com acabamento de placa é usado em placas de gesso.
  • O gesso adesivo é usado como subpêlo, aplicado em paredes novas.
  • O gesso marrom é usado como subpêlo para superfícies particularmente absorventes.
  • O gesso Dri-coat oferece resistência à umidade para paredes que tiveram um curso à prova de umidade (DPC) inserido ou injetado.
  • O gesso de parede dura é semelhante ao gesso marrom, mas é mais rápido e tem melhor resistência ao impacto.
  • O gesso resistente ao calor é usado para paredes e peitos de chaminé onde as temperaturas podem exceder 50 ° C.
  • O gesso com vários acabamentos é um gesso de revestimento superior.
  • O gesso de uma mão é normalmente usado para remendo.
  • O reboco de revestimento resistente possui excepcional resistência ao impacto.

Técnicas de reboco

O gesso normalmente é constituído por camadas, com o número de camadas dependendo da rugosidade da superfície que está sendo rebocada. Paredes ásperas e nuas podem exigir três camadas de gesso, enquanto as placas de gesso podem exigir apenas uma camada de acabamento de 2 a 3 mm.

O composto de gesso, que normalmente é fornecido seco, deve primeiro ser misturado com água, tomando-se o cuidado de obter a consistência cremosa correta. A melhor maneira de misturar é adicionar o gesso à água, e não o contrário.

O gesso pode então ser aplicado na parede. A primeira mão é aplicada, “arranhada” e deixada para secar. Isto é seguido pela segunda camada e, finalmente, uma terceira camada de acabamento.

O reboco é um processo trabalhoso e demorado e, como resultado, entrou em declínio nos últimos anos, com técnicas como revestimento a seco ganhando popularidade.

Embora o gesso seja durável, ele pode sofrer fissuras se o edifício sofrer assentamentos ou se tiver sido aplicado incorretamente.