Conheça 5 vantagens de alugar equipamentos para a sua obra

O segmento da construção civil é um dos mais influentes no mundo inteiro. Por conta disso, inúmeras soluções foram desenvolvidas para otimizar e potencializar essa área. No artigo de hoje, vamos falar justamente sobre uma que mexe diretamente no bolso das empresas: o aluguel de equipamentos e ferramentas elétricas

Afinal, esse tipo de estratégia é realmente vantajoso? 

Ao longo do conteúdo, separamos 5 vantagens relacionadas à locação de equipamentos, confira!

Procurando por Aluguel de Máquinas e Equipamentos em Sorocaba? Confira:

Por que alugar equipamentos e ferramentas em vez de comprá-los?

Quando falamos em obras e construções, a etapa do planejamento é essencial para reduzir custos e aumentar a lucratividade do projeto. 


Nesse cenário, investir o capital da empresa na compra de ferramentas e equipamentos pode gerar um custo elevado desnecessariamente. Isso porque, após a conclusão do projeto, muitos desses materiais ficarão em desuso.

Diante dessa realidade, a locação de equipamentos e ferramentas para construção civil tornou-se uma saída viável, que une produtos de qualidade e excelente custo-benefício.

Mas como definir os materiais a serem alugados?

  1. Faça um levantamento de gastos;
  2. Avalie o tempo de execução da obra;
  3. Liste a mão de obra e materiais indispensáveis.

Seguindo esses três itens será possível projetar quais máquinas e ferramentas serão necessárias em cada etapa do projeto e o período em que elas serão utilizadas.

Ainda está em dúvida se a locação de equipamentos vale a pena? Não tem problema, confira 5 vantagens que separamos abaixo e mude de ideia!

Procurando por Aluguel de Máquinas e Equipamentos em Sorocaba? Confira:

Confira 5 vantagens de alugar equipamentos e ferramentas:

O aluguel de máquinas está cada vez mais forte na construção civil, uma vez que é uma alternativa mais prática e segura para construtoras, profissionais autônomos e até mesmo pessoas que desejam fazer melhorias em sua própria casa.


Veja abaixo 5 motivos para investir na locação:

1. Custo-benefício

A principal vantagem já foi mencionada no começo do texto: custo-benefício!

O seu uso é para curta, média ou longa duração? Não importa, o aluguel reduz a necessidade de grandes investimentos na hora de comprar esses itens. 

Além disso, é importante lembrar que ao realizar a locação, você elimina despesas com manutenção, reparos, armazenamento e obrigações fiscais exigidas pela compra destes produtos. 

2. Liberdade para escolher o melhor equipamento

Uma outra vantagem atrativa é a liberdade para escolher entre inúmeras ferramentas e equipamentos para diferentes finalidades.

Na Loxam Degraus, por exemplo, um dos principais players de locação de equipamentos, você pode solicitar a troca de ferramentas e máquinas se eles não se adequarem às demandas da sua obra - evitando assim, atrasos no cronograma.

Procurando por Aluguel de Máquinas e Equipamentos em Sorocaba? Confira:

3. Diminuição de riscos na compra de equipamentos

Nos dois tópicos acima, vimos que o aluguel oferece um preço mais competitivo e mais liberdade na escolha de equipamentos.  Para elucidar melhor, precisamos fazer um comparativo entre compra x aluguel. 

Quando você opta pela aquisição do equipamento, algumas desvantagens vêm em conjunto: 

  1. Despesas com inspeção;
  2. Problemas logísticos: como transportar as máquinas e onde armazená-las?
  3. Inatividade das ferramentas por um longo período (a depender do cronograma da obra);
  4. Patrimônio da empresa: equipamentos comprados fazem parte do patrimônio da empresa, gerando a obrigação de pagar impostos.

Dica: ao alugar equipamentos para obra, os valores da locação podem ser deduzidos do imposto de renda - um benefício interessante, tanto para construtoras quanto para autônomos.

4. Manutenção e assessoria técnica

Não é novidade para ninguém que máquinas e ferramentas quebradas ou com defeitos prejudicam o andamento da obra, além de colocarem os colaboradores em risco.

Por outro lado, na locação, a empresa fornecedora disponibiliza uma equipe para manutenções e assessoria técnica. Uma verdadeira mão na roda, né?

5. Aumento da produtividade na obra

Por último, mas não menos importante, temos a otimização da produtividade na sua obra. 

Quando você investe no aluguel de máquinas e ferramentas modernas, cada etapa do projeto torna-se mais ágil e possibilita otimizar o cronograma sem perder qualidade e respeitando as normas de segurança.

Aluguel de equipamentos e ferramentas para construção civil é aqui na Loxam Degraus!

Ficou surpreso com os benefícios do aluguel quando comparado à compra? Então, aproveite e conheça todas as soluções da Loxam Degraus e surpreenda-se com equipamentos de qualidade e com excelente custo-benefício para diferentes trabalhos.

Desde 2015 fazemos parte do Grupo Loxam, maior grupo de locação de equipamentos da Europa, 3º maior do mundo, com mais de 1000 filiais, distribuídas em 30 países. Muito mais tradição e experiência internacional à serviço dos nossos clientes e parceiros!