Conheça 10 acabamentos de borda mais comuns nas marmorarias

No ramo das marmorarias, existem muitas opções de acabamentos de borda. Cada tipo é indicado para um ambiente específico como, por exemplo, banheiros, lavabos e cozinhas. Enquanto alguns possuem um acabamento mais simples, outros oferecem um toque mais elegante. No entanto, além do visual, todas as bordas têm como objetivo proteger as beiradas e quinas de pedras, evitando que quebrem ou até machuquem pessoas.

Portanto, para saber onde usar cada tipo, confira abaixo os 10 acabamentos mais comuns para bordas de mármore e onde devem ser utilizados.

Procurando por Marmorarias em Sorocaba? Confira:

1) O mármore

Antes de conhecer os tipos de bordas, é importante conhecer a própria pedra. O mármore é conhecido por sua excelente durabilidade, resistência e valor estético. Inclusive, em virtude dessas características, ele pode ser usado tanto em ambientes internos como externos.

É uma rocha metamórfica compacta que apresenta uma textura colorida ou cristalina e é composta principalmente por carbonato de cálcio. No entanto, sua aparência depende muito da presença de outros minérios. Por isso, é bastante indicado para acabamentos de borda.

 

2) Reto simples

Esse é um dos cortes mais comuns, em que, na junção de duas pedras, é formada uma quina bem cuidada e polida. Logo, a borda é simples e sem acabamentos especiais.

 

3) Reto com encaixe

O acabamento desse corte é bastante parecido com o simples. No entanto, nesse tipo, uma pedra é sobreposta sobre a outra.

 

 

4) Boleado simples

Nesse caso, a lateral externa da pedra é arredondada, oferecendo mais conforto e beleza ao acabamento. Esse tipo é bastante recomendado para bordas de pias e bancadas. Além de simples, o boleado também pode ser duplo ou meio boleado.

 

5) Boleado com rebaixo

Esse boleado também é bastante comum. A parte externa é arredondada, contudo, apresenta uma pequena quina no topo e também na parte inferior. É indicado para bordas de paredes, pisos e tampos, dando um aspecto bastante clássico.

Dica: está “montando” um banheiro mais clássico ou no estilo romântico? O boleado é totalmente delicado, uma vez que oferece um toque mais suave para as bancadas. Por isso, é perfeito para banheiros clássicos, deixando-os mais convidativos.

Procurando por Marmorarias em Sorocaba? Confira:

Se você está procurando por mármores em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

6) Sanduíche recuado

Esse acabamento está ganhando cada vez mais o coração dos designers de interiores, uma vez que cria um friso entre as pedras, proporcionando mais elegância.

 

7) Saia

Esse acabamento é mais utilizado para esconder cubas de banheiros e lavabos que não possuem gabinetes. Ele é feito com uma faixa de 10 a 15 cm, justamente para esconder a cuba que não possui armário.

 

 

8) Meia cana

A meia cana é mais utilizada em bordas de lavatórios.

 

9) Meia esquadria

A meia esquadria é recomendada para ocasiões nas quais é necessário esconder a cola de emendas.

 

10) Bisotado

Corte bastante utilizado em bancadas e tampos, uma vez que apresenta um tipo de arremate que cria chanfros. Tem como função evitar que as beiradas se quebrem. Por isso, também pode ser utilizado em peças para piso.

 

11) Peito de pombo

Corte bastante utilizado em bordas de lavatórios.

Esses são alguns acabamentos encontrados em marmorarias. São várias opções e para diversas utilidades. O importante é trabalhar com aquela que seja mais adequada para o seu projeto. Afinal, tanto o profissional quanto o produto fazem toda a diferença no acabamento final de uma peça.

 

(via)