Conforto térmico em galpões: conheça as melhores opções

Além de todo cuidado que existe dentro de um projeto elétrico, existe também a possibilidade de fazermos uso de recursos naturais, permitindo fazer a exaustão e a iluminação de determinados tipos de obra. Hoje no Espaço Comunidade falaremos dos galpões. Existe no mercado, vários sistemas que permitem o conforto térmico dos ambientes, mas é importante dizer que todos esses cuidados devem ser tomados ainda no inicio da obra, no projeto. Fazer adaptações em um galpão já concluído pode sair caro, sem dizer do risco que corremos do sistema não atingir o desempenho necessário. Quem explica como fazer bom uso desses sistemas é o engenheiro Caio César Rodrigues, confira.

A empresa de construção civil deve consultar profissionais que cuidam do conforto térmico para galpões, que geralmente garantem uma ótima iluminação durante o dia e, dessa maneira, não são necessárias que luzes sejam acesas. Utilizando recursos naturais as vantagens são visíveis, tanto na parte de exaustão, deixando o ambiente arejado, como na utilização dos colaboradores e garantia de maquinário, criando um bem-estar no ambiente sem falar na economia de energia.

Uma construção que conta com ventilação e troca de ar gerada pelo ambiente externo garante maior qualidade de vida para quem utiliza os galpões para trabalho. A renovação de ar é muito simples. Ela acontece com a entrada de ar frio pelas venezianas industriais que empurram o ar quente para cima procurando uma saída no teto, então é muito importante instalar a saída de ar quente no ponto mais alto da obra.

Segundo o engenheiro, as venezianas, como qualquer outro tipo de janelas ou aberturas, tem o propósito de servir como entrada de ar, por isso, devem ser instaladas próximas ao piso. No mercado existem diversas opções para serem utilizadas na saída de ar quente. Materiais que aliam a exaustão com a iluminação. Um dos sistemas que podem ser aliados a qualquer tipo de cobertura e deve ser instalado no ponto mais alto dos edifícios, possuí um conjunto de domos, um concavo e outro convexo, permitindo a entrada de luz fria no ambiente, pois a luz precisa atravessar duas camadas de domos, além da camada de ar entre elas. Dessa maneira ele proporciona a entrada de luz fria no galpão, além de fazer a exaustão do mesmo. Porém esse tipo de material só pode ser construído em algumas situações, não consegue manter um frigorifico, por exemplo.

O investimento no inicio da obra pode livrá-lo de incômodos e gastos desnecessários e maiores no futuro. O uso das venezianas próximas ao topo do galpão são uma das opções que as pessoas usam quando não querem fazer um investimento muito grande, porém ela garante somente a ventilação do ambiente e não a exaustão, o que torna o sistema inadequado. Utilizar equipamentos que trazem maior conforto, pode custar até 5% a mais na obra, mas a longo prazo são muito mais eficientes no conforto térmico e entrada de luz em qualquer tipo de imóvel.

Procure um profissional para ajudá-lo a escolher a melhor forma de construir seu galpão para que não haja problemas futuros. Vale lembrar que a utilização de materiais naturais equivalem a uma grande economia a longo prazo e a conservação do meio ambiente.