Confira lista de materiais para instalação elétrica residencial

Confira lista de materiais para instalação elétrica residencial

Você provavelmente, em algum momento de sua vida, já deve ter se deparado com um ambiente com alguma falha de projeção elétrica. Talvez, esse ambiente seja a sua própria residência.

Interruptores longe da porta de acesso e escassez e má disposição de tomadas são fortes indícios de uma instalação elétrica mal estruturada.  Um projeto elétrico é crucial para assegurar que as necessidades dos moradores serão atendidas de forma preventiva, o que significa seguir as normas de segurança da NBR5410, que norteiam as instalações elétricas.

O projeto elétrico é uma prospecção escrita das instalações elétricas residenciais, com a disposição de todos os equipamentos e dispositivos elétricos – tomadas, pontos de iluminação, disjuntores, interruptores e circuitos elétricos – considerando o número de moradores da residência e suas reais necessidades do dia a dia.

Em linhas gerais, a estruturação de um projeto elétrico residencial permite garantir a segurança dos moradores, evitando possíveis acidentes, como curto-circuitos e incêndios, além de assegurar o bom funcionamento dos equipamentos.

Além disso, a partir da projeção elétrica é possível compor a lista de materiais a serem utilizados para a efetivação do sistema elétrico de forma mais contundente e precisa, posto que todos os equipamentos necessários já constarão discriminados na representação mesma das instalações elétricas a serem feitas.

Procurando por Materiais Elétricos em Sorocaba? Confira:

Entrementes, sabemos que nem todos somos mestres em questões elétricas, não é mesmo? Pensando nisso, a equipe Eletroluz reuniu neste post uma lista com os materiais elementares a uma instalação elétrica residencial para que você possa agregar qualidade e segurança a sua casa.

Vamos conferir?

É normal reduzirmos o sistema elétrico de uma residência a um conjunto de interruptores, dispersos em ambientes distintos, esquecendo-nos de que, na verdade, um sistema elétrico vai muito além da simples ação de apagar e acender a luz.

Em verdade, o sistema elétrico que compõe uma casa é deveras complexo e a sua instalação ou manutenção exige uma série de materiais específicos. Assim sendo, selecionamos os principais materiais necessários em uma instalação elétrica residencial.

São eles:

 

Disjuntores

Os disjuntores possuem por função a proteção de todo sistema elétrico de sua casa e dos equipamentos, impossibilitando o superaquecimento dos condutores de eletricidade e eventuais incêndios.

Os modelos disponíveis no mercado variam em termos de voltagem, amperagem e sistema elétrico de sua residência.

 

Interruptores

Imprescindíveis a qualquer instalação elétrica, os interruptores são responsáveis por ligar e desligar um circuito elétrico. São encontrados em todos os cômodos da casa e devem ter seu local de instalação muito bem projetado.

Procurando por Materiais Elétricos em Sorocaba? Confira:

São projetados em vários designs e cores, podendo ser encontrados em modelos mais simples (controle de uma única lâmpada), paralelo (controle de uma ou mais lâmpadas, mesmo que em lugares distintos) e ainda intermediários (controle de uma lâmpada em vários pontos diferentes).

 

Quadro de distribuição

Instalado dentro da residência, o quadro de distribuição ou painel elétrico consiste em uma caixa revestida de metal ou plástico, constituída internamente de um conjunto de disjuntores e fusíveis responsáveis pelo transporte da energia elétrica da rua para os ambientes internos do recinto.

Em condições normais, o quadro de distribuição protege os aparelhos elétricos de possíveis sobrecargas de energia. São encontrados em cores, modelos e tamanhos diversos, podendo chegar a conter internamente 48 disjuntores.

 

Cabos e fios

Sãos os condutores elétricos responsáveis por transportar a energia elétrica de forma segura no interior sua casa. São encontrados em grande quantidade em uma construção e suas dimensões irão variar a depender do seguinte fator: potência da corrente elétrica dos equipamentos.

Quanto maior a capacidade de condução da corrente elétrica dos condutores, então maior os seus diâmetros.

 

Eletrodutos

Visam proteger os condutores elétricos de sua casa de eventuais incêndios, choques e umidade excessiva. Os eletrodutos facilmente encontrados em plástico e metal. Frequentemente, opta-se na instalação residencial por conduítes – eletrodutos de PVC – posto o baixo investimento financeiro.

Procurando por Materiais Elétricos em Sorocaba? Confira:

Lâmpadas, lustres e luminárias

Indispensáveis a todos os cômodos de uma residência, lâmpadas, lustres e luminárias transmutam energia elétrica em luz.

Em diversos modelos e estilos, lustres e luminárias agregam em estética aos ambientes, tendo uma função mais decorativa, além de alumiar recintos. Já as lâmpadas são encontradas em uma infinidade de arquétipos, sendo as mais comuns:

  • Lâmpadas incandescentes: Clássicas, este modelo de lâmpada caiu em desuso, não sendo mais produzido, devido ao seu baixo desempenho, uma vez que produz mais calor do que luz propriamente dito.
  • Lâmpadas Fluorescentes: Mais econômicas e funcionais do que as lâmpadas tradicionais, as lâmpadas fluorescentes produzem 5x mais energia do que as lâmpadas incandescentes. São classificadas em tubulares, eletrônicas e circulares compactas.
  • Lâmpadas LED: Em alta no mercado, devido a sua maior durabilidade e economia, as lâmpadas em LED consomem 80% a menos de energia do que as lâmpadas incandescentes.

 

 

  • Tomadas

Assim como as lâmpadas, as tomadas perpassam a casa toda, uma vez que são utilizadas em demasia, seja para carregar um dispositivo ou ligar um eletrônico.

Além de receberem vários encaixes, devido ao padrão brasileiro, são encontradas em 10 ou 20 ampéres, a depender do equipamento a ser-lhes conectado.

Procurando por Materiais Elétricos em Sorocaba? Confira:

Adaptadores

Práticos e funcionais, os adaptadores são projetados em diferentes tipos de formatos a fim de oportunizar maior possibilidade de alinhamento entre aqueles aparelhos, cujo encaixe destoa da tomada instalada.

Peça coringa da instalação elétrica, estes dispositivos são a garantia de ques seus equipamentos serão devidamente carregados independente do encaixe disponível da tomada.

E então, gostou do post? Esperamos que essas informações possam ser úteis a você.

Para mais dicas e conteúdos como este, continue acompanhando as nossas postagens, estamos sempre trazendo novidades sobre este universo tão vasto da elétrica.

Nos vemos em breve!

 

Fonte: https://www.eletroluz.net/blog/materiais-indispensaveis-para-instalacao-eletrica-residencial/