Como usar espelhos na decoração

Já faz tempo que os espelhos saíram dos banheiros e conquistaram muitos outros cantos do lar. Eles ganharam essa importância por muitos motivos, como pela capacidade de refletir à luz, acrescentar amplitude a pequenos espaços ou simplesmente enriquecê-los em um modo geral.
Mas antes de sair por aí pendurando o espelho na primeira parede que julgar ideal, saiba existem algumas coisas a serem lembradas. Por isso, separamos para você as melhores dicas e considerações sobre espelhos para que consiga desmistificar de uma vez por todas sua aplicação e garantir que tire seu total potencial.

Como usar Espelhos na Decoração?

Os espelhos são excelentes aliados na ornamentação e podem oferecer grandes vantagens para quem quer apimentar ou redecorar seu lar. Entre suas funções, estão:
- Gerar amplitude no espaço
- Melhorar a iluminação
- Criar pontos de interesse
- Refinar e embelezar a decoração

Mas se mesmo sabendo disso você permanece com dúvidas como:
- Como usar espelho na decoração da sala?
- Como usar espelhos na decoração do quarto?
- Como usar espelhos decorativos?
Saiba que basta seguir algumas considerações para ganhar entendimento na área e revolucionar muitos espaços. O melhor de tudo é que você mesmo fará isso sem que dependa de um profissional.

Procurando por Espelhos em Sorocaba? Confira:

Considere o reflexo

É isso mesmo, você precisa considerar sempre o que está do outro lado da parede. Tem muita gente que acaba deixando esse quesito de lado e se concentra apenas no tamanho do espaço – o que é um grande erro! Mas quando o espelho está refletindo algo belo e simbólico, isso afeta todo o ambiente, trazendo uma supervalorização do cômodo.

Pense na altura

Ao contrário de uma tela ou quadro decorativo, que deve sempre ser posicionado à altura dos olhos, os espelhos possuem maior flexibilidade neste quesito e a posição de sua altura depende muito daquilo que você quer mostrar ou refletir. À altura dos olhos costuma funcionar na maioria das vezes, enquanto mais alto ou mais baixo requer um estudo de caso para chegar à conclusão.

Lembre-se do estilo

Além de todas as vantagens que o espelho traz à decoração, ele ainda consegue se adequar a estilos bem específicos, sejam eles os tradicionais, modernos, ousados ou clássicos – para cada um deles existem infinitas opções.
O estilo sempre foi definido pela moldura, que através de suas inúmeras formas e arranjos, era capaz de criar diferentes sentimentos para os espaços. Porém, em tempos contemporâneos, passaram a surgir os espelhos bisotados, que já não dependiam mais de uma moldura a parte para finalizar seu acabamento, além dos conjuntos capazes de formar complexos mosaicos de arte.

Criar um Ponto Focal

Você pode utilizar os espelhos decorativos para aumentar a exposição de pontos de seu interesse. Como exemplo, muitas famílias possuem um espelho grande em conjunto a mesa de buffet, na sala-de-jantar, pois consegue criar um ótimo ponto focal desse espaço. O mesmo vale para objetos de relevância, que com o auxílio de um espelho, poderá ganhar ainda mais visibilidade.

Pense Grande

Existem espelhos de todos os tamanhos e formas, mas é inevitável dizer que as peças grandes são aquelas que mais conquistam atenção. Com espelhos grandes é possível fazer uma sala pequena parecer maior, algo que condiz com a realidade de muitos brasileiros que vivem em pequenos apartamentos.

Procurando por Espelhos em Sorocaba? Confira:

Acrescentar Iluminação

Outro potencial inato dos espelhos é de refletir toda e qualquer luz direcionada à sua superfície. Isso significa que além de ampliar e evidenciar pontos focais, os espelhos ajudam a tornar os cômodos mais bem iluminados. Na prática, quem tem pouca luz vindo de fora poderá potencializar sua presença com a ajuda de espelhos.

 

Fotos de Espelhos na Decoração para se inspirar

Conceito é uma coisa, prática outra. Confira agora uma seleção breve de imagens em que os espelhos foram bem utilizados e entregaram todo seu potencial para decoração.

Imagem 1 - Espelho na Sala-de-Jantar

espelho na decoracao sala jantar

Essa sala-de-jantar se beneficiou bastante com esse trio de espelhos. Além de proporcionarem estilo para o espaço, em conjunto com suas linhas, ainda por cima gera amplitude e acrescenta luz.

Imagem 2 - Hall com Espelho Decorativo 

espelho decorativo hall entrada

Estilo clean e bem aconchegante, com presença de elementos naturais e terrosos, que elucidam muito bem o estilo escandinavo. Aqui, o espelho octogonal oferece a oportunidade de dar aquela última olhada no visual e garantir que tudo esteja em ordem. Novamente, acrescenta luz e promove a sensação de espaço.

 

Procurando por Espelhos em Sorocaba? Confira:

Imagem 3 - Espelhos Geométricos no Quarto

conjunto espelho hexagonal

O uso da geometria dentro da decoração garante efeitos únicos. Neste quarto, o conjunto de espelhos cria o jogo de luz necessário para iluminar e destacar sua decoração.

Imagem 4 - Quadro com Espelho

espelhos redondos de madeira

Para você que tem ambientes rústicos ou mantém viva a presença da madeira em sua decoração, os quadros com espelhos oferecem esse toque especial. Aqui, está completamente harmonizado com o rack de madeira e outros elementos terrosos.

Imagem 5 - Trio de Espelhos Decorativos no Quarto

espelhos no quarto decoracao

Veja como o reflexo pode potencializar os efeitos dentro da decoração de interiores, criando um contraste incrível que lhe evidencia e destaca. Outro fato legal é a atenção a moldura dourada, que cria parentesco com os detalhes do cômodo. 

Procurando por Espelhos em Sorocaba? Confira:

Imagem 6 - Espelhos decorativos geométricos

Espelho Decorativo Mosaico

Utilizar espelhos geométricos na decoração é dar as boas-vindas a sofisticação. Formas estão com tudo e os conjuntos estilo mosaico oferecem liberdade para que possa expressar sua própria personalidade.

Imagem 7 - Espelhos Geométricos

espelhos decorativos geometricos

Novamente o mesmo produto, só que dessa com uma montagem diferente. Perceba como a cor da parede (rosa) é refletida pelo espelho, criando um contraste harmônico com o fundo branco.

Imagem 8 - Espelho retangular colorido

estilo espelho na decoracao

Quando o espelho possui molduras vistosas, podemos utilizá-lo como protagonista de muitos espaços. Aqui, não só a moldura chama atenção, mas principalmente suas cores. Elas prevalecem sobre o fundo branco da composição, trazendo um clima de descontração e alegria.

Imagem 9 - Espelho redondo

espelho redondo na decoracao

Espelhos circulares são minimalistas e delicados. Combinam bem com muitos estilos de decoração, principalmente aqueles em que os traços de modernidade se fazem presentes. Aqui, traz profundidade e claridade para este canto convidativo.

Procurando por Espelhos em Sorocaba? Confira:

Imagem 10 - Espelhos grandes retangulares

Espelho na Decoração Sala

Sala-de-estar minuciosamente projetada que ganhou valorização com a presença dos espelhos retangulares. Perceba que as molduras escuras se sobressaem, juntamente com a estampa do recamier, puff, almofadas e o abajur.

Imagem 11 - Galeria de Espelhos

galeria de espelhos na decoracao

Aqui, criaram um cantinho cheio de personalidade: uma galeria com espelhos de diferentes tamanhos e formas, dispostos em várias alturas. O espaço por si só já tem uma excelente iluminação, mas tem essa qualidade reforçada através dos espelhos. 

Imagem 12 - Espelhos com design geométrico

espelhos sala decoracao

Impossível imaginar essa parede com uma peça melhor, se não um espelho decorativo com formas geométricas. O estilo está bem definido, como se pode perceber na capa de almofada, no tapete e nas linhas dos móveis, e o espelho só vem para reforçar isso.

Imagem 13 - Espelho com quadros

espelhos penteadeira

Nessa penteadeira, o espelho grande vem ao fundo para acrescentar profundidade e amplitude para o espaço - além de complementar as funções do móvel, é claro. Já as molduras acabam conversando com os quadros e também com o rodapé dos abajures. Linhas simples, modernas e sofisticadas.

Procurando por Espelhos em Sorocaba? Confira:

Imagem 14 - Conjunto de Espelho Decorativo

espelho simples decoracao

Os conjuntos de espelhos oferecem resultados singulares com a combinação de diferentes formas e tamanhos. São excelentes para aquela parede vazia da sala que dá de cara pra varanda ou uma janela, trazendo claridade e leveza para o espaço.

Imagem 14 - Galeria de Espelhos Redondos

Espelhos Redondos Parede Decoração

Para muitos, o excesso de espelhos em um só espaço pode soar estranho, mas não quando se usa a criatividade em conjunto de alguns fundamentos básicos da decoração. Nessa elucidação, a sala com predominantes vermelhos ganha destaque com mais de 30 espelhos na parede.

Imagem 15 - Espelho no corredor

espelho na decoracao corredor

O espelho redondo quebra a sobriedade do espaço sem tirar sua elegância.

Imagem 16 - Espelho e Quadros

espelho moderno decoracao

Essa sala moderna ganhou um espelho grande quadrado, que além de oferecer sensação de que o espaço seja maior, ainda combina e harmoniza com a forma dos quadros a seu redor.

Procurando por Espelhos em Sorocaba? Confira:

Imagem 17 - Espelho grande no chão

espelho decorativo reflexo

Esse é outro meio de utilizar os espelhos decorativos com moldura. Basta apoiá-los em uma parede ou canto predileto para ver os efeitos gerados. O lado bom é que fica fácil testar os cantos e mudar o ponto da decoração sempre que a monotonia bater. 

Imagem 18 - Espelho no Rol

Espelho Decorativo Entrada

O hall de entrada também é uma ótima pedida para espelhos no chão, principalmente se forem grandes, pois oferecem uma visão ampla de como você está. 

Imagem 19 - Conjunto de espelhos elegantes

decoracao com espelhos

Uma bela composição criada espelhos, vasos e um rack de madeira. Todos os itens conversam entre si e estão minuciosamente posicionados. Perceba como o reflexo do espelho oferece uma sensação de amplitude de espaço ao evidenciar o conteúdo que está em sua frente.

Imagem 20 - Quarto com espelho decorativo

espelho na decoracao quarto

Quarto com paleta de cor cinza gélida, trazendo um toque de luxo e sofisticação para o quarto. As texturas são bem trabalhadas e o espelho ao lado da cabeceira acaba refletindo a claridade do exterior, beneficiando a iluminação natural do espaço.

Imagem 21 - Espelho grande redondo

 espelho decorativo elegante

Absolutamente tudo conversa: o móvel, com linhas minimalistas e design rebaixado acaba criando um suporte para que o espelho demonstre todo seu potencial. Novamente, outro exemplo de como esse produto direciona a claridade e enriquece o espaço com luz natural.

Procurando por Espelhos em Sorocaba? Confira:

Imagem 22 - Duo de Espelhos Decorativos

espelho redondo decoracao

Espelho no meio e também no final do corredor. Ao invés de se deparar com uma parede bruta, ou com qualquer outro tipo de arte, optaram por uma grande peça de espelho que resultou algo maravilhoso. A luz é totalmente aproveitada e o espaço soa muito maior e convidativo.

Imagem 23 - Simples e clean

Espelho Estilo Boêmio Decoração

Ênfase nas texturas, com elementos que se destacam na capa das almofadas à passadeira do corredor. Já o espelho, além de possuir uma função, ainda espalha melhor a luz e cria sensação de interesse.

Imagem 24 - Espelho grande na cozinha

espelho grande na decoracao

Esse cantinho ganhou destaque por conta do espelho que reveste toda a parede. Ele ampliou o espaço e acrescentou iluminação a todo espaço.

Imagem 25 - Sala-de-jantar com Espelho Decorativo

decoracao espelho sala jantar

Essa posição já é bastante clássica e é utilizada por muita gente. Mesmo assim nenhuma decoração se assimila a outra, o que garante que você possa replicar e ter sua própria sala-de-jantar bem sofisticada.

Procurando por Espelhos em Sorocaba? Confira:

Imagem 26 - Espelho recortado a laser

espelho decoracao sala de estar

Os espelhos com recorte a laser oferecem desenhos e formas únicas para os espaços. Nessa sala, ela ganhou ainda mais despojo e descontração ao lado de uma peça ondulada.

Imagem 27 - Mosaico de Espelhos

espelho decorativo no quarto

Aqui, o mosaico criado com espelhos dá o destaque que uma bela cabeceira poderia fazer. Perceba como tudo soa harmônico, desde a complexidade da montagem, ao contraste dela com o restante do quarto.

Imagem 28 - Espelhos redondos no corredor

espelhos circulares parede

Os espelhos pequenos só aparentam seu tamanho quando estão sozinhos. Nessa parede, a composição cria um efeito maior que reflete diversos pontos do espaço, enriquecendo-o e refinando-o.

Imagem 29 - Espelho redondo pequeno 

altura espelho decoracao

Existem algumas regras que nunca falham e uma delas é usar o espelho sobre cômodas, racks e diversos outros móveis que ofereçam uma bancada. Dependendo da altura é que você irá criar o efeito, que poderá ou evidenciar um vaso ou objeto que está sobre o móvel, ou então o cenário a seu entorno.

Imagem 30 - Espelho decorativo na entrada

espelho decoracao entrada

Nada melhor que ser bem recebido, e com a ajuda dos espelhos você consegue criar uma atmosfera muito mais calorosa e receptiva em qualquer espaço. Essa entrada, por exemplo, conta com um pequeno recamier para ajudar com os sapatos e o espelho ao fundo vem para acrescentar destaque a cena.

 

Via https://www.wevans.com.br/blog/como-usar-espelhos-na-decoracao