Como instalar calhas e rufos em um telhado plano

Como instalar calhas e rufos em um telhado plano


A maioria dos telhados planos modernos é coberta por uma membrana que evita que a água entre em sua propriedade. Mas se o seu telhado tiver uma ligeira inclinação, serão necessárias calhas para garantir a drenagem adequada. Aqui estão três etapas a serem seguidas antes de instalar calhas em um telhado plano...

 

1. Certifique-se de que haja drenagem adequada

Se um telhado plano for bem construído, a água da chuva será capaz de escoar rapidamente sem formar poças que acumulam água.

Isso é de particular importância quando as temperaturas externas descem para abaixo de 0 ° C e está frio o suficiente para congelar a água parada. Mais peso para o teto suportar.

Isso significa que o telhado precisa ser construído com o desnível necessário que permita que a água da chuva escoe do telhado para as saídas da calha.

Uma pequena quantidade de água acumulada sempre ocorrerá, mas isso não deve afetar o desempenho geral da cobertura do telhado.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

2. Escolha um design apropriado

Um sistema de drenagem de telhado plano pode incluir calhas, rufos e embornais - aberturas através das paredes que permite que a água escoe para a calha externa. As boas práticas de cobertura incluem embornais primários e secundários que atuam em uma emergência.

O revestimento de metal pode ser usado se houver um telhado íngreme acima do plano, a parte superior do metal sendo sobreposta com as telhas. Você pode instalar ralos de telhado com filtros ou mangas flexíveis para coletar quaisquer detritos.

 

3. Selecione os melhores materiais

Você pode optar por calhas feitas de aço galvanizado, cobre, alumínio ou vinil. Calhas de aço galvanizado precisam ser soldadas juntas, então você pode precisar de técnicos de calhas profissionais se não tiver as ferramentas e materiais certos para fazer o trabalho. Calhas e rufos de aço são propensos a enferrujar e precisam ser pintados periodicamente, mas são basicamente uma boa opção.

As calhas de alumínio estão disponíveis em uma variedade de cores e não enferrujam!

As calhas de vinil são fáceis de instalar e também são impermeáveis ??à ferrugem e ao apodrecimento. No entanto, eles podem deformar em condições climáticas extremas e estão propensos a se dividir.

As calhas de cobre duram anos sem precisar de qualquer manutenção, exceto para mantê-las fluindo livremente.

Calhas sem costura são a solução ideal, pois não vazam. No entanto, você precisará de um empreiteiro para ajudá-lo porque eles são feitos sob medida em uma máquina portátil.

 

A instalação:

Meça o telhado e decida onde você vai posicionar suas calhas. Corte as calhas com uma serra, mas lembre-se de usar roupas de proteção para evitar ferimentos.

Em seguida, coloque as calhas juntas no chão com uma sobreposição de cerca de 5cm.

Faça cerca de seis orifícios com espaçamento uniforme em cada sobreposição - faça-os 0,3cm e fure uma fração de distância da borda. Coloque os rebites e prenda com uma pistola de rebites. Em seguida, usando uma pistola de calafetagem, sele a parte inferior de cada seção da calha com calafetagem. Corte os orifícios de saída com recortes de estanho e linha com selante de calha.

É uma boa ideia usar barbante para alinhar as calhas à medida que você as anexa. Meça o comprimento da calha e calcule a inclinação. Normalmente, é uma tolerância de 0,63cm para cada 3 metros de sarjeta. Marque a linha com um lápis e fixe a sarjeta na linha inclinada. Use ganchos e aparafuse-os nas placas do painel frontal, a cada 18 polegadas ou mais.

Instale os rufos e prenda-os ao lado do imóvel com os ganchos. Finalmente, sele com selante de calha para um ajuste à prova d'água. As correias de montagem de alumínio adicionam segurança extra.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Previna problemas de intemperismo

Intemperismo é o processo natural de decomposição ou desintegração por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos. Se você tiver cavidades nas paredes, precisará encaixar bandejas com orifícios de drenagem. Para evitar infiltração de água, você também precisará instalar suportes e membranas à prova d'água. O rufo fornecerá uma boa junta à prova d'água quando cobrir a membrana.

O chumbo pode ser usado para sobrepor as juntas horizontais de argamassa e a borda superior dos materiais de cobertura. Quando você tiver tudo isso instalado, seu sistema de drenagem deverá estar totalmente funcional.

Manter as calhas limpas é essencial para manter um sistema de drenagem funcional. Bloqueios e obstruções farão com que as calhas recuem com água e então seus problemas começarão.

O peso da água acumulada pode puxar as calhas para longe das placas do painel frontal, e o transbordamento de água danificará rapidamente a alvenaria, apodrecerá as molduras das janelas e desestabilizará as fundações do imóvel construido.