Como inspecionar calhas e rufos?

Como inspecionar calhas e rufos?

Quando você estiver no aconchegante da sua casa, seguro (a) e quente enquanto chove imensamente lá fora sua casa fará o possível para realizar um de seus trabalhos mais importantes - permanecer seca.

Os sons da chuva pesada do lado de fora são abafados pela cobertura do telhado, em cooperação com a geometria da forma e da saliência do telhado. Toda a água se reúne, reage a gravidade e, se tudo estiver funcionando bem, segue o caminho pretendido através das calhas e rufos da construção.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Mas primeiramente o que são calhas e rufos?

Calhas são dutos instalados a beirada dos telhados para coletar a água da chuva de maneira controlada. Geralmente são produzidas em aço galvanizado e zinco para evitar a corrosão, mas também é comum encontrar calhas de PVC e de alumínio.

Rufos por sua vez são peças moldadas e fixadas em determinados pontos para impedir que a água das chuvas infiltre a construção. São geralmente fabricados a partir de uma chapa metálica e fixados com argamassa para garantir a vedação.

O infográfico abaixo destaca as áreas onde e como as calhas podem se tornar vulneráveis ??a falhas.

Se as calhas ficarem entupidas, soltas ou, ou pior, inadequadamente instaladas, elas poderão perder a capacidade de realizar seu trabalho de transportar a água necessária de maneira controlada para longe do envelope da construção e da fundação no nível do solo. Essas imagens mostram o que acontece quando uma calha entupida encontra áreas em que os rufos não foram construídos adequadamente, permitindo que a água penetre no revestimento da parede e apodreça as paredes internas e os membros da estrutura. Observe que é a calha no canto superior esquerdo que está entupida e solta, permitindo que a água encha e despeje contra o revestimento, eventualmente fazendo o seu caminho por trás do revestimento e por trás do invólucro da casa e apodrecendo as paredes de cima para baixo, como ilustram as figuras abaixo.


 

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Essa conexão da calha que circulava no canto superior esquerdo da primeira foto teria sido uma solução simples quando a calha entupiu pela primeira vez e a evidência de água correndo pela calha e pela parede foi notada pela primeira vez. Mas, sem atenção, a umidade finalmente se infiltrou, indicada pelas setas nas fotos, a madeira nas paredes, o teto e os trilhos neste caso em particular. O que começou como uma simples limpeza de calha e, talvez, algum reparo repentino se tornou, com o tempo, um grande dano estrutural, exigindo que um engenheiro licenciado verificasse a extensão do dano estrutural à madeira causado pelo extenso apodrecimento. Com mais custos e trabalho no final.

As calhas podem ficar obstruídas por folhas e galhos das árvores ou por algum problema estrutural.

O melhor momento para fazer uma inspeção no funcionamento das calhas e rufos da sua residência ou estabelecimento comercial é durante uma chuva e de preferencia uma chuva de grande intensidade, com ventos e trovões. Esse é o momento perfeito para verificar como está o fluxo de água pelos dutos.

Para a verificação do estado dos rufos de seu telhado, verifique a existência de manchas ou descascados pelas paredes da casa.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

A lição aqui é: não permita que pequenas correções se transformem em grandes, porque não estávamos sendo honestos conosco sobre o vazamento, o cheiro ou a almofada das tábuas do deck. Como proprietários, somos todos expostos a pequenos sintomas de problemas maiores em nossas casas; aquele balde que colocamos no sótão ou a luminária que sabemos que não podemos usar, mas não sabemos o porquê. Todas essas pequenas indicações de que nossas casas precisam de atenção não devem ser ignoradas. E, eventualmente, eles se recusarão a ser ignorados.