Como impermeabilizar e limpar revestimentos cimentícios em áreas de piscina?

Como impermeabilizar e limpar revestimentos
 cimentícios em áreas de piscinaConfira!

Pisos e bordas de piscina cimentícios da linha Beiramar da Adamá |Projeto Bruno Rubiano e Foto de Bruno Lopes

Com a chegada da época de calor intenso, aumenta a procura por obras e reformas em áreas externas de lazer e de piscina, seja em casas na cidade, no litoral ou no campo. Porém, tão importante quanto escolher os melhores produtos é também saber impermeabilizar e limpar de forma correta os revestimentos cimentícios. Aproveitamos para apresentar um guia muito útil com dicas para evitar infiltrações, sujeiras e manchas diversas, entre outros problemas relacionados. Confira!

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

Guia da Impermeabilização

Qual produto utilizar?

Para revestimentos cimentícios de áreas de piscina atérmicos, como a linha Beiramar da Adamá e a coleção Atermika por Adamá, a indicação é pela aplicação do hidro óleo repelente. É um produto que não forma película, porém impede a penetração de água, óleo, graxas, ácidos fracos (como sucos de frutas e condimentos), além de variados tipos de sujeira. E o melhor de tudo: mantém o aspecto natural do revestimento, além de facilitar nas limpezas posteriores de rotina, em razão de sua proteção.

Pisos e bordas de piscina cimentícios da coleção Atermika por Adamá Imagem: Edan Shoher
 

Aplicação

Vale lembrar que as orientações podem variar de acordo com cada fabricante de hidro óleo repelente, porém a Adamá apresenta um guia geral, com o intuito de auxiliar no tema impermeabilização. Por isso é muito importante ler todas as recomendações da marca de preferência de cada pessoa.

Para utilizar o hidro óleo repelente, as superfícies precisam estar totalmente limpas, secas e isentas de pó ou outras sujeiras. É necessário agitar bem o frasco antes de seu uso. A aplicação deverá ser feita com um pulverizador de baixa pressão, um rolo ou um pincel. O substrato deve estar impregnado até a saturação em uma ou duas camadas (a depender da marca escolhida). Se necessário, remover o excesso esfregando o produto no suporte.

Em superfícies verticais (paredes) é necessário aplicar de baixo para cima para evitar a formação de manchas. O rendimento para cimentícios em geral varia de 8 a 10m² por litro (aplicado no nível de saturação com pulverizador). A proteção do produto tem permanência média de 5 anos.  

Após a aplicação, o tempo de secagem, assim como o de liberação da superfície para o tráfego normal irá variar de acordo com a marca. Por isso, consulte o fabricante do hidro óleo repelente.

Pisos e bordas de piscina cimentícios da linha Beiramar da Adamá
 
| Foto de Bruno Lopes


Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

 

Limpeza do Dia a Dia

Para os revestimentos cimentícios de áreas de piscina, a recomendação é pelo uso do detergente alcalino, capaz de dissolver óleos, sujeiras e manchas que não são removidas por outros tipos produtos, e que ainda podem danificar as peças.

Antes da utilização, é necessário agitar bem o recipiente com o produto. Se necessário, diluir o detergente alcalino em água antes de aplicar. A quantidade de produto para diluição dependerá do tipo de superfície e do grau de sujeira aparente.

Na hora de lavar, prepare o produto em um balde, molhe e esfregue toda a superfície com o auxílio de uma vassoura ou enceradeira industrial. Depois enxague toda a área com água em abundância, se posssível com uso de hidrolavadora. Dica importante: O uso de água quente auxilia na remoção de manchas de gordura.

Pisos e bordas de piscina cimentícios da coleção Atermika por Adamá Imagem: Edan Shoher
 

Sobre a Linha Beiramar

É um sistema composto por pisos atérmicos de grandes formatos, bordas de piscina, degraus de escada, rodapés, ralo linear e capas de muro. Todas as peças contam com a alta tecnologia e o design sofisticado, que já são marcas da Adamá. O concreto, grande protagonista, está presente em todos os revestimentos. O material garante durabilidade, resistência, fácil instalação e maior valor agregado.

Os revestimentos da linha Beiramar são finos, mas possuem grandes medidas. As dimensões extensas ajudam a criar um visual limpo e com pouco rejunte entre as peças. Também é possível criar incríveis composições a partir de suas bordas em quatro linhas, que homenageiam praias icônicas do Brasil. As peças já estão à venda nas lojas Leroy Merlin e em butiques especializadas em revestimentos

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

Sobre Atermika por Adamá

A Atermika por Adamá apresenta pisos, degraus e bordas atérmicas e antiderrapantes para áreas de piscinas e externas, o que garante maior conforto e segurança. Com o design do arquiteto e diretor criativo Edan Shoher, os lançamentos vieram para atender um público antenado nas tendências e que buscam preços mais acessíveis.

Sempre com inspiração na natureza brasileira, todas as peças estão disponíveis na cor Areia e possuem textura tátil, que remetem ao visual e toque das belas praias nacionais. Durante a sua fabricação, o concreto atérmico incorpora ar, fato que reduz o aquecimento do piso nos dias de calor. As peças já estão à venda nas lojas Leroy Merlin e em butiques especializadas em revestimentos

 

Essa matéria foi concedida pela DC33. Muito obrigada DC33 e Adamá pelo material compartilhado.