Como escolher portas e janelas para sua casa

Portas e Janelas

 

Portas e Janelas são elementos chamados de “vedação” de uma casa. As portas permitem tanto o fechamento quanto a passagem entre ambientes internos e externos da construção e as janelas oferecem visibilidade sobre os espaços externos, além de proteger de ocorrências do lado oposto. A escolha das portas e janelas em uma casa tem papel importante, enunciando a funcionalidade da casa.

Procurando por Portas em Sorocaba? Confira:

Janelas e portas podem apresentar dimensões e formatos variados, divulgando a capacidade de personalização conforme o gosto de cada um. Entretanto, janelas e portas de medidas padrão tendem a ser mais em conta. Um ponto importante a ser considerado é sempre optar por aberturas de porta com 80 centímetros ou superiores, assim sua casa será sempre acessível à cadeirantes.

Materiais Usados Para Janelas

As janelas podem ser produzidas em diversos materiais, como madeira, ferro, alumínio e PVC. As janelas de madeira são mais tradicionais, as de ferro e alumínio são opções mais em conta e as de PVC divulgam excelente conforto térmico e acústico, além de boa durabilidade. As janelas de vidro, do tipo blindex, apesar de interessantes visualmente, não são a opção mais segura, pois são mais frágeis. Se optar pelas janelas de madeira, certifique-se de que a madeira é aprovada pelo IBAMA, garantindo que a madeira não é originária de desflorestação ilegal (também vale para as portas de madeira).

Portas Internas

As mais usadas e recomendadas para ambientes internos são as portas de madeira, que existem em três opções: oca, semi oca ou maciça. As portas ocas tendem a ter menos qualidade, são mais leves e frágeis, enquanto as maciças têm mais durabilidade ao demonstrar mais qualidade.

Vidros

O vidro é um material nobre e frágil, portanto deve ser escolhido com cuidado. É fundamental que o vidro seja temperado, uma vez que representa um vidro mais durável e menos frágil. Ainda existe o vidro duplo ou triplo, que apresenta uma camada de ar entre duas camadas de vidro, agindo como proteção térmica e acústica.

Espaço Interno x Externo

A ligação dos espaços internos e externos, desde a simples ligação com o céu à ligação com um grande jardim, é um ponto importante, uma vez que promovem ambientes arquitetonicamente interessantes. Esta ligação pode ser feita de diversas formas: janelas retráteis, janelas panorâmicas, portas francesas, painéis pivotantes e janelas com vista, por exemplo.

As janelas e portas são a “alma da casa”, por isso é de extrema importância que estejam de acordo com o design da casa, seja ela rústica, moderna ou contemporânea. As aberturas constituem a fachada da casa, além de fazerem parte da proteção e de seu aspecto visual. No fim, o mais importante é que a casa tenha a sua cara!

Portas e Janelas
 
 
 
Via https://domingosdearquitetura.com/como-construir-sua-casa-portas-e-janelas/