Como escolher o melhor material para toldo? 

Como escolher o melhor material para toldo? 

Assim como acontece com diversos outros tipos de produtos, não existe um modelo de material para toldo que seja o melhor de todos, pois a escolha certa depende de uma série de fatores. É como perguntar se a chave de fenda é melhor que o martelo. A resposta será: depende!

Dessa maneira, reunimos algumas informações para que você possa tomar a melhor decisão, de acordo com as preferências e necessidades de seus clientes. Neste post, vamos falar sobre o que deve ser analisado, quais são os tipos de materiais disponíveis no mercado e como acertar na escolha do seu. Continue a leitura pra conferir!

Procurando por Toldos em Sorocaba? Confira:

O que deve ser analisado na escolha do material para toldo?

O primeiro passo para encontrar o material para toldo ideal para cada cliente é entender quais são os fatores que influenciam nessa decisão. Por isso, veja o que você precisa analisar para ajudá-los a tomar uma decisão:

Local onde o toldo será instalado

O local onde o toldo será instalado é um importante influenciador de seus requisitos. Ele pode ser colocado na fachada de uma loja, para proteger os clientes do sol ou da chuva e ainda fazer alguma sombra. Pode ser colocado também sobre as janelas, para protegê-las das ações climáticas. Ou, ainda, ser usado para cobrir uma área externa maior, criando um ambiente mais agradável para uma área de lazer.

Essa questão ajuda a conhecer os fatores de degradação aos quais o material será exposto e, com isso, saber qual é o tipo de durabilidade e resistência necessários. Além disso, ele contribui na definição de atributos estéticos que não afetem a decoração ou harmonização visual do lugar.

Finalidade principal do toldo

Os toldos podem ser aplicados para diferentes finalidades. A função básica é de proporcionar a cobertura de um determinado espaço, o que pode ser feito para atender a diversas necessidades. As principais são:

  • proteger contra o vento, o sol e a chuva;
  • gerar sombra;
  • preservar materiais como portas e janelas;
  • compor a decoração do local;
  • atrair clientes para as lojas.

Clima predominante no local

Por serem elementos externos, a ação de intempéries é um fator de alto impacto na escolha do material para toldo. É preciso garantir que ele resistirá aos principais desafios que enfrentará ao longo de sua vida útil, como a incidência de sol muito forte, chuvas de granizos mais frequentes e força dos ventos que atingem a região.

Isso determinará o modelo de toldo mais adequado, os materiais da armação, o tipo de fixação e diversos outros detalhes que vão além do material da cobertura.

O conforto térmico das pessoas que vão utilizar o toldo é outro aspecto de extrema importância. Em uma região quente e ensolarada, o ideal são materiais que permitam a circulação de ar e cores que reflitam a luz solar. Já em regiões frias onde as pessoas procuram ficar aquecidas, você deve optar por cores escuras que retenham calor embaixo do toldo.

Aditivos para lonas

Existem aditivos que podem ser adicionadas à lona para agregar ainda mais durabilidade e resistência ao tecido, além de proporcionar mais segurança a quem for utilizá-la. Por isso, fique atento se as lonas de seu fornecedor têm os seguintes componentes:

  • proteção anti UV, que protege tanto as pessoas quanto o material do toldo contra os raios nocivos do sol;
  • fungicidas e bactericidas, especialmente úteis em regiões úmidas e em toldos retráteis que ficarão guardados por muito tempo;
  • antichamas, capazes de retardar a combustão do material ou fazer com que a propagação das chamas seja mais lenta, sendo essenciais para lojas;
  • antioxidantes.

Fatores estéticos

Por fim, é importante preocupar-se com a parte estética dessa decisão, pois esse tipo de objeto é feito para durar muitos anos. Ele deve estar em harmonia com o estilo de decoração, cores e demais elementos visuais para não gerar estranheza em quem o vê nem arrependimentos para você que o instalou.

Para donos de comércio essa questão e ainda mais relevante, já que os toldos podem servir como elemento de atração para os clientes. Muitas lojas apostam em tecidos coloridos e estampados com seus logotipos para se destacarem em meios aos outros estabelecimentos. Ou seja, um toldo também pode fazer parte de uma estratégia de vendas.

Procurando por Toldos em Sorocaba? Confira:

Quais são as opções disponíveis no mercado?

Depois de entender melhor sobre os pontos que demandam mais atenção, é hora de saber quais são os tipos de material para toldo que são mais comuns no mercado atual. Confira, a seguir, os principais deles.

Lona de PVC

A lona de PVC é um dos materiais mais utilizados por ter um custo mais baixo e atender grande parte dos requisitos mais básicos. Ela é impermeável e pode ser adquirida em diversas cores, além de permitir pintura com tinta PVC. O tecido é resistente a mofo e chamas e pode ser lavado com facilidade. É uma boa escolha para toldos flexíveis, por ser um material mais maleável.

Lonas de PVC também permitem a impressão digital em sua superfície, sendo também uma ótima opção para toldos comerciais.

O ponto de atenção está no nível de resistência que é suficiente para chuvas e ventos moderados, mas pode sofrer danos em ocasiões mais extremas e chuvas de granizo. Além disso, esse material tende a acumular calor, podendo deixar o ambiente mais abafado.

Tecido acrílico

O tecido acrílico é feito de um material sintético com uma boa retenção de calor e cobertura da luminosidade. É ideal para varandas e pequenas coberturas, como toldos, pois gera um ambiente mais ameno e agradável. Os tecidos acrílicos são muito eficazes para repelir água, sendo indicados para regiões chuvosas e úmidas.

A composição desse material é altamente resistente, inclusive aos raios UV, sendo uma boa opção para tecidos estampados e de cores vivas que são mais suscetíveis ao desbotamento.

Policarbonato

O policarbonato é um material mais utilizado em toldos fixos. Ele pode ser do tipo compacto ou alveolar. No primeiro formato, sua aparência é bastante similar ao vidro e, no segundo, os alvéolos tornam o material menos transparente. Em ambos os casos, existe uma proteção contra raios UV, evitando queimaduras solares, mas a luminosidade e o calor não são retidos.

É um material muito resistente, conforme a espessura utilizada, pois suporta chuvas, ventos e até mesmo granizo sem apresentar danos. Diante de todas essas vantagens, porém, ele é o tipo mais caro dessa lista.

O maior cuidado que se deve ter com o policarbonato é em relação à limpeza, pois o material fica riscado mais facilmente. Para mantê-lo sempre como novo, é preciso lavá-la com água e sabão neutro e em hipótese alguma usar produtos abrasivos e a base de amoníaco.

Outra enorme desvantagem do policarbonato são os danos causados ao meio ambiente, pois seu processo de fabricação envolve temperaturas elevadas e produtos químicos agressivos. Entre eles estão o fosgênio, um gás que causa irritação nas vias respiratórias, pele e olhos.

Lona vinílica

Lonas vinílicas são outro material de ótimo custo-benefício. Elas são fabricadas de dois materiais bastante resistentes, o laminado de vinil reforçado e o poliéster, e ainda recebem os aditivos mencionados anteriormente. Seu material é versátil, pois pode ser translúcido, opaco ou semitranslúcido, de acordo com a quantidade de luz que se deseja receber.

Tela microperfurada

Telas microperfuradas são tecidos compostos por microfuros, o que contribui para ambientes mais arejados e levemente iluminados. Essa mesma característica a torna resistente a ventos fortes. São muito utilizadas para comunicação visual em marketing, pois permitem a impressão de material publicitário em sua superfície. Devido a sua maleabilidade, são indicadas para impressões de grandes formatos.

Elas também são muito utilizadas para compor paisagens urbanas, devido ao seu efeito estético mais moderno.

Fibra de vidro

Toldos de vidro são completamente transparentes, sendo ideais para projetos que visem otimizar o espaço interno com iluminação natural. Essa característica também traz a vantagem de economizar em energia elétrica.

O vidro não risca com tanta facilidade quanto o carbonato, porém é mais pesado e menos resistente a choques mecânicos.

Procurando por Toldos em Sorocaba? Confira:

Para que servem os toldos?

Agora que já contamos tudo o que você precisa saber sobre os materiais para toldos, vamos também mostrar os maravilhosos benefícios de se ter esse acessório em uma casa ou estabelecimento, para te ajudar a convencer seus clientes a apostar nesse investimento. Veja a seguir:

Entretenimento para convidados

Essa é uma grande vantagem para aqueles que amam receber gente em casa. A cobertura fornecida pelos toldos é uma ótima forma de otimizar espaços externos para o melhor proveito de familiares e amigos. Com isso, é possível criar um belo ambiente de lazer com conforto e proteção para os convidados.

Proteção para casa e família

Todos sabemos o quanto os raios UV são danosos, tanto para a saúde humana quanto para objetos expostos a eles. Mesmo dentro de casa, os móveis podem ser afetados pelo sol que entra pelas janelas, deixando-os com aparência de velhos rapidamente.

Esse problema pode ser facilmente solucionado com toldos posicionados estrategicamente nos cômodos da casa que mais recebem sol durante o dia. Ainda que o cliente não queira algo definitivo, existem os toldos retráteis que podem ser estendidos e guardados da maneira que for mais conveniente para ele.

Conforto térmico

Já falamos aqui que as lonas para toldos podem aquecer ou arejar os ambientes para deixá-los mais confortáveis. Agora imagina um dia quente e chuvoso, no qual você tenha que fechar as janelas para não molhar o espaço interno. Ficar enclausurado em um lugar quente e úmido não é nada prazeroso.

Assim, os toldos são a melhor opção para proteger a casa ou o estabelecimento da chuva enquanto garante o bem-estar de quem estiver lá dentro.

Agregação de valor ao local

Toldos são uma forma eficiente de destacar a arquitetura de qualquer espaço. Eles adicionam uma beleza sofisticada com um ótimo custo-benefício, podendo caber em qualquer orçamento. Em residências, eles podem ser amplamente aproveitados pela família e ainda servirem de diferencial na venda ou aluguel.

Os estabelecimentos comerciais também podem ser transformados em ambientes únicos de convivência, permitindo que os clientes usufruam do ar fresco da calçada em um dia de verão.

Procurando por Toldos em Sorocaba? Confira:

Como fazer a escolha certa?

Depois de ter visto todas essas informações, fazer a escolha certa do material para toldo torna-se muito mais simples. O próximo passo é atentar a esses três pontos essenciais que explicaremos abaixo.

Avalie a finalidade do toldo

Como você pôde perceber ao longo do texto, a finalidade do toldo tem um papel fundamental na escolha do modelo e material que serão utilizados. Assim como seu cliente busca por soluções mais baratas, ele não abre mão da qualidade e da durabilidade esperada nesse investimento.

O ideal é oferecer as opções que suprem a demanda principal e explicar os prós e contras de cada uma delas. A decisão final deve ser do cliente, mas, para isso, você deve orientá-lo de forma correta para que ele entenda sua escolha e saiba o que esperar de resultado do seu serviço.

Escolha o material correto

Não existe nada pior para o consumidor do que perder dinheiro com material de baixa qualidade, ou ainda que não supra suas necessidades. Por isso, os revendedores precisam conhecer bem as características de cada material com que trabalham, para indicarem aos clientes algo que os realmente deixem satisfeitos com o investimento.

Além disso, adquira materiais variados que atendam aos gostos e necessidades de cada cliente. Além de gostarem de opções, eles vão te reconhecer como um especialista da área. Utilize o App Meu Toldo para ter acesso a informações confiáveis sobre o assunto.

Conte com um fornecedor de confiança

A escolha dos melhores fornecedores é um dever seu, como profissional da área. Isso ajuda na imagem que você constrói no mercado e faz com que seu trabalho seja devidamente reconhecido e valorizado. Para isso é essencial que esses parceiros sejam de confiança e ofereçam materiais de qualidade garantida.

A Sansuy é referência na produção de lona para as mais diversas aplicações, inclusive para toldos. Nossos produtos contam com marca d’água que são inseridas na face avessa de toda sua linha de lona para toldos, para garantir que são de nossa fabricação e assegurar confiabilidade ao consumidor. Procure esta marca na sua lona:

Enfim, a escolha do material para toldo é delicada, mas não é difícil. Atentando às questões trazidas neste artigo, você será capaz de instalar verdadeiras obras de artes nos projetos de seus clientes. Definindo o tipo certo e tendo um fornecedor parceiro ao seu lado, o seu sucesso estará garantido.

 

Fonte: https://blog.sansuy.com.br/como-escolher-o-melhor-material-para-toldo-veja-aqui/